Interligada das atividades ações estruturas e

  • No School
  • AA 1
  • 220

This preview shows page 17 - 20 out of 220 pages.

interligada) das atividades, ações, estruturas e, também, dos recursos que serão utilizados para alcançar os objetivos da empresa, as decisões deixam de ser realizadas somente sob o ponto de vista de uma especialidade (marketing, produção, financeiro, etc.), passando a serem desenvolvidas de forma a considerar resultados mais amplos para a organização. É justamente essa visão sistêmica que permite ao decisor ter um entendimento macro do problema e alinhar a tomada de decisão, utilizando a pesquisa operacional com a estratégia da empresa. Assim, atualmente faz parte do enfoque da pesquisa operacional um cuidado para se assegurar uma compreensão mais aprofundada (diagnóstico assertivo) do cenário no qual o problema se encontra, possibilitando um melhor reconhecimento dos elementos internos à organização e sua interação com o ambiente externo.
Image of page 17
U1 - Modelagem na tomada de decisão 16 Reflita Vamos refletir na aplicação da pesquisa operacional na tomada de decisões? Pense: quais exemplos pessoais você acha que poderia empregar a pesquisa operacional? Prezado aluno, você deve ter reparado que citamos diversas vezes ao longo da nossa seção a palavra otimização, mas será que está claro para você o real significado desse termo? Então vamos tentar entender melhor o que é otimização e sua aplicação em PO. A primeira pergunta que podemos nos fazer é: será que otimização é somente obter a melhor solução? Observamos que buscar uma solução ótima é um ideal comum na PO e mostraremos ao longo dos nossos estudos diversos métodos para encontrarmos esse tipo de solução para alguns problemas. Contudo, primeiro temos que entender uma coisa fundamental: nós trabalhamos com modelos porque eles são uma representação simplificada da realidade, pois além do nível de complexidade da realidade, têm alguns parâmetros que podem exercer alguma influência no comportamento real, mas que não nos interessam. É evidente que quanto mais o modelo se aproximar da realidade, mais complexo será e mais difícil para obter a solução ótima, necessitando, para tanto, de um maior processamento. Vamos pensar num exemplo cotidiano: você pode se perguntar se amanhã vai chover. Existem inúmeros modelos matemáticos, cada um com a sua complexidade, para tentar responder a esta pergunta com a chance de chuva no dia seguinte. Os telejornais normalmente apresentam a previsão do tempo, que nada mais é do que o resultado da análise desses modelos, no entanto, se formos considerar todas as variáveis envolvidas na possibilidade de chuva no dia seguinte, provavelmente teremos um modelo tão complexo e detalhado que ele não terá serventia alguma. O mais interessante seria levar em conta as variáveis mais relevantes e mais determinantes para o nosso problema de previsão do tempo para que o modelo seja possível de ser solucionado com os recursos de processamento disponíveis. Mas por que isso é relevante para o problema de otimização?
Image of page 18
U1 - Modelagem na tomada de decisão 17 Sabemos que na PO lidamos com modelos, que são uma abstração
Image of page 19
Image of page 20

You've reached the end of your free preview.

Want to read all 220 pages?

  • Fall '19
  • São Paulo, Segunda Guerra Mundial, aprendizagem, CONHECIMENTO

What students are saying

  • Left Quote Icon

    As a current student on this bumpy collegiate pathway, I stumbled upon Course Hero, where I can find study resources for nearly all my courses, get online help from tutors 24/7, and even share my old projects, papers, and lecture notes with other students.

    Student Picture

    Kiran Temple University Fox School of Business ‘17, Course Hero Intern

  • Left Quote Icon

    I cannot even describe how much Course Hero helped me this summer. It’s truly become something I can always rely on and help me. In the end, I was not only able to survive summer classes, but I was able to thrive thanks to Course Hero.

    Student Picture

    Dana University of Pennsylvania ‘17, Course Hero Intern

  • Left Quote Icon

    The ability to access any university’s resources through Course Hero proved invaluable in my case. I was behind on Tulane coursework and actually used UCLA’s materials to help me move forward and get everything together on time.

    Student Picture

    Jill Tulane University ‘16, Course Hero Intern

Ask Expert Tutors You can ask You can ask ( soon) You can ask (will expire )
Answers in as fast as 15 minutes