Os geotêxteis são materiais muito compressíveis em

Info icon This preview shows pages 348–350. Sign up to view the full content.

Os geotêxteis são materiais muito compressíveis, em particular os geotêxteis não tecidos, que possuem uma estrutura porosa composta por um arranjo aleatório de fibras de pequenas espessuras. A redução da espessura dos geotêxteis, devido a tensões normais atuantes, causa a redução da sua permeabilidade. Por outro lado, a impregnação da manta de geotêxtil por partículas de solo durante a instalação na obra, ou mesmo durante o lançamento e a com- pactação do solo sobre ele, afeta a sua compressibilidade e permeabilidade. As Figuras 9 (a) e (b) mostram a variação da espessura e da permeabilidade de um geotêxtil não-tecido com as tensões normais. O geotêxtil foi submetido a diferentes níveis de impregnação, em laboratório (PALMEIRA e GARDONI, 2000b). Nessa figura, o nível de impregnação (λ) é definido como a razão entre a massa de partículas de solo presa dentro do geotêxtil por unidade de área e a massa de fibras de geotêxtil por unidade de área, e n ef é a porosidade efetiva do geotêxtil. A Figura 10 apresenta os resultados de variação da vazão ao longo do plano de geocompostos submetidos a tensões normais de até 2000 kN/m 2 . (a) Espessura x tensão normal (b) Coeficiente de permeabilidade x tensão normal Figura 9. Efeitos da impregnação do geotêxtil por partículas de solo (PALMEIRA e GARDONI, 2000b). Além de responder às funções estabelecidas em projeto, é preciso que os geossintéticos garantam a continuidade dessas funções no tempo, razão pela qual é importante a análise da durabilidade desses produtos. Em geral, produtos poliméricos apresentam grande durabilida- de e, exatamente por esse fato, vêm sendo cada vez mais utilizados em obras de proteção am- biental onde, normalmente, são submetidos a solicitações químicas e biológicas importantes. Figura 10. Efeitos da pressão nas propriedades hidráulicas de alguns geocompostos (SILVA, 2007).
Image of page 348

Info icon This preview has intentionally blurred sections. Sign up to view the full version.

Tópicos sobre infiltração: teoria e prática aplicadas a solos tropicais 318 2.5 Ensaios para determinação das propriedades dos geossintéticos As propriedades físicas e hidráulicas dos geossintéticos são determinadas por meio de ensaios denominados ensaios de caracterização (ou ensaios índice) e ensaios de desempenho (ou de comportamento). Os ensaios de caracterização têm por objetivo determinar as carac- terísticas básicas do produto, sem levar em consideração a sua interação com o meio ambiente nem o processo de solicitação imposto na obra. Os ensaios de comportamento são aqueles que permitem considerar as solicitações im- postas pela obra: condições de instalação; modo, tempo e intensidade das solicitações; condi- ções ambientes e interação com os meios adjacentes. A partir desses ensaios, estabelecem-se as propriedades funcionais de um geossintético e suas características de interação com os meios adjacentes.
Image of page 349
Image of page 350
This is the end of the preview. Sign up to access the rest of the document.

{[ snackBarMessage ]}

What students are saying

  • Left Quote Icon

    As a current student on this bumpy collegiate pathway, I stumbled upon Course Hero, where I can find study resources for nearly all my courses, get online help from tutors 24/7, and even share my old projects, papers, and lecture notes with other students.

    Student Picture

    Kiran Temple University Fox School of Business ‘17, Course Hero Intern

  • Left Quote Icon

    I cannot even describe how much Course Hero helped me this summer. It’s truly become something I can always rely on and help me. In the end, I was not only able to survive summer classes, but I was able to thrive thanks to Course Hero.

    Student Picture

    Dana University of Pennsylvania ‘17, Course Hero Intern

  • Left Quote Icon

    The ability to access any university’s resources through Course Hero proved invaluable in my case. I was behind on Tulane coursework and actually used UCLA’s materials to help me move forward and get everything together on time.

    Student Picture

    Jill Tulane University ‘16, Course Hero Intern