Investimento original em tempo menor do que algum

This preview shows page 64 - 67 out of 78 pages.

investimento original em tempo menor do que algum prazo máximo de payback aceitável. Embora aborde fluxos de caixa em vez de lucros, essa técnica apresenta duas fraquezas fundamentais. Em primeiro lugar, ela não leva em consideração o aspecto em relação ao valor do dinheiro. Em segundo lugar, essa técnica não leva em consideração os fluxos de caixa recebidos após o prazo de payback, o que pode ser significativo. Por outro lado, as técnicas de fluxo de caixa descontado, apresentadas a seguir, permitem que os investidores possam avaliar melhor suas decisões de investimento.
Image of page 64

Subscribe to view the full document.

Plano de glyph817egócios – Estrutura e Elaboração 65 Técnicas de Fluxo de Caixa Descontado Essas técnicas comparam o valor presente dos futuros fluxos de caixa com o desembolso inicial do investimento. Essa analise pode ser feita através de dois métodos: VPL (Valor presente liquido) e TIR (Taxa Interna de retorno). Valor Presente Liquido Para se medir o VPL de um projeto, faz – se uma estimativa do valor de hoje para os futuros fluxos de reais que estarão sendo gerados pelo projeto e deduz – se o montante do investimento feito. Ou seja, desconta – se os futuros fluxos de caixa após imposto de volta ao seu valor presente, e então se subtrai o desembolso do investimento inicial. Se o VPL for positivo, o projeto é viável, pois o valor presente dos futuros fluxos de caixa é maior que o investimento inicial. Caso contrario, o projeto deve ser rejeitado. VPL = Iglyph817V K Fn K F k F K F n + + + + + + + + ) 1 ( ... ) 1 ( 3 ) 1 ( 2 ) 1 ( 1 3 2 1 onde: VPL = Valor Presente Líquido Fn = Fluxo de caixa após imposto no ano t N = Vida do projeto em anos K = Taxa de desconto (taxa de retorno exigida) INV = Investimento inicial Taxa Interna de Retorno Para calcular a TIR deve-se descobrir a taxa de desconto (K) que fornece um valor presente liquido igual a zero. Nessa taxa, o valor presente dos futuros fluxos de caixa é exatamente igual ao investimento efetuado. Assim, a TIR é obtida da formula do VPL igualando-se essa a zero e procurando-se o valor para K, que nesse caso será a TIR do projeto. 9.7 Roteiro para o Plano Financeiro As demonstrações financeiras que compõem o plano de negócios exigem a elaboração de planilhas para contemplar os diversos aspectos do desenvolvimento das empresas. Para auxiliar a sua elaboração, é apresentado a
Image of page 65
Plano de glyph817egócios – Estrutura e Elaboração 66 seguir um roteiro para o preenchimento das planilhas idealizadas e o significado das contas em cada planilha. Os passos a serem seguidos são os seguintes: orçamento passivo, e orçamento do fluxo de caixa. Orçamento dos Itens do ativo A composição do ativo depende do volume de faturamento (vendas) da empresa.O ativo circulante está em função do faturamento que determinará o próprio volume do ativo circulante.
Image of page 66

Subscribe to view the full document.

Image of page 67
  • Spring '18
  • jn
  • São Paulo, Finanças, Lucro, PLANO DE NEGÓCIOS

What students are saying

  • Left Quote Icon

    As a current student on this bumpy collegiate pathway, I stumbled upon Course Hero, where I can find study resources for nearly all my courses, get online help from tutors 24/7, and even share my old projects, papers, and lecture notes with other students.

    Student Picture

    Kiran Temple University Fox School of Business ‘17, Course Hero Intern

  • Left Quote Icon

    I cannot even describe how much Course Hero helped me this summer. It’s truly become something I can always rely on and help me. In the end, I was not only able to survive summer classes, but I was able to thrive thanks to Course Hero.

    Student Picture

    Dana University of Pennsylvania ‘17, Course Hero Intern

  • Left Quote Icon

    The ability to access any university’s resources through Course Hero proved invaluable in my case. I was behind on Tulane coursework and actually used UCLA’s materials to help me move forward and get everything together on time.

    Student Picture

    Jill Tulane University ‘16, Course Hero Intern