Tratar de modo global os vazios e a água presente

Info icon This preview shows pages 197–199. Sign up to view the full content.

e, por vezes, também de mesoporos. Tratar de modo global os vazios e a água presente nos solos tropicais profundamente intemperizados ricos em agregados pode conduzir a erros de avaliação dos comportamentos hidráulico e mecânico, conforme mostrado por Camapum de Carvalho e Pereira (2002) em relação ao comportamento mecânico. Outra alternativa que pode ser encontrada na literatura para a representação de variações de resistência não lineares é dada por Vilar (2006). A proposta de Vilar (2006) tem caráter mais empírico e é baseada na observação de que o ganho de resistência pode ser bem representado por equações hiperbólicas. Dessa forma, a equação proposta toma o seguinte formato: τ f f = c' + + ( σ f u a ) f tan Φ ' ( u a u w ) f a + b ( u a u w ) f (4) em que: a e b são parâmetros de ajuste. Os parâmetros a e b podem também ser estabelecidos com base em duas considerações teóricas: a) a taxa de ganho de resistência é igual a tan Φ ' para baixos valores de sucção, e b) o máximo valor de resistência ao cisalhamento, c ult , pode ser obtido em ensaios com corpos-de-prova submetidos a “elevadas sucções” e tomado como parâmetro da curva: a = 1 tan Φ ' (5) b = 1 c ult c' (6) Dessa forma, tem-se uma representação da resistência ao cisalhamento do solo não sa- turado utilizando simples parâmetros e ensaios. Vilar (2006) mostra a boa capacidade de re- presentação da resistência ao cisalhamento para numerosos solos. Obviamente, a proposta de uso de uma relação hiperbólica não é capaz de representar bem aqueles solos que apresentam perda de resistência para maiores valores de sucção. Valência et al. (2007), ao proporem uma metodologia para obter a envoltória de ruptura em solos tropicais agregados não saturados a partir de ensaios de cisalhamento direto em amostras saturadas e ensaios de tração indireta e de compressão simples sobre amostras não saturadas, mostraram, ao analisarem a curva característica da Figura 7a, que o parâmetro Φ b
Image of page 197

Info icon This preview has intentionally blurred sections. Sign up to view the full version.

Tópicos sobre infiltração: teoria e prática aplicadas a solos tropicais 166 varia com a sucção atuante no solo (Figura 7b). Da comparação das duas figuras, constata-se que, até o término de entrada de ar dos macroporos, Φ b corresponde a aproximadamente o ângulo de atrito do solo saturado. Desse ponto até o início da entrada de ar dos microporos presentes no interior dos agregados, a variação de Φ b com a sucção matricial passa a ser pra- ticamente linear. A partir desse ponto, Φ b passa a diminuir, tendendo a zero à medida que a sucção aumenta e passa a atuar apenas no interior dos agregados. Esse modelo de comporta- mento concorda com o apresentado por Santos (2006) para o mesmo tipo de solo (Figura 5). Em síntese, faz-se necessário, diante do mecanismo de infiltração, considerar o tipo de solo característico do maciço que definirá o seu comportamento mecânico frente ao aumento da umidade do solo, bem com os reflexos em obras vizinhas.
Image of page 198
Image of page 199
This is the end of the preview. Sign up to access the rest of the document.

{[ snackBarMessage ]}

What students are saying

  • Left Quote Icon

    As a current student on this bumpy collegiate pathway, I stumbled upon Course Hero, where I can find study resources for nearly all my courses, get online help from tutors 24/7, and even share my old projects, papers, and lecture notes with other students.

    Student Picture

    Kiran Temple University Fox School of Business ‘17, Course Hero Intern

  • Left Quote Icon

    I cannot even describe how much Course Hero helped me this summer. It’s truly become something I can always rely on and help me. In the end, I was not only able to survive summer classes, but I was able to thrive thanks to Course Hero.

    Student Picture

    Dana University of Pennsylvania ‘17, Course Hero Intern

  • Left Quote Icon

    The ability to access any university’s resources through Course Hero proved invaluable in my case. I was behind on Tulane coursework and actually used UCLA’s materials to help me move forward and get everything together on time.

    Student Picture

    Jill Tulane University ‘16, Course Hero Intern