Ferrugem nas partes metálicas se o óleo

This preview shows page 41 - 45 out of 134 pages.

ferrugem nas partes metálicas se o óleo lubrificante não tiver o aditivo correto. A principal função deste aditivo é evitar a formação de ferrugem nas partes internas do motor, como tuchos, mancais, cilindros, e outras partes sensíveis a ferrugem, através de um recobrimento das superfícies metálicas como aditivo, repelindo o ataque da água e neutralizando os ácidos corrosivos. Antidesgaste / extrema pressão (EP) Composição Típica: Diaquil ditiofosfato de zinco, compostos de enxofre e cloro, ácidos fosfatados orgânicos.
Image of page 41

Subscribe to view the full document.

40 Função: Tem como principal função reduzir o desgaste das peças em movimento no motor. Em locais onde a lubrificação é crítica, como, por exemplo, na árvore do comando de válvulas, a elevada carga que atua sobre os cames resultariam num desgaste excessivo por arranhamento se não houvesse um aditivo que evitasse o contato direto das superfícies metálicas e reduzisse drasticamente o atrito nas mesmas. Geralmente, estes aditivos reagem ou decompõem termicamente, formando uma película sólida protetora sobre a superfície metálica. Como possuem menor resistência ao cisalhamento do que o metal, evitam assim a soldagem ou grimpamento das partes em contato. Nos óleos de transmissão, utiliza-se aditivos de extrema pressão que são, basicamente compostos de enxofre e fósforo, para dar proteção às engrenagens hipóides e em engrenagens onde existe deslizamento entre os dentes, além do rolamento entre os mesmos. Os aditivos apenas com ação antidesgaste são semelhantes aos de extrema pressão, porém possuindo uma ação mais branda, sendo que seus principais elementos são o zinco e o fósforo. Antiespumante Composição Típica: Polímeros de silicone.
Image of page 42
41 Função: A principal função é evitar a formação de espuma estável. Atuam reduzindo a tensão superficial das bolhas, fazendo com que as mesmas estourem rapidamente. Não se deve esquecer que a espuma são bolhas de ar cercadas superficialmente por uma película de óleo lubrificante. Toda vez que esta bolha é arrastada para o sistema de lubrificação, ela não consegue separar as superfícies metálicas em contato, não lubrificando e ocasionando um desgaste excessivo ou até grimpamento. A espuma é inimiga da boa lubrificação, devendo sempre ser evitada através de aditivos para este fim. Abaixador do ponto de fluidez Composição Típica: Polimetacrilatos, naftaleno alquilado ou fenóis. Funções: A função principal deste aditivo é abaixar (ou reduzir) o ponto de fluidez do óleo lubrificante. O seu mecanismo de atuação é o recobrimento das estruturas cristalinas do óleo, evitando o
Image of page 43

Subscribe to view the full document.

42 seu crescimento e aglomeração a baixas temperaturas, permitindo assim ao lubrificante fluir em temperaturas mais baixas do que ocorreria se o mesmo não tivesse este aditivo.
Image of page 44
Image of page 45
  • Fall '15
  • Carlos
  • Óleos lubrificantes

{[ snackBarMessage ]}

What students are saying

  • Left Quote Icon

    As a current student on this bumpy collegiate pathway, I stumbled upon Course Hero, where I can find study resources for nearly all my courses, get online help from tutors 24/7, and even share my old projects, papers, and lecture notes with other students.

    Student Picture

    Kiran Temple University Fox School of Business ‘17, Course Hero Intern

  • Left Quote Icon

    I cannot even describe how much Course Hero helped me this summer. It’s truly become something I can always rely on and help me. In the end, I was not only able to survive summer classes, but I was able to thrive thanks to Course Hero.

    Student Picture

    Dana University of Pennsylvania ‘17, Course Hero Intern

  • Left Quote Icon

    The ability to access any university’s resources through Course Hero proved invaluable in my case. I was behind on Tulane coursework and actually used UCLA’s materials to help me move forward and get everything together on time.

    Student Picture

    Jill Tulane University ‘16, Course Hero Intern