singulares vivenciam experi\u00eancias e interagem num contexto de conceitos valores

Singulares vivenciam experiências e interagem num

This preview shows page 8 - 10 out of 14 pages.

singulares, vivenciam experiências e interagem num contexto de conceitos, valores, ideias, objetos e representações sobre os mais diversos temas a que têm acesso na vida cotidiana, construindo um conjunto de conhecimentos sobre o mundo que as cerca (BRASIL, 1998, p.163). VÉRA, 2017 menciona que: Proposições didáticas referentes aos seres vivos podem também ser contempladas nos encaminhamentos, considerando o ser humano, os animais e as plantas. As práticas que envolvem propostas relacionadas à área de Ciências devem partir do conhecimento cotidiano. Vivenciando esse cotidiano a criança se sente motivada a aprender o conteúdo científico, porque faz parte de sua cultura, do desenvolvimento tecnológico e no modo de pensar de todos. O ensino de ciência visa tornar o ser mais observador, diferenciando seu olhar as coisas, tornando esse ser mais criterioso e critico às informações que o chegam: O ensino de Ciências deve proporcionar a todos os estudantes a oportunidade de desenvolver capacidades que neles despertem inquietação diante do desconhecido, buscando explicações lógicas e razoáveis, amparadas em elementos tangíveis. Assim, os estudantes poderão desenvolver posturas críticas, realizar julgamentos e tomar decisões fundadas em critérios tanto quanto possíveis objetivos, defensáveis, baseados em conhecimentos compartilhados por uma comunidade escolarizada definida de forma ampla. (BIZZO, 1998, p. 14). O ensino da ciência permite à criança e ao adolescente uma visão melhor do mundo facilitando a compreensão, a partir de novos conhecimentos científicos. Favorece seu olhar crítico e sua autonomia tornando-os seres reflexivos. 2.4 A docência na educação infantil A lei 9394/96 de diretrizes básicas da educação nacional trata da formação de docentes por meio da licenciatura em universidades: A formação de profissionais da educação é uma temática que tem sido tratada pela literatura educacional a partir de diferentes objetivos e sob variados ângulos. No Brasil, o curso de Pedagogia, constituiuse, nas últimas décadas do século XX, como o espaço legítimo de formação de professoras. (SAHEB, 2008, p. 10). Geralmente os professores da educação básica são pedagogos, como mencionado acima. Atualmente estão presentes outros profissionais, sendo que o processo de formação deste professor está em bastante transformação.
Image of page 8
Tardiff (2002) menciona que o saber docente é heterogêneo implicando em um processo evolutivo de transformação, pois quanto mais desenvolvido e complexo é o saber mais complexa e laboriosa é a aprendizagem. Assim o saber permeia várias áreas e não se fecha a uma só. São os saberes que resultam do próprio exercício da atividade profissional dos professores. Esses saberes são produzidos pelos docentes por meio da vivência de situações específicas relacionadas ao espaço da escola e às relações estabelecidas com educandos e educadores de profissão. Nesse sentido, “incorporam-se à experiência individual e coletiva sob a forma de hábitos e de habilidades, de saber- fazer e de saber ser” (TARDIF, 2002, p.50). “o saber dos professores deve ser compreendido em íntima relação com o trabalho deles na escola e na sala de aula. Noutras palavras, embora
Image of page 9
Image of page 10

You've reached the end of your free preview.

Want to read all 14 pages?

  • Summer '15
  • São Paulo, Pedagogía, aprendizagem, CONHECIMENTO, Criança

What students are saying

  • Left Quote Icon

    As a current student on this bumpy collegiate pathway, I stumbled upon Course Hero, where I can find study resources for nearly all my courses, get online help from tutors 24/7, and even share my old projects, papers, and lecture notes with other students.

    Student Picture

    Kiran Temple University Fox School of Business ‘17, Course Hero Intern

  • Left Quote Icon

    I cannot even describe how much Course Hero helped me this summer. It’s truly become something I can always rely on and help me. In the end, I was not only able to survive summer classes, but I was able to thrive thanks to Course Hero.

    Student Picture

    Dana University of Pennsylvania ‘17, Course Hero Intern

  • Left Quote Icon

    The ability to access any university’s resources through Course Hero proved invaluable in my case. I was behind on Tulane coursework and actually used UCLA’s materials to help me move forward and get everything together on time.

    Student Picture

    Jill Tulane University ‘16, Course Hero Intern

Stuck? We have tutors online 24/7 who can help you get unstuck.
A+ icon
Ask Expert Tutors You can ask You can ask You can ask (will expire )
Answers in as fast as 15 minutes