Caderno_DES_SISTEM_Interação_Humano_Computador_2018.2_ETEPAC (1).pdf

Como vamos tratar de dispositivos móveis temos que

  • No School
  • AA 1
  • 38

This preview shows page 7 - 10 out of 38 pages.

Como vamos tratar de dispositivos móveis, temos que levar em consideração que o espaço da tela que o usuário irá interagir é menor que o computador de mesa ou notebook. Também o usuário de um dispositivo móvel como o celular tem a atenção perdida rapidamente pelo motivo de estar usando o dispositivo em lugares diferentes a cada momento: no transporte, no shopping, na praça, na praia. Temos que saber bem como atrair e manter a atenção do usuário ao usar o software em um dispositivo móvel. Bom, na disciplina iremos começar conhecendo um pouco sobre a área de IHC e depois nos concentramos na usabilidade de dispositivos móveis, finalizando com a prática envolvendo os conceitos estudados. Então? Vamos começar?
Image of page 7

Subscribe to view the full document.

8 Competência 01 1.Competência 01 | Introdução à Interação Humano-Computador Nesta seção iremos falar um pouco sobre a área de IHC e como ela é importante na concepção de interfaces gráficas que irão ser manipuladas pelo usuário do software. Depois, vamos ver como chegamos à era dos dispositivos móveis e a devida atenção que devemos dar para a concepção de interfaces para os usuários. Percebeu as palavras software e interface ? Não se preocupe porque mais a frente você irá aprender cada uma delas. Então, pronto para começar? 1.1 Interação Humano-Computador (IHC) Primeiramente, gostaria de fazer uma pergunta a você, convidá-lo a refletir um pouco: O que é IHC? A interação Humano-Computador começou a ser desvendada há um bom tempo, em meados dos anos 80, com o intuito de apresentar esse novo campo de estudo. O termo surgiu da necessidade de mostrar que o foco de interesse é mais amplo do que apenas construir interfaces e abrange todos os aspectos relacionados com a interação entre usuários e computadores. Como já sabemos o que é interface , a interação é feita por meio do diálogo entre os usuários e o sistema. Esse diálogo se dá por meios da interface. Conforme mostra a Figura 1, os usuários enviam as informações para o sistema e esperam a resposta do sistema, ou seja, em outras palavras, o usuário executa uma ação e o sistema responde. Interface é algo que fica entre o usuário e o dispositivo móvel, algo feito para o usuário manipular o elemento que está sendo apresentado. Por exemplo, a página do Facebook é a interface e a tela do dispositivo é o meio por onde interagimos com a interface.
Image of page 8
9 Competência 01 Figura 1 - Processo de interação humano-computador. Fonte: Descrição: A interação começa com o usuário que requisita uma ação ao sistema por meio de uma interface. O sistema irá processar a requisição e devolver uma resposta ao usuário que será entregue pela interface A IHC refere-se a uma área de pesquisa que tem por objetivo estudar a comunicação existente entre as pessoas e os sistemas de computadores. Desde o primeiro computador, o ENIAC, a relação entre o homem e o computador vem se estreitando. O surgimento dos
Image of page 9

Subscribe to view the full document.

Image of page 10
  • Fall '19
  • São Paulo, Computador, CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO, CONHECIMENTO, realidade virtual, Interatividade

{[ snackBarMessage ]}

What students are saying

  • Left Quote Icon

    As a current student on this bumpy collegiate pathway, I stumbled upon Course Hero, where I can find study resources for nearly all my courses, get online help from tutors 24/7, and even share my old projects, papers, and lecture notes with other students.

    Student Picture

    Kiran Temple University Fox School of Business ‘17, Course Hero Intern

  • Left Quote Icon

    I cannot even describe how much Course Hero helped me this summer. It’s truly become something I can always rely on and help me. In the end, I was not only able to survive summer classes, but I was able to thrive thanks to Course Hero.

    Student Picture

    Dana University of Pennsylvania ‘17, Course Hero Intern

  • Left Quote Icon

    The ability to access any university’s resources through Course Hero proved invaluable in my case. I was behind on Tulane coursework and actually used UCLA’s materials to help me move forward and get everything together on time.

    Student Picture

    Jill Tulane University ‘16, Course Hero Intern