53 processo de infiltração efluentes de processos

Info icon This preview shows pages 186–188. Sign up to view the full content.

5.3 Processo de infiltração – efluentes de processos Quando o processo de infiltração no solo está direcionado para o tratamento de efluentes líquidos oriundos de diferentes processos, a atenuação natural dos contaminantes encontra-se
Image of page 186

Info icon This preview has intentionally blurred sections. Sign up to view the full version.

Qualidade da água e suas relações com a infiltração no solo 155 como principal fenômeno responsável pelo tratamento. Como mencionado anteriormente, embora o processo de atenuação natural envolva vários fenômenos, como dispersão, diluição, sorção, volatilização e estabilização química do contaminante, o mecanismo primário de re- moção dos poluentes resume-se ao processo de biodegradação. Tanto efluentes contendo compostos químicos sintéticos, os xenobióticos (origem do grego: estranho à vida), quanto substâncias de uso doméstico e industrial, como detergentes, lubrificantes, pigmentos, biocidas, entre outros, são passíveis de degradação pelos processos de infiltração no solo. Quando se trata de efluentes provenientes dos sistemas de esgotamento sanitário, muitas vezes torna-se necessária a existência de um pré-tratamento, geralmente para remoção de sólidos grosseiros, antes que o efluente líquido possa ser introduzido no solo. Uma das formas mais utilizadas de infiltração como processo de tratamento encontra-se na aplicação desses efluentes sobre uma área coberta por vegetação. O efluente aplicado com baixa taxa perco- la no sentido tanto horizontal como vertical, através das camadas do solo, proporcionando maior contato do líquido e, consequentemente, remoção dos contaminantes. A eficiência tor- na-se maior quando se aplica o efluente de forma cíclica, para que seja mantida a condição de aerobiose do processo. Dessa forma, o ecossistema do solo, incluindo-se a vegetação presente, proporciona eficiente degradação dos compostos poluentes e promove o tratamento natural do efluente infiltrado. Embora ensaios de biodegradação de compostos sejam geralmente realizados com a ma- triz do solo na ausência de vegetação, sabe-se que a interação do solo com o sistema da rizos- fera, no qual a atividade, diversidade e concentração microbianas encontram-se aumentadas, proporciona maior possibilidade de degradação de grande variedade de compostos tóxicos e poluentes. 5.4 Contaminação versus remediação Durante o processo de remediação, busca-se sempre a obtenção de níveis de degradação dos contaminantes e poluentes para que sejam atingidos os limites inferiores aos valores aceitáveis e estabelecidos pela legislação vigente. Como vem sendo descrito, a degradação dos poluentes dissolvidos na água ou presentes no solo depende de uma série de processos. Porém, para o sucesso da remediação de áreas contaminadas, uma importante questão reside no grau de disponibilidade desses poluentes para que ocorra sua degradação. Como visto, em geral, quando os contaminantes encontram- -se adsorvidos às partículas minerais ou orgânicas do solo, o processo de degradação apre- senta maior eficiência. Por outro lado, quando esses compostos estão oclusos nas partículas, o
Image of page 187
Image of page 188
This is the end of the preview. Sign up to access the rest of the document.

{[ snackBarMessage ]}

What students are saying

  • Left Quote Icon

    As a current student on this bumpy collegiate pathway, I stumbled upon Course Hero, where I can find study resources for nearly all my courses, get online help from tutors 24/7, and even share my old projects, papers, and lecture notes with other students.

    Student Picture

    Kiran Temple University Fox School of Business ‘17, Course Hero Intern

  • Left Quote Icon

    I cannot even describe how much Course Hero helped me this summer. It’s truly become something I can always rely on and help me. In the end, I was not only able to survive summer classes, but I was able to thrive thanks to Course Hero.

    Student Picture

    Dana University of Pennsylvania ‘17, Course Hero Intern

  • Left Quote Icon

    The ability to access any university’s resources through Course Hero proved invaluable in my case. I was behind on Tulane coursework and actually used UCLA’s materials to help me move forward and get everything together on time.

    Student Picture

    Jill Tulane University ‘16, Course Hero Intern