Esse método combina medidas de tensão capilar com

Info icon This preview shows pages 351–354. Sign up to view the full content.

Esse método combina medidas de tensão capilar com medidas de fluxo de ar através do espécime de geotêxtil. É baseado no princípio do fluxo capilar, no qual o material poroso somente permitirá a passagem do líquido quando a tensão aplicada exceder a atração capilar do líquido no maior poro. O método da análise de imagens foi desenvolvido por Rollin et al . (1977). Os poros do geotêxtil são preenchidos por uma resina transparente, e a utilização de um analisador de imagens permite a visualização dos poros e a obtenção de medidas em seções transversais do geotêxtil. Um tratamento matemático é, então, usado para derivar a curva de distribuição de tamanho de poros.
Image of page 351

Info icon This preview has intentionally blurred sections. Sign up to view the full version.

Uso de geossintéticos em estruturas de drenagem e infiltração 321 Gardoni (2000) e Gardoni e Palmeira (2002) apresentaram resultados de ensaios de BBP e Análise de Imagens de geotêxteis virgens confinados sob tensões normais de até 1000 kPa. A Figura 14 mostra resultados de ensaios de BBP para um dos geotêxteis ensaiados (gramatura = 200 g/m 2 ). Pode-se notar, na Figura 14(a), que uma considerável redução dos tamanhos de poros ocorreu para tensões normais da ordem de 20 kPa, a qual é comumente encontrada em drenos. A Figura 14 (b) apresenta as comparações entre resultados obtidos pelos métodos de intrusão de mercúrio, BBP e análise de imagens (BHATIA et al ., 1994). (a) Resultados dos ensaios de Bubble point (b) Comparação entre três métodos de medida Figura 14. Distribuição de tamanho de constrição para diferentes níveis de tensões. 2.5.4 Ensaio de filtração do tipo razão entre gradiente Uma forma usual de verificar a compatibilidade entre solo e geotêxtil e avaliar o poten- cial de colmatação do filtro do geotêxtil é a utilização de um ensaio denominado Razão entre Gradientes ( Gradient Ratio Tests ). O ensaio procura analisar a eficiência do filtro, verificando riscos de colmatação ou de perda excessiva de partículas ( piping ). O esquema do ensaio apa- rece na Figura 15a, e alguns resultados de ensaios em equipamento que permite a aplicação de tensões confinantes no sistema solo-filtro geotêxtil são apresentados na Figura 15b (GAR- DONI, 2000). A razão entre gradientes (GR), segundo a definição da ASTM D 4491 (ASTM, 1991), é dada por: GR = i 35 i 12 (4) em que: GR é a razão entre gradientes, i 35 é o gradiente hidráulico no trecho de solo com 50 mm de altura (Figura 15), distante 25 mm da face do geotêxtil, e i 12 é o gradiente hidráulico no trecho compreendendo os 25 mm inferiores da amostra de solo e o geotêxtil. (a) Equipamento para ensaios de GR (b) Resultados de GR sob tensão vertical Figura 15. Ensaio de filtração do tipo Razão entre Gradientes (GR) (GARDONI, 2000).
Image of page 352
Tópicos sobre infiltração: teoria e prática aplicadas a solos tropicais 322 3 Aspectos construtivos 3.1 Especificação Uma especificação correta deve considerar todos os aspectos que envolvem a escolha e a instalação dos geossintéticos de modo que estes satisfaçam as condições de projeto. Após a
Image of page 353

Info icon This preview has intentionally blurred sections. Sign up to view the full version.

Image of page 354
This is the end of the preview. Sign up to access the rest of the document.

{[ snackBarMessage ]}

What students are saying

  • Left Quote Icon

    As a current student on this bumpy collegiate pathway, I stumbled upon Course Hero, where I can find study resources for nearly all my courses, get online help from tutors 24/7, and even share my old projects, papers, and lecture notes with other students.

    Student Picture

    Kiran Temple University Fox School of Business ‘17, Course Hero Intern

  • Left Quote Icon

    I cannot even describe how much Course Hero helped me this summer. It’s truly become something I can always rely on and help me. In the end, I was not only able to survive summer classes, but I was able to thrive thanks to Course Hero.

    Student Picture

    Dana University of Pennsylvania ‘17, Course Hero Intern

  • Left Quote Icon

    The ability to access any university’s resources through Course Hero proved invaluable in my case. I was behind on Tulane coursework and actually used UCLA’s materials to help me move forward and get everything together on time.

    Student Picture

    Jill Tulane University ‘16, Course Hero Intern