Horizontal enquanto todas as articulações da perna

This preview shows page 32 - 34 out of 65 pages.

horizontal, enquanto todas as articulações da perna de cha- mada (anca, joelho e pé) são estendidas muito ativamente; (Fig. 6 e 7) 9. O tronco mantém-se próximo da vertical, com a cabeça levantada, olhando em frente; (Fig. 6 e 7) 10. Os braços ajudam, acelerando o movimento normal que têm durante a corrida e terminando a chamada com uma breve paragem do seu movimento. Voo: 11. Fase ascendente : A posição das pernas e do tronco no final da chamada, mantém-se durante alguns momentos; (Fig. 8) Manter o olhar dirigido para a frente ou, eventualmente, um pouco para cima; (Fig. 8) 12. Fase descendente: A perna de chamada flete e junta-se à perna livre, que conti- nua fletida à frente; (Fig. 9) Ambos os joelhos sobem antes da extensão das pernas para a frente; (Fig. 9) O tronco vai-se fechando sobre as pernas, enquanto os braços fazem um movimento circular de cima para a frente e para baixo. (Fig. 9, 10) Queda: 13. Os pés entram na areia paralelos e pelos calcanhares; (Fig. 11) 14. Amortecer a queda, fletindo os joelhos após o toque dos calcanhares, permitindo avançar as ancas sobre o local de contacto; (Fig. 11) 15. Os braços continuam o seu movimento para baixo e, agora, para trás – sem contactar o solo. [1] [2] [3] [4] [5] [6] [7] [8] [9] [10] [11]
Image of page 32
SALTAR SALTAR 64 65 FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE ATLETISMO FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE ATLETISMO 1. Corre e Salta Objectivo: Diferenciar a passada de corrida da pas- sada de salto (ligação corrida-chamada) pelo condicionamento do espaço e diferenciação do ritmo. Descrição: Correr, saltar, correr, saltar… ultrapas- sando obstáculos horizontais (1 a 2m) e espaçados de forma a permitir 3 a 5 passos de corrida entre os obstáculos. Pedir velocidade de corrida (pode usar- se em forma de estafeta). Nível introdução Sequência de ensino Critérios de êxito: Chamada com apoio de toda a planta do pé. Avanço e elevação enérgica da coxa da perna livre, com fixação do joelho flectido. Material / Observações: Obstáculos horizontais mas, preferen- cialmente, com alguma altura (10- 20cm). 2. Saltar c/ queda em afundo Objetivo: Diferenciar as ações da perna de cha- mada e da perna livre. Descrição: Com 4 passos de corrida, saltar para cima de um colchão de queda, rececio- nando em posição de afundo. Critérios de êxito: Estende a perna de chamada; Fixa a posição da perna livre no final da chamada; Mantém o equilíbrio. Material / Observações: Colchão de queda (ginástica); Giz ou sinalizadores para demarcar a distância entre a chamada e o colchão. Nos saltos a fase mais importante é a ligação corrida- impulsão, a chamada. Para isso o aluno deve desenvolver um conjunto de acções fundamentais para o melhor aproveitamento da capacidade de salto. Para desenvolver esta capacidade é fundamental realizar a tarefa com corrida limitada, a uma velocidade mais baixa, antes de procurar fazê-lo a uma intensidade superior.
Image of page 33
Image of page 34

You've reached the end of your free preview.

Want to read all 65 pages?

  • Fall '19
  • Pedagogía, aprendizagem, jogos olímpicos, CONHECIMENTO

What students are saying

  • Left Quote Icon

    As a current student on this bumpy collegiate pathway, I stumbled upon Course Hero, where I can find study resources for nearly all my courses, get online help from tutors 24/7, and even share my old projects, papers, and lecture notes with other students.

    Student Picture

    Kiran Temple University Fox School of Business ‘17, Course Hero Intern

  • Left Quote Icon

    I cannot even describe how much Course Hero helped me this summer. It’s truly become something I can always rely on and help me. In the end, I was not only able to survive summer classes, but I was able to thrive thanks to Course Hero.

    Student Picture

    Dana University of Pennsylvania ‘17, Course Hero Intern

  • Left Quote Icon

    The ability to access any university’s resources through Course Hero proved invaluable in my case. I was behind on Tulane coursework and actually used UCLA’s materials to help me move forward and get everything together on time.

    Student Picture

    Jill Tulane University ‘16, Course Hero Intern

Stuck? We have tutors online 24/7 who can help you get unstuck.
A+ icon
Ask Expert Tutors You can ask You can ask You can ask (will expire )
Answers in as fast as 15 minutes
A+ icon
Ask Expert Tutors