Pessoais como o solver do microsoft excel que veremos

  • No School
  • AA 1
  • 220

This preview shows page 14 - 16 out of 220 pages.

pessoais, como o Solver do Microsoft Excel, que veremos com mais detalhes adiante. Como vimos anteriormente, o objetivo da pesquisa operacional é otimizar a alocação de recursos escassos, e isso teve um impacto significativo em diversas organizações no mundo, pois trouxe um meio passível de ser aplicado para aumentar a produtividade das empresas e a economia de muitos países. Portanto, podemos destacar o uso da PO como uma ferramenta gerencial, dada a sua importância e as suas possíveis aplicações que podem trazer impactos significativos para a gestão empresarial. Pesquise mais Caro aluno, vamos nos aprofundar um pouco mais sobre o histórico da pesquisa operacional? Vale a pena ler na Seção 1.2 (Origens da pesquisa operacional) do livro Introdução à pesquisa operacional de André Longaray, na qual o autor apresenta uma cronologia detalhada da origem da pesquisa operacional. Indicamos a leitura das páginas 4 à 6. LONGARAY, A. A. Introdução à pesquisa operacional . São Paulo: Saraiva, 2013. Disponível em: < edsmib/edsmib.000005844>. Acesso em: 30 ago. 2017. Exemplificando Vamos ver alguns exemplos de aplicações da PO em algumas organizações que obtiveram êxito? Hillier e Lieberman (2013) apresentam vários casos de sucesso, valendo citar alguns exemplos em diversos segmentos.
Image of page 14
U1 - Modelagem na tomada de decisão 13 Se pensarmos no objetivo da pesquisa operacional e analisarmos as aplicações apresentadas anteriormente, concluíremos que a PO é fundamental no processo de tomada de decisão. Como assim? Vamos então compreender primeiro o conceito de tomada de decisão, que de acordo com Lachtermacher (2016) é identificar um problema (ou oportunidade) e escolher uma forma de resolvê-lo. O problema ocorre quando o estado atual de um cenário é diferente do esperado e a oportunidade se dá no momento em que as circunstâncias permitem que metas ou objetivos sejam superados. De modo complementar, a definição de decisão segundo Chiavenato (2003, p. 348) remete ao “processo de análise e escolha entre as alternativas disponíveis de cursos de ações que a pessoa deverá seguir”. Empresas aéreas: • United Airlines: aplicou os conceitos de PO para ajustar os turnos de trabalho e conseguiu uma economia anual de 6 milhões de dólares. • Continental Airlines: aplicou os conceitos de PO para realocar tripulantes nas diferenças de horários de voos e conseguiu uma economia anual de 40 milhões de dólares. Instituições financeiras e de serviços: • Merrill Lynch: utilizou os conceitos de PO para realizar a gestão de riscos em algumas linhas de crédito e economizou 4 bilhões de dólares, sem contar a liquidez. • Federal Express: aplicou os conceitos de PO para executar o planejamento logístico dos despachos (valor economizado não informado). Indústrias: • Samsung Electronics: aplicou a PO para reduzir o tempo de fabricação e a quantidade estocada, levando a um aumento de 200 milhões de dólares nas receitas. • Procter & Gamble: utilizou a PO no sistema de produção e na distribuição, economizando mais de 200 milhões de dólares.
Image of page 15
Image of page 16

You've reached the end of your free preview.

Want to read all 220 pages?

  • Fall '19
  • São Paulo, Segunda Guerra Mundial, aprendizagem, CONHECIMENTO

What students are saying

  • Left Quote Icon

    As a current student on this bumpy collegiate pathway, I stumbled upon Course Hero, where I can find study resources for nearly all my courses, get online help from tutors 24/7, and even share my old projects, papers, and lecture notes with other students.

    Student Picture

    Kiran Temple University Fox School of Business ‘17, Course Hero Intern

  • Left Quote Icon

    I cannot even describe how much Course Hero helped me this summer. It’s truly become something I can always rely on and help me. In the end, I was not only able to survive summer classes, but I was able to thrive thanks to Course Hero.

    Student Picture

    Dana University of Pennsylvania ‘17, Course Hero Intern

  • Left Quote Icon

    The ability to access any university’s resources through Course Hero proved invaluable in my case. I was behind on Tulane coursework and actually used UCLA’s materials to help me move forward and get everything together on time.

    Student Picture

    Jill Tulane University ‘16, Course Hero Intern

Ask Expert Tutors You can ask You can ask ( soon) You can ask (will expire )
Answers in as fast as 15 minutes