No atletismo é reconhecidamente hete rogénea

This preview shows page 6 - 8 out of 65 pages.

no atletismo é reconhecidamente hete- rogénea, necessitando de actualização e reciclagem específica contínua. Panorama agravado com a falta de literatura portu- guesa especializada que sugira propostas práticos para concretização dos actuais Programas Nacionais de Educação Física e com o facto da existente ser muito direc- cionada para o treino e na sua maioria com pouca aplicação às aulas de Educação Físi- ca. Este documento de apoio ao professor de Educação Física foi elaborado por vários es- pecialistas, professores de Educação Física a desempenhar funções de Técnicos Nacio- nais na Federação Portuguesa de Atletis- mo e pretende ajudar os docentes a elevar a sua qualidade de intervenção quando leccionarem o atletismo em contexto es- introdução colar. Tem por base os programas curricu- lares, nomeadamente os objectivos gerais do 5º ao 12º ano de escolaridade, os níveis de aprendizagem (introdução, elementar e avançado), as propostas de cargas horárias anuais e as competências finais. Os conhecimentos da modalidade, a expe- riência adquirida como treinadores na for- mação de atletas até ao Alto Rendimento, os anos de docência em escolas de diferen- tes níveis de ensino espalhadas pelo nosso país, estão retratados nas propostas que apresentam, na forma como organizam as sequências pedagógicas de aprendizagem, nas progressões de ensino adequadas ao nível de desenvolvimento dos alunos, ao material normalmente existente nas esco- las, ao tempo disponível e aos objectivos curriculares a atingir. Introdução O atletismo é uma modalidade estruturan- te para todos e para toda a vida. Em qual- quer idade, em todos os lugares é possível caminhar, correr, saltar e lançar... O atletismo das crianças e jovens, o atletis- mo na escola apresenta características es- pecíficas que devemos respeitar, não sendo nosso objectivo transplantar artificialmen- te para o contexto escolar o atletismo do adulto atleta, ou o que está prescrito para o processo de formação, desenvolvimento e treino visando o Alto Rendimento.
Image of page 6
12 13 FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE ATLETISMO FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE ATLETISMO NOTA PRÉVIA NOTA PRÉVIA No atletismo, a formação de um atleta de Alto Rendimento é um processo organi- zado, sistemático, contendo várias fases e etapas, com conteúdos e objectivos bem definidos, implicando mais de 10.000 ho- ras, 8 a 12 anos de treino. O atletismo a abordar na escola não pode ser o do es- pecialista. A especialização implica tempo, repetições, constância…. Que técnica devemos ensinar: Antes da especialização há a necessidade de um nível básico de desenvolvimento que possibilite a aquisição de um conjunto de competências mais simples , que são a base dos gestos mais complexos. A partir dos esquemas motores de base, e em vá- rios níveis de dificuldade, construímos o suporte da aprendizagem de acções mais complexas .
Image of page 7
Image of page 8

You've reached the end of your free preview.

Want to read all 65 pages?

  • Fall '19
  • Pedagogía, aprendizagem, jogos olímpicos, CONHECIMENTO

What students are saying

  • Left Quote Icon

    As a current student on this bumpy collegiate pathway, I stumbled upon Course Hero, where I can find study resources for nearly all my courses, get online help from tutors 24/7, and even share my old projects, papers, and lecture notes with other students.

    Student Picture

    Kiran Temple University Fox School of Business ‘17, Course Hero Intern

  • Left Quote Icon

    I cannot even describe how much Course Hero helped me this summer. It’s truly become something I can always rely on and help me. In the end, I was not only able to survive summer classes, but I was able to thrive thanks to Course Hero.

    Student Picture

    Dana University of Pennsylvania ‘17, Course Hero Intern

  • Left Quote Icon

    The ability to access any university’s resources through Course Hero proved invaluable in my case. I was behind on Tulane coursework and actually used UCLA’s materials to help me move forward and get everything together on time.

    Student Picture

    Jill Tulane University ‘16, Course Hero Intern

Stuck? We have tutors online 24/7 who can help you get unstuck.
A+ icon
Ask Expert Tutors You can ask You can ask You can ask (will expire )
Answers in as fast as 15 minutes
A+ icon
Ask Expert Tutors