Em se tratando de áreas impermeabilizadas e mesmo

Info icon This preview shows pages 71–73. Sign up to view the full content.

Em se tratando de áreas impermeabilizadas e mesmo com elevado nível de degradação, como ocorrem nas grandes metrópoles, as intensidades das precipitações não são recebidas espacialmente de forma igual e, assim, podem ser consideradas relativas, dadas as especifici- dades do local, como, por exemplo, relacionadas aos fatores morfométricos, morfológicos e de ocupação e uso do solo. 2.1.5 Vento No que concerne ao clima, o vento consiste no mecanismo que rege o transporte de uma massa de ar no sentido horizontal, sendo extremamente variável. Esse mecanismo resulta dos gradientes horizontais de pressão atmosférica, cuja variação depende dos fatores temperatura, altitude e umidade. Dentre esses fatores, no âmbito dos Planos Urbanísticos, a temperatura e a umidade são os mais relevantes, pois exercem influência no aquecimento diferencial entre locais próximos. A partir desse aquecimento diferenciado, gera-se uma célula de troca de ar entre duas localidades. Assim, o vento é um fator climático relevante para a interação solo-atmosfera e, como tal, deve também ser levado em conta no plano urbanístico, porque, além dos esforços que impõe às estruturas, também atua regulando a temperatura e umidade do ar, como resposta da troca das massas de ar. Junto ao solo, como consequência do atrito entre massas de ar em deslocamento e a superfície do terreno, a velocidade do vento diminui, sendo nula junto à superfície (SIQUEIRA PINTO e AGUIAR NETTO, 2008). É importante ressaltar que, sobre superfícies vegetadas, a velocidade dos ventos se anula no topo da planta ou pouco abaixo dela (TUBELIS e NASCIMENTO, 1992). Nesse sentido, com foco no equilíbrio da interação solo- -atmosfera, ressalta-se a relevância de Planos Urbanos e Periurbanos que não apenas prezem pela implantação ou manutenção da arborização nos centros urbanos, como também priori- zem a análise espacial que considere as partes e o todo contemplando vários locais. O vento, ao afetar a interação solo-atmosfera, influencia a infiltração das águas pluviais. Áreas mais sujeitas ao vento apresentam maior desidratação do solo e, por consequência, maior sucção, ampliando o gradiente hidráulico inicial. O vento exerce também, como já visto, grande influência sobre as características da precipitação, afetando o tamanho, a direção de incidência e a energia das gotas de chuva. 2.2 Fatores internos Vários são os fatores internos importantes para a infiltração, tais como: tipo de solo, nível de intemperização e espessura do manto de intemperismo, presença e variação do lençol freático, tipos de rochas e outros parâmetros geológicos e hidrogeológicos. No plano urba- nístico, a importância desses fatores extrapola a questão da infiltração, os quais devem ser
Image of page 71

Info icon This preview has intentionally blurred sections. Sign up to view the full version.

A infiltração no contexto do plano urbanístico e dos projetos paisagístico e arquitetônico 37 avaliados em sentido mais amplo. Por exemplo, a geologia estrutural e as condições hidroge-
Image of page 72
Image of page 73
This is the end of the preview. Sign up to access the rest of the document.

{[ snackBarMessage ]}

What students are saying

  • Left Quote Icon

    As a current student on this bumpy collegiate pathway, I stumbled upon Course Hero, where I can find study resources for nearly all my courses, get online help from tutors 24/7, and even share my old projects, papers, and lecture notes with other students.

    Student Picture

    Kiran Temple University Fox School of Business ‘17, Course Hero Intern

  • Left Quote Icon

    I cannot even describe how much Course Hero helped me this summer. It’s truly become something I can always rely on and help me. In the end, I was not only able to survive summer classes, but I was able to thrive thanks to Course Hero.

    Student Picture

    Dana University of Pennsylvania ‘17, Course Hero Intern

  • Left Quote Icon

    The ability to access any university’s resources through Course Hero proved invaluable in my case. I was behind on Tulane coursework and actually used UCLA’s materials to help me move forward and get everything together on time.

    Student Picture

    Jill Tulane University ‘16, Course Hero Intern