Caderno_DES_SISTEM_Interação_Humano_Computador_2018.2_ETEPAC (1).pdf

Figura 3 interface do facebook para dispositivos

  • No School
  • AA 1
  • 38

This preview shows page 11 - 14 out of 38 pages.

Figura 3 - Interface do Facebook para dispositivos móveis. Fonte: Descrição: interface do site Facebook para dispositivos móveis, onde o usuário inseri seu login e senha. Na próxima seção vamos descobrir como interagimos por meio das interfaces .
Image of page 11

Subscribe to view the full document.

12 Competência 01 1.3 Interface e interação Sempre que precisamos nos comunicar com o sistema para dizer o que queremos fazer, é iniciado um processo de interação. Essa interação é a capacidade do sistema em dar respostas a nós usuários e, ao mesmo tempo, envolve a capacidade do usuário de se comunicar com o sistema. Por exemplo, atualmente, a forma de interação com os dispositivos móveis é baseada no conceito de touchscreen, ou seja, toque na tela. A partir do toque enviamos comandos ao sistema e o mesmo nos devolve uma resposta. Então, fazendo um paralelo entre interface e interação: Interface: Aquilo que interliga dois sistemas; Software e hardware para comunicação entre usuário e sistema. Interação: Processo de comunicação usuário-sistema; Processo que engloba as ações dos usuários no sistema e interpretações dos resultados. A interação possui o sentido em que ela trafega, podendo ser: Do usuário para o sistema: a forma mais comum onde o usuário faz uma ação e espera um resultado. Do sistema para o usuário: quando o usuário entra com uma ação e o sistema fornece o resultado (a saída). Do sistema para o sistema: quando o sistema se comunica com outro sistema para realizar uma operação. Por exemplo: quando você publica uma foto no Instagram e
Image of page 12
13 Competência 01 pede para ser publicada também no Facebook. Há uma interação entre dois sistemas. A nossa interação com o sistema pode ser feita de várias maneiras, algumas delas são: menus, teclas rápidas (atalhos), preenchimento de formulários, linguagem de comando, questão/resposta, linguagem natural, manipulação direta, realidade virtual. Quando estamos interagindo com o sistema por meio de menus temos uma lista de opções organizadas que facilitam o acesso às funcionalidades do sistema para usuários com pouco treinamento. Podemos ver um exemplo de menu na Figura 4. Figura 4 - Exemplo de um menu. Fonte: Descrição: tipo de navegação por menu horizontal. Os atalhos são uma forma de interação usados por usuários mais experientes com o sistema. Combinações de teclas para acionar diretamente uma função do sistema. Traz mais agilidade . Exemplos: CTRL + C para copiar , CTRL + V para colar. Os formulários são bem utilizados para preencher informações e enviar para o sistema. Baseados na digitação e preenchimento de campos, formulários eletrônicos são similares aos de papel e geralmente complementados por menus.
Image of page 13

Subscribe to view the full document.

Image of page 14
  • Fall '19
  • São Paulo, Computador, CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO, CONHECIMENTO, realidade virtual, Interatividade

{[ snackBarMessage ]}

What students are saying

  • Left Quote Icon

    As a current student on this bumpy collegiate pathway, I stumbled upon Course Hero, where I can find study resources for nearly all my courses, get online help from tutors 24/7, and even share my old projects, papers, and lecture notes with other students.

    Student Picture

    Kiran Temple University Fox School of Business ‘17, Course Hero Intern

  • Left Quote Icon

    I cannot even describe how much Course Hero helped me this summer. It’s truly become something I can always rely on and help me. In the end, I was not only able to survive summer classes, but I was able to thrive thanks to Course Hero.

    Student Picture

    Dana University of Pennsylvania ‘17, Course Hero Intern

  • Left Quote Icon

    The ability to access any university’s resources through Course Hero proved invaluable in my case. I was behind on Tulane coursework and actually used UCLA’s materials to help me move forward and get everything together on time.

    Student Picture

    Jill Tulane University ‘16, Course Hero Intern