Ela não vai negar imagine o escândalo e depois de

Info icon This preview shows pages 438–440. Sign up to view the full content.

View Full Document Right Arrow Icon
encantadora Mevrouw Crommelynck. Ela não vai negar. Imagine o escândalo! E depois de tudo que Ayrs fez por Frobisher… Bem, nenhum mecenas rico, nenhum mecenas pobre , nenhum organizador de festival, nenhuma diretoria de sociedade, nenhum pai cuja filhota querida está interessada em aprender a tocar piano, vai querer ter nada, absolutamente nada, a ver com você.”
Image of page 438

Info icon This preview has intentionally blurred sections. Sign up to view the full version.

View Full Document Right Arrow Icon
Quer dizer que V. A. está sabendo. Há semanas, meses, provavelmente. Sentime passado para trás. Acentuei minha importância xingando Ayrs de alguns nomes bem feios. “Ah, que lisonjeiro!”, ele exultou. “Bis, maestro!” Contive-me para não acertar aquele defunto corroído pela sífilis e matá-lo antes do tempo com um golpe de oboé. Mas não me contive e disse a Ayrs que, se como marido ele fosse tão bom quanto era em matéria de manipular e roubar ideias de homens melhores que ele, sua mulher talvez não desse tanto. Pensando bem, acrescentei, quem daria crédito à sua campanha de sujar meu nome quando a sociedade europeia ficasse sabendo que espécie de mulher Jocasta Crommelynck era na vida privada? Ele não sofreu o menor arranhão. “Sua besta quadrada, Frobisher, os numerosos casos de Jocasta são discretos, sempre foram. Toda alta sociedade é cheia de imoralidade — como é que você acha que as pessoas se mantêm no poder? A reputação é a rainha da esfera pública , não da privada . Ela é destronada por atos públicos . Ser deserdado. Fugir de hotéis famosos. Não pagar o que deve àqueles que fazem empréstimos a gente fidalga como último recurso. Jocasta agia com meu consentimento quando o seduziu, seu borra-botas de meia-pataca. Eu precisava de você para terminar “Todtenvogel”. Você se acha um garanhão supimpa, mas entre Jocasta e mim há uma alquimia que você é incapaz de sequer imaginar . Ela vai se desapaixonar de você assim que nos ameaçar. Você vai ver. Não, vá embora e volte amanhã com o dever de casa feito. Vamos fazer de conta que seu faniquito jamais aconteceu.” Obedeci de bom grado. Precisava pensar. J. deve ter desempenhado um papel importante na investigação sobre meu passado recente. Hendrick não fala inglês, e V. A. não seria capaz de fazer a pesquisa sozinho. Ela deve gostar de homens devassos — isso explica por que se casou com Ayrs. O que E. acha de toda essa situação não tenho como saber, porque ontem foi quarta-feira, e por isso ela estava na escola, em Bruges. Não é possível que Eva soubesse do meu caso com a mãe e ao mesmo tempo desse sinais tão explícitos de que está apaixonada por mim. É ou não é? Passei a tarde caminhando pelos campos desolados num estado de raiva solitária. Protegi-me do granizo sob a cobertura do portão do cemitério de uma capela bombardeada. Pensando em E., pensando em E., pensando em E. Apenas duas coisas estavam claras: me enforcar no mastro de bandeira de Zedelghem era preferível a deixar que o parasita do proprietário continuasse a aproveitar-se do meu talento por mais um dia que fosse; e jamais voltar a ver E. era impensável.
Image of page 439
Image of page 440
This is the end of the preview. Sign up to access the rest of the document.

{[ snackBarMessage ]}

What students are saying

  • Left Quote Icon

    As a current student on this bumpy collegiate pathway, I stumbled upon Course Hero, where I can find study resources for nearly all my courses, get online help from tutors 24/7, and even share my old projects, papers, and lecture notes with other students.

    Student Picture

    Kiran Temple University Fox School of Business ‘17, Course Hero Intern

  • Left Quote Icon

    I cannot even describe how much Course Hero helped me this summer. It’s truly become something I can always rely on and help me. In the end, I was not only able to survive summer classes, but I was able to thrive thanks to Course Hero.

    Student Picture

    Dana University of Pennsylvania ‘17, Course Hero Intern

  • Left Quote Icon

    The ability to access any university’s resources through Course Hero proved invaluable in my case. I was behind on Tulane coursework and actually used UCLA’s materials to help me move forward and get everything together on time.

    Student Picture

    Jill Tulane University ‘16, Course Hero Intern