Material observações postes elástico ou fasquia e

This preview shows page 41 - 43 out of 65 pages.

Material / Observações: Postes, elástico ou fasquia e colchão de queda (baixo) para a queda em pé; Respeitar o nº de passos de corrida indicado. [1] [2] [3] [4] [5] [6] [7] [8] [9] [10]
Image of page 41
SALTAR SALTAR 82 83 FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE ATLETISMO FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE ATLETISMO Salto em Altura, com técnica “Fosbury Flop”, com 5 a 8 passos de balanço 1. Queda dorsal sobre o colchão Objetivo: Aprendizagem da queda dorsal em condições simplificadas. Aprendizagem da transposição com arco dorsal. Descrição: Partindo de costas para o colchão, salta arqueando o corpo e estendendo de- pois as pernas para cima, caindo sobre a zona dorsal. Critérios de êxito: Mantém momentaneamente um arco dorsal; Cai sobre a zona dorsal superior, elevan- do os pés com um movimento de pon- tapé com ambas as pernas para cima. Nível elementar Sequência de ensino Material / Observações: Colchão (postes; elástico; plinto). O colchão deve oferecer condições de segurança. Evoluir, realizando o mesmo movimen- to mas transpondo um elástico e partin- do de uma zona elevada (ex.: cabeça do plinto). 2. Marcação da corrida Objetivo: Introduzir a forma da corrida em “J”; Aprender a correr com um ritmo ade- quado e consistente. Identificar um local de início e um local de chamada. Descrição: Efetuar uma corrida com 4 a 6 passos, por dentro do cone de corrida desenha- do no chão. Iniciar a corrida num local pré-determinado e terminar com uma chamada no local adequado e com o pé certo (sem transposição). Critérios de êxito: A chamada é realizada no local correto; Repete corridas semelhantes de forma consistente; Marcas de início da corrida: - Ao colocar, várias marcas de início da corrida, permite que os alunos, se ajustem à marca que melhor se adapta às suas características. O ritmo é adequado para saltar com dinamismo. Material / Observações: Colchão; postes; elástico; sinalizadores e giz. Como marcar a corrida? A corrida de balanço para o salto em altura, pressupõe uma parte de corrida em linha recta e uma parte de corrida em cur- va. A parte de corrida em recta depende do número de passos que o aluno utiliza, o seu comprimento de passo e do ponto onde inicia a sua corrida em curva (marca- se a partir deste ponto – distância C) (ver esquema B). Para marcar a corrida em cur- va determinamos em primeiro lugar o raio da curva que pretendemos, por exemplo, 4 metros; (ver esquema A) a partir do local Após a abordagem inicial, centrada nos aspectos fundamentais da impulsão, no nível elementar introduz- se a técnica “Fosbury Flop” que requer o domínio do espaço posterior e do aproveitamento da força centrifuga gerada numa corrida em curva Material / Observações: Colchão; postes; elásticos; sinalizadores e giz; Marcar o percurso em curva; Marcar a zona de chamada proibida (na zona central entre os postes); Esquema A Esquema B 3. “Fosbury flop” c/ 4-6 passos Objetivo: Introduzir o “fosbury flop” criando um enquadramento que favoreça o movi- mento.
Image of page 42
Image of page 43

You've reached the end of your free preview.

Want to read all 65 pages?

  • Fall '19
  • Pedagogía, aprendizagem, jogos olímpicos, CONHECIMENTO

What students are saying

  • Left Quote Icon

    As a current student on this bumpy collegiate pathway, I stumbled upon Course Hero, where I can find study resources for nearly all my courses, get online help from tutors 24/7, and even share my old projects, papers, and lecture notes with other students.

    Student Picture

    Kiran Temple University Fox School of Business ‘17, Course Hero Intern

  • Left Quote Icon

    I cannot even describe how much Course Hero helped me this summer. It’s truly become something I can always rely on and help me. In the end, I was not only able to survive summer classes, but I was able to thrive thanks to Course Hero.

    Student Picture

    Dana University of Pennsylvania ‘17, Course Hero Intern

  • Left Quote Icon

    The ability to access any university’s resources through Course Hero proved invaluable in my case. I was behind on Tulane coursework and actually used UCLA’s materials to help me move forward and get everything together on time.

    Student Picture

    Jill Tulane University ‘16, Course Hero Intern

Stuck? We have tutors online 24/7 who can help you get unstuck.
A+ icon
Ask Expert Tutors You can ask You can ask You can ask (will expire )
Answers in as fast as 15 minutes
A+ icon
Ask Expert Tutors