2 lançamento dorsal descrição posição inicial

This preview shows page 46 - 48 out of 65 pages.

2. Lançamento Dorsal Descrição: Posição Inicial: Pernas fletidas, costas direitas e bola apoiada pelas duas mãos sensivelmen- te à altura dos joelhos. Movimentação: - Fazer extensão completa das pernas segui- da da ação dos braços, arremessando a bola para trás, de baixo para cima. 3. Lançamento do Peito Descrição: Posição Inicial: Costas direitas; Pernas Fletidas (+- 90 graus); bola junto ao peito. Movimentação: - Fazer extensão completa das pernas, segui- da da ação dos braços, arremessando a bola para a frente e para cima. 4. Lançamento de Ombro Descrição: Posição Inicial: De lado em relação ao local para onde se vai lançar; peso do corpo na perna direita; bola segura pelas duas mãos junto ao peito. Movimentação: - Rodar o corpo na direção do sector de que- da e lançar a bola apenas com uma mão; Como utilizar? Aos pares, frente a frente, lançar o mais longe possível. Observações: Atenção às normas de segurança.
Image of page 46
LANÇAR LANÇAR 92 93 FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE ATLETISMO FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE ATLETISMO LANÇAMENTO DO PESO Referências Programáticas: Nível Introdução: Lança de lado e sem balanço, o peso de 2/3kg, apoiando na parte superior dos metacarpos e nos dedos, junto ao pescoço, com fle- xão da perna do lado do peso e inclinação do tronco sobre essa perna. Empurra o peso para a frente e para cima, com extensão da perna e braço do lançamento e avanço da bacia, mantendo o cotovelo afastado em relação ao tronco. Nível Elementar: Lança o peso de 3/4 kg, de costas (duplo apoio) e sem balanço, num círculo de lançamentos. Roda e avança a bacia do lado do peso com extensão total (das pernas e do braço do lançamento), para empurrar o engenho para a frente e para cima, mantendo o cotovelo afastado em relação ao tronco. Nível Avançado: Lança o peso de 3/4 kg, de um círculo de lançamentos, com a pega correta, encadeando o deslizamento com o lançamento. Desliza (de costas) com o ritmo de apoios “curto e longo” rasante ao solo. Roda e avança a bacia do lado do peso com extensão da perna, empurrando o engenho com extensão total dos segmen- tos e flexão da mão, trocando de pés, após a saída do peso, em equilíbrio. REGULAMENTO ESPECÍFICO: O sector de lançamento do peso é composto por um círculo e um sector de queda; O peso tem de ser lançado do pescoço apenas com uma mão; O ensaio é considerado nulo se o atleta tocar fora do círculo durante o lançamento; O ensaio é considerado nulo se o peso cair fora do sector de queda; Após o ensaio, o atleta tem que abandonar o círculo pela parte posterior (caso contrário o lançamento é considerado nulo); A medição do lançamento é feita desde a marca deixada pelo engenho mais próxima do círculo de lançamentos, até à margem interna da antepara, ao longo de uma linha reta que passe pelo centro do círculo; Num concurso, todos os participantes têm direito a efetuar 3 lançamentos. Após esta fase, os 8 primeiros classificados têm direito a mais 3 tentativas; No final do concurso, os concorrentes são classificados de acordo com o seu melhor lançamento. Preparação: 1. Apoiar o peso na base dos dedos, indicador, médio e anelar.
Image of page 47
Image of page 48

You've reached the end of your free preview.

Want to read all 65 pages?

  • Fall '19
  • Pedagogía, aprendizagem, jogos olímpicos, CONHECIMENTO

What students are saying

  • Left Quote Icon

    As a current student on this bumpy collegiate pathway, I stumbled upon Course Hero, where I can find study resources for nearly all my courses, get online help from tutors 24/7, and even share my old projects, papers, and lecture notes with other students.

    Student Picture

    Kiran Temple University Fox School of Business ‘17, Course Hero Intern

  • Left Quote Icon

    I cannot even describe how much Course Hero helped me this summer. It’s truly become something I can always rely on and help me. In the end, I was not only able to survive summer classes, but I was able to thrive thanks to Course Hero.

    Student Picture

    Dana University of Pennsylvania ‘17, Course Hero Intern

  • Left Quote Icon

    The ability to access any university’s resources through Course Hero proved invaluable in my case. I was behind on Tulane coursework and actually used UCLA’s materials to help me move forward and get everything together on time.

    Student Picture

    Jill Tulane University ‘16, Course Hero Intern

Stuck? We have tutors online 24/7 who can help you get unstuck.
A+ icon
Ask Expert Tutors You can ask You can ask You can ask (will expire )
Answers in as fast as 15 minutes
A+ icon
Ask Expert Tutors