Nesse sentido suponha que você decidiu investir na

  • No School
  • AA 1
  • 220

This preview shows page 86 - 88 out of 220 pages.

Nesse sentido, suponha que você decidiu investir na montagem de um pequeno negócio de doces finos, especializado em festas de casamentos, debutantes e aniversários. O seu objetivo é atender bem a todos os clientes para que a empresa se mantenha competitiva no mercado, principalmente nesta fase inicial crítica de inserção e recuperação do capital investido. Agora que o planejamento estratégico está começando, você deverá investir parte dos recursos na compra de equipamentos, que dependerão dos produtos e das quantidades que serão oferecidos aos clientes e, lembrando das aulas de pesquisa operacional, mais especificamente da programação linear, decidiu fazer um uso ótimo dos recursos disponíveis. Na seção anterior, utilizando o Método simplex, você verificou como encontrar a solução ótima, considerando a decisão sobre o que e quanto produzir. Agora, então, já está tendo os primeiros resultados do seu novo negócio, fechando novas parcerias e contratos, mas está inseguro com relação à solução ótima encontrada anteriormente, uma vez que ela está sendo implementada. Como você poderia analisar a sensibilidade da solução ótima encontrada? Pense a respeito dessa indagação, uma vez que precisa dessas informações para manter sua empresa crescendo. Diálogo aberto
Image of page 86
U2 - Programação Linear, dualidade e sensibilidade 85 A partir de agora, mãos à obra e se empenhe, com dedicação e entusiasmo, para aproveitar esse conteúdo e fazer a diferença em sua carreira. Tenha um excelente estudo! Agora que já sabemos como resolver os problemas de programação linear pelo Método Gráfico e pelo simplex, entenderemos melhor sobre a Teoria da dualidade e a análise de sensibilidade. Primeiro, o que é Teoria da dualidade? De acordo com Hillier e Lieberman (2013), no início do desenvolvimento da programação linear, estudiosos descobriram algo a que deram o nome de dualidade e esse nome veio porque para todo problema de PL verificaram que existia um outro problema associado a ele, chamado de dual. Dessa forma, temos que o problema original era chamado primal e havia um problema associado a este, sendo denominado dual. Vale ressaltar que a partir do conceito de dualidade, poderemos também desenvolver a nossa análise de sensibilidade. Certo, talvez o conceito de dualidade tenha ficado claro, mas qual a importância disso? De acordo com Lachtermacher (2009), em algumas ocasiões queremos encontrar uma estimativa da solução ótima, ao invés de obtê- la utilizando o simplex. Isso porque em alguns casos, principalmente em problemas complexos com um número muito grande de variáveis de decisão, encontrar a solução ótima pode não ser uma tarefa fácil e rápida, mesmo utilizando recursos computacionais. Nesses casos, podemos procurar valores limites superiores ou inferiores para a nossa solução. Além disso, o problema dual também poderá trazer outras interpretações para o nosso estudo, como a interpretação econômica, que nos ajuda quando temos dúvidas quanto à hipótese de certeza. A interpretação econômica pode ser obtida por meio dos valores das variáveis do dual. Em alguns casos, também pode ser mais eficiente a Não pode faltar
Image of page 87
Image of page 88

You've reached the end of your free preview.

Want to read all 220 pages?

  • Fall '19
  • São Paulo, Segunda Guerra Mundial, aprendizagem, CONHECIMENTO

What students are saying

  • Left Quote Icon

    As a current student on this bumpy collegiate pathway, I stumbled upon Course Hero, where I can find study resources for nearly all my courses, get online help from tutors 24/7, and even share my old projects, papers, and lecture notes with other students.

    Student Picture

    Kiran Temple University Fox School of Business ‘17, Course Hero Intern

  • Left Quote Icon

    I cannot even describe how much Course Hero helped me this summer. It’s truly become something I can always rely on and help me. In the end, I was not only able to survive summer classes, but I was able to thrive thanks to Course Hero.

    Student Picture

    Dana University of Pennsylvania ‘17, Course Hero Intern

  • Left Quote Icon

    The ability to access any university’s resources through Course Hero proved invaluable in my case. I was behind on Tulane coursework and actually used UCLA’s materials to help me move forward and get everything together on time.

    Student Picture

    Jill Tulane University ‘16, Course Hero Intern

Stuck? We have tutors online 24/7 who can help you get unstuck.
A+ icon
Ask Expert Tutors You can ask You can ask ( soon) You can ask (will expire )
Answers in as fast as 15 minutes
A+ icon
Ask Expert Tutors