atrativa e outra repulsiva as quais finalmente fizeram com que Benjamin

Atrativa e outra repulsiva as quais finalmente

This preview shows page 19 - 21 out of 39 pages.

atrativa e outra repulsiva, as quais, finalmente, fizeram com que Benjamin Franklin convencionasse de positiva e a outra negativa, o que chamamos hoje de cargas elétricas. Para que você entenda melhor este conceito é fundamental que retornemos a experiência de Benjamin Franklin. Na prática, ele esfregou um bastão de vidro a um pedaço de lã e pendurou o bas- tão com um fio de tal forma que ele pudesse oscilar. Por convenção, ele definiu que a carga elétrica adquirida pelo bastão de vidro era positiva (+) e que a carga elétrica adquirida pelo pedaço de lã era negativa (-). Da mesma forma, Benjamin Franklin pegou outro bastão de vidro e outro pedaço de lã e fez a seguinte experiência: ao aproximar o segundo bastão de vidro ao bastão de vidro pendurado, ele percebeu um movimento de afastamento ou repulsão do bastão de vidro pendurado, isto é, cargas de mesmo sinal tendem a se repelir. De modo semelhante, aproximou o segundo pedaço de lã ao outro pedaço de lã e percebeu o mesmo comportamento de repulsão, concluindo que cargas de mesmo sinal tendem a se repelir. Para confirmar sua suposição, ele aproximou um dos pedaços de lã ao bastão de vidro pendurado e percebeu um movimento de aproximação ou atração, concluindo que cargas de sinais contrários tendem a se atrair. Reprodução proibida. Copyright © NT Editora. Todos os direitos reservados.
Image of page 19
19 Eletricidade Básica Experiência do bastão de vidro com um pedaço de lã Fonte: Diante disso, Benjamin Franklin não só comprovou as experiências de seus colegas antecesso- res, principalmente a de Du Fay sobre a existência de dois tipos de eletricidade: uma atrativa e outra repulsiva, bem como, um dos princípios da Eletrostática: “cargas elétricas de mesmo sinal tendem a se repelir e cargas elétricas de sinais contrários tendem a se atrair” , mais tarde estudaremos de forma mais aprofundada este e outros princípios da Eletrostática. Conforme você já sabe do estudo dos átomos, associamos esta conclusão da seguinte forma na estrutura atômica: Os prótons e nêutrons constituem o núcleo do átomo. Os elétrons constituem a extremidade do átomo. Convencionou-se que os prótons possuem carga elétrica positiva (+). Convencionou-se que os elétrons possuem carga elétrica negativa (-). Convencionou-se que os nêutrons não possuem carga elétrica. Um átomo, em condições normais (da forma que é encontrado na natureza), possui a mesma quantidade de prótons e de elétrons, daí dizemos que o átomo está eletricamente neutro e, conse- quentemente, sua carga total é nula. Por experiência, corpos eletricamente neutros não possuem as propriedades de atração nem de repulsão. Saiba Mais! Você sabia que o diâmetro do núcleo do átomo é da ordem de 10-14m? E do átomo em si é da ordem de 10-10m? Com isso, conclui-se que o núcleo do átomo é significadamente pequeno e quase toda a massa está concentrada ao redor dele, nas camadas externas, ou seja, na ele- trosfera. Essa concepção nos dá a impressão que existe um enorme vazio entre o núcleo e os elétrons ao seu redor.
Image of page 20
Image of page 21

You've reached the end of your free preview.

Want to read all 39 pages?

  • Spring '19
  • Antonello
  • Test, The American, Resistor, eletrônica, campo elétrico, modelo atômico

What students are saying

  • Left Quote Icon

    As a current student on this bumpy collegiate pathway, I stumbled upon Course Hero, where I can find study resources for nearly all my courses, get online help from tutors 24/7, and even share my old projects, papers, and lecture notes with other students.

    Student Picture

    Kiran Temple University Fox School of Business ‘17, Course Hero Intern

  • Left Quote Icon

    I cannot even describe how much Course Hero helped me this summer. It’s truly become something I can always rely on and help me. In the end, I was not only able to survive summer classes, but I was able to thrive thanks to Course Hero.

    Student Picture

    Dana University of Pennsylvania ‘17, Course Hero Intern

  • Left Quote Icon

    The ability to access any university’s resources through Course Hero proved invaluable in my case. I was behind on Tulane coursework and actually used UCLA’s materials to help me move forward and get everything together on time.

    Student Picture

    Jill Tulane University ‘16, Course Hero Intern

Stuck? We have tutors online 24/7 who can help you get unstuck.
A+ icon
Ask Expert Tutors You can ask You can ask You can ask (will expire )
Answers in as fast as 15 minutes
A+ icon
Ask Expert Tutors