Por meio de um trabalho l\u00fadico e observa\u00e7\u00e3o \u00e9 que a crian\u00e7a desenvolve seu

Por meio de um trabalho lúdico e observação é que

This preview shows page 10 - 14 out of 14 pages.

Por meio de um trabalho lúdico e observação é que a criança desenvolve seu aprendizado. O professor tem de ser o mais claro possível, e fazer uso de recursos que são palpáveis no nosso cotidiano. [...] podemos dizer que a possibilidade que as crianças têm de pensar sobre os conceitos que regem o funcionamento do mundo natural e social, mesmo sem terem a idade real para compreenderem tudo isso, é o que alavanca o desenvolvimento, o que faz colocar em ação novos modos de pensar como a generalização, a inferência, as relações de causa e efeito, a comparação. Esse salto provocado pelo contato com os conhecimentos científicos justifica a presença desses conteúdos na Educação Infantil (OLIVEIRA, 2012, p. 281). A criança vai ser instigada a atuar com ciência desde os primeiros anos de vida, aumentando sua consciência com o meio ambiente, priorizando assim os momentos mais saudáveis com o mundo O mais importante que a criança tem a aprender na Educação Infantil, no que diz respeito ao campo das explorações do mundo natural e social, é o gosto por aprender, a curiosidade própria do espírito investigador, sempre em busca do conhecimento, e o respeito às diferentes opiniões, sobretudo no estudo de assuntos polêmicos. Tais valores e atitudes se desenvolvem a partir de um conjunto de experiências que as crianças devem viver. (OLIVEIRA, 2012, p. 283).
Image of page 10
Cabe ao professor atentar-se de qual a temática da aula e tentar inserir o conhecimento cientifico com as crianças, e os jovens oportunizando o aparecimento de ideias na área de ciências da natureza, possibilitando maior aprendizado a todos.
Image of page 11
3. Conclusão A área das ciências naturais é altamente rica, uma vez que, possibilita tanto ao educador quanto ao educando, experiências novas, melhoria no vocabulário, pensamento cientifico e outros. É necessário o professor ser um “incomodado”, buscando sempre novos conhecimentos à atualização da sua pratica docente. A oportunização ao educando para que participe da sua própria formação, amplia seu conhecimento e possibilita aparecimento de um indivíduo mais sensitivo, fugaz e com alto senso crítico. Os documentos orientadores DCNEI e RCNEI são importantes à auxiliar o docente na sua pratica pedagógica. Entretanto não deve mais ser seguido à risca, uma vez que a educação básica é extremamente dinâmica e multável. Há uma necessidade de diversificação de materiais, objetos e/ou recursos pedagógicos ao ensino que proporcione o aprendizado discente. Todos esses materiais devem ser utilizados de forma “casada” à conhecimentos populares e de modo que façam uso também, de instrumentos do próprio cotidiano. Um ser que se forma considerando todas essas particularidades, muito provavelmente será um indivíduo com extremo senso crítico e com alta carga cognitiva. Cada ser, seja uma criança, um adolescente ou um adulto, tem uma carga de conhecimento adquirida do passado, seja no convívio familiar, trabalho e/ou na sociedade. Assim sendo, o docente tem de saber lidar com as particularidades da turma a se ter uma formação mais homogênea propriamente dita.
Image of page 12
4.
Image of page 13
Image of page 14

You've reached the end of your free preview.

Want to read all 14 pages?

  • Summer '15
  • São Paulo, Pedagogía, aprendizagem, CONHECIMENTO, Criança

What students are saying

  • Left Quote Icon

    As a current student on this bumpy collegiate pathway, I stumbled upon Course Hero, where I can find study resources for nearly all my courses, get online help from tutors 24/7, and even share my old projects, papers, and lecture notes with other students.

    Student Picture

    Kiran Temple University Fox School of Business ‘17, Course Hero Intern

  • Left Quote Icon

    I cannot even describe how much Course Hero helped me this summer. It’s truly become something I can always rely on and help me. In the end, I was not only able to survive summer classes, but I was able to thrive thanks to Course Hero.

    Student Picture

    Dana University of Pennsylvania ‘17, Course Hero Intern

  • Left Quote Icon

    The ability to access any university’s resources through Course Hero proved invaluable in my case. I was behind on Tulane coursework and actually used UCLA’s materials to help me move forward and get everything together on time.

    Student Picture

    Jill Tulane University ‘16, Course Hero Intern

Stuck? We have tutors online 24/7 who can help you get unstuck.
A+ icon
Ask Expert Tutors You can ask You can ask You can ask (will expire )
Answers in as fast as 15 minutes