Figura 7 diferença de umidade w nat no perfil entre

Info icon This preview shows pages 100–103. Sign up to view the full content.

Figura 7. Diferença de umidade (w nat ) no perfil entre as profundidades 0,10 e 0,50 m em agosto-setem- bro de 2010: poços estudados nas regiões norte e sul de Goiânia/GO (LUIZ, 2012). Topograficamente, os locais onde os perfis encontram-se posicionados apresentam de- clividades suaves, no geral, inferiores a 5%, o que reduz o escoamento superficial e amplia a tendência de infiltração das águas da chuva, favorecendo, assim, o fluxo descendente que se dá, em geral, em meio não saturado mesmo durante a estação chuvosa. Alternativamente, durante o período seco, sob essas mesmas condições, o fluxo ascendente é favorecido. O ciclo de umedecimento e secagem estabelecido sazonalmente pode responder pelas variações das propriedades geotécnicas observadas até aproximadamente 2 m de profundidade.
Image of page 100

Info icon This preview has intentionally blurred sections. Sign up to view the full version.

A influência do clima na infiltrabilidade do solo 67 3.5 Curva característica e variação sazonal do processo de infiltração nos perfis de solos estudados a) Curva característica Análises das curvas características (Figura 8 a, b, c) indicam que, para pequenas varia- ções de umidade, ocorrem tanto grandes quanto pequenas variações de sucção. No domínio dos macroporos , as variações de umidades superiores a 25%, a fetam pouco a sucção. As va- riações de umidade entre 15% e 25% compreendem o trecho entre domínio dos macroporos e microporos. Nesse intervalo, pequenas variações de umidade correspondem a grandes va- riações na sucção. O comportamento da variação de umidade ao longo do ano indica que, no período chuvoso, o gradiente de sucção não é tão elevado. Em janeiro, no geral, os perfis de solos estudados apresentaram variações de umidade entre 22 e 30%, situando-se no domínio dos macroporos, portanto, sob pequenas sucções. Ao final do período chuvoso, o gradiente de sucção varia de pequeno a bastante elevado ao longo do perfil, pois a variação de umidade no mês de abril encontra-se na transição dos domínios dos macroporos para os microporos, ou seja, a umidade varia nesse período entre 14 e 28%. Figura 8. Curva característica: relação sucção versus umidade (w) dos solos dos perfis – (a) Poço 1; (b) Poço 6 e (c) Poço 8 – situados nas regiões norte e sul de Goiânia/GO (LUIZ, 2012). Ao considerar agosto-setembro de 2010, a variação de umidade ao longo do perfil entre 3 e 25%, o comportamento observado nas curvas características indica gradientes de sucção elevados. Nessa situação, o perfil do Poço 8 encontra-se praticamente no domínio dos micro- poros, pois o teor de umidade é inferior a 15% para todas as profundidades. Ao contrário, os poços 1 e 6 não estão restritos apenas ao domínios dos microporos, pois em algumas profun- didades situam-se na transição dos domínios. b) a) c)
Image of page 101
Tópicos sobre infiltração: teoria e prática aplicadas a solos tropicais 68 Vale ressaltar que as variações de sucção entre os limites da macro e microporosida- de são as que mais intervêm nos processos de infiltração. Dessa forma, considerando que a
Image of page 102

Info icon This preview has intentionally blurred sections. Sign up to view the full version.

Image of page 103
This is the end of the preview. Sign up to access the rest of the document.

{[ snackBarMessage ]}

What students are saying

  • Left Quote Icon

    As a current student on this bumpy collegiate pathway, I stumbled upon Course Hero, where I can find study resources for nearly all my courses, get online help from tutors 24/7, and even share my old projects, papers, and lecture notes with other students.

    Student Picture

    Kiran Temple University Fox School of Business ‘17, Course Hero Intern

  • Left Quote Icon

    I cannot even describe how much Course Hero helped me this summer. It’s truly become something I can always rely on and help me. In the end, I was not only able to survive summer classes, but I was able to thrive thanks to Course Hero.

    Student Picture

    Dana University of Pennsylvania ‘17, Course Hero Intern

  • Left Quote Icon

    The ability to access any university’s resources through Course Hero proved invaluable in my case. I was behind on Tulane coursework and actually used UCLA’s materials to help me move forward and get everything together on time.

    Student Picture

    Jill Tulane University ‘16, Course Hero Intern