Os sinais de controlo ocorrem em v\u00e1rios instantes durante o per\u00edodo de

Os sinais de controlo ocorrem em vários instantes

This preview shows page 88 - 90 out of 120 pages.

Os sinais de controlo ocorrem em vários instantes durante o período de realização de um ciclo de instrução e, de modo geral, todos possuem uma duração fixa e igual, originada em um criador de sinais denominado relógio (clock). Relógio (clock) Monteiro (2007) define este dispositivo como um criador de pulsos, cuja duração é chamada de ciclo, e a quantidade de vezes que esse pulso básico se repete, em um segundo, define a unidade de medida do relógio, denominada frequência, a qual também é utilizada para definir a velocidade na CPU. A cada pulso é realizada uma operação elementar, durante o ciclo de uma instrução (Por exemplo: busca de dados, envio da instrução para o RI, sinal de controlo, entre outros). Como os computadores atuais apresentam frequências bastante elevadas, utiliza-se a medida de milhões de ciclos por segundo (megahertz – MHz) ou bilhões de ciclos por segundo (giga hertz – GHz). Barramentos Os diversos componentes de um computador se comunicam através de barramentos, os quais se caracterizam como um conjunto de condutores elétricos que interligam os diversos componentes do computador e de circuitos eletrônicos que controlam o fluxo dos bits. O barramento conduz, de modo sincronizado, o fluxo de informações (dados e instruções, endereços e controlos) de um componente para outro ao longo da placa-mãe. O barramento organiza o tráfego de informações observando as necessidades de recursos e as limitações de tempo de cada componente, de forma que não ocorram colisões, ou mesmo, algum componente deixe de ser atendido (MONTEIRO, 2007). O barramento de um sistema informático, denominado barramento do sistema, é o caminho por onde trafegam todas as informações dentro do computador. Esse barramento é formado basicamente por três vias específicas: barramento de dados, barramento de endereços e barramento de controlo, conforme mostra a figura 39.
Image of page 88
Unidade 3: Microarquitecturas Barramentos e Interfaces 87 Figura 39: Barramento do sistema Fonte: Adaptada de Murdocca (2000) Barramento de dados Este barramento interliga o RDM (localizado na UCP) à memória principal, para transferência de instruções ou dados a serem executados. É bidirecional, isto é, ora os sinais percorrem o barramento vindo da UCP para a memória principal (operação de escrita), ora percorrem o caminho inverso (operação de leitura). Possui influência direta no desempenho do sistema, pois, quanto maior a sua largura, maior o número de bits (dados) transferidos por vez e consequentemente mais rapidamente esses dados chegarão ao seu destino (UCP ou memória). Os primeiros computadores pessoais (Por exemplo: PC-XT) possuíam barramento de dados de oito vias, ou seja, capazes de transferir oito bits por vez. Atualmente, conforme a arquitetura do processador, podem existir barramento de dados de 32, 64 ou 128 bits.
Image of page 89
Image of page 90

You've reached the end of your free preview.

Want to read all 120 pages?

  • Spring '17
  • Joao
  • São Paulo, John von Neumann, Microprocessador, Unidade central de processamento

What students are saying

  • Left Quote Icon

    As a current student on this bumpy collegiate pathway, I stumbled upon Course Hero, where I can find study resources for nearly all my courses, get online help from tutors 24/7, and even share my old projects, papers, and lecture notes with other students.

    Student Picture

    Kiran Temple University Fox School of Business ‘17, Course Hero Intern

  • Left Quote Icon

    I cannot even describe how much Course Hero helped me this summer. It’s truly become something I can always rely on and help me. In the end, I was not only able to survive summer classes, but I was able to thrive thanks to Course Hero.

    Student Picture

    Dana University of Pennsylvania ‘17, Course Hero Intern

  • Left Quote Icon

    The ability to access any university’s resources through Course Hero proved invaluable in my case. I was behind on Tulane coursework and actually used UCLA’s materials to help me move forward and get everything together on time.

    Student Picture

    Jill Tulane University ‘16, Course Hero Intern

Stuck? We have tutors online 24/7 who can help you get unstuck.
A+ icon
Ask Expert Tutors You can ask You can ask You can ask (will expire )
Answers in as fast as 15 minutes