Técnicas de Redação

Rui barbosa 17 indique a idéia central de cada

Info icon This preview shows pages 17–21. Sign up to view the full content.

View Full Document Right Arrow Icon
Rui Barbosa 17
Image of page 17

Info icon This preview has intentionally blurred sections. Sign up to view the full version.

View Full Document Right Arrow Icon
Indique a idéia central de cada parágrafo: 1. _______________________________________________________ 2. _______________________________________________________ 3. _______________________________________________________ Aula 24 Texto II O governo estuda medidas para controlar a forte migração do campo para a cidade, conforme dados do IBGE. Quanto mais o trabalhador rural se dirige à cidade em busca de uma vida melhor, maiores são as necessidades essenciais à vida urbana. Alguns aspectos são fundamentais para uma vida minimamente digna: esgotos, saúde, habitação, educação, trabalho, entre outros. Também o abandono do campo provoca um espaço nas fazendas que não é interessante para o governo, pois o trabalho rural é responsável por mais da metade dos empregos no Brasil. Qual é a idéia principal? _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ ______________________. Quais idéias secundárias ampliam o posicionamento inicial? _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ ______________________. Aula 25 Texto III A concepção do homem sobre si mesmo e sobre o mundo muda constantemente. Primeiro, os homens pensavam que a Terra fosse plana e que fosse o centro do universo; depois, que o homem era uma criação divina especial; chegaram a pensar que a loucura estava relacionada à Lua. Os cientistas e muitos outros têm contribuído muito para modificar nossas idéias constantemente, mas ainda não temos um quadro claro de como as coisas realmente são. O progresso da ciência e a aprendizagem contínua em diversas áreas do conhecimento forçam-nos a sempre rever nossas posições a respeito de tudo. 18
Image of page 18
Qual a idéia principal? ________________________________________________________________. Quais as idéias secundárias? _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ Aula 26 Defeitos do Texto Agora, trataremos de erros que prejudicam a elaboração de um bom texto. Prolixidade É importante que se eliminem as expressões supérfluas e os pormenores excessivos. Muitas vezes, o autor acredita que, escrevendo bastante e utilizando frases de efeito, tornará o texto mais rico. Na verdade, isso só atrapalha. Elimine as idéias sem importância, as repetições, os exemplos demasiados, os adjetivos supérfluos. Reescreva o período a seguir, eliminando as expressões e os pormenores excessivos: Nada mais justo de que os milhões de jovens brasileiros não-adultos, de norte a sul e leste a oeste, poderem exercer seu legítimo direito de cidadania, tendo direito ao voto para todos os cargos políticos, de vereador, de prefeito, de deputado e, inclusive, de presidente, influindo dessa maneira nos destinos tão obscuros da nossa querida e amada Nação, chamada Brasil, nome recebido justamente por causa de um produto da natureza, também bonito. _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ 19
Image of page 19

Info icon This preview has intentionally blurred sections. Sign up to view the full version.

View Full Document Right Arrow Icon
Aula 27 Frases feitas Os lugares-comuns e os clichês só empobrecem os textos, não acrescentando nada e revelando linguagem limitada. Porque o futuro é de todos nós. Devemos unir nossos esforços. Fechar com chave de ouro. A nível de. Chegar a um denominador comum. Deixar a desejar. Estourar como uma bomba. Fortuna incalculável. Inserido no contexto. Levantar a cabeça e partir para outra.
Image of page 20
Image of page 21
This is the end of the preview. Sign up to access the rest of the document.

{[ snackBarMessage ]}

What students are saying

  • Left Quote Icon

    As a current student on this bumpy collegiate pathway, I stumbled upon Course Hero, where I can find study resources for nearly all my courses, get online help from tutors 24/7, and even share my old projects, papers, and lecture notes with other students.

    Student Picture

    Kiran Temple University Fox School of Business ‘17, Course Hero Intern

  • Left Quote Icon

    I cannot even describe how much Course Hero helped me this summer. It’s truly become something I can always rely on and help me. In the end, I was not only able to survive summer classes, but I was able to thrive thanks to Course Hero.

    Student Picture

    Dana University of Pennsylvania ‘17, Course Hero Intern

  • Left Quote Icon

    The ability to access any university’s resources through Course Hero proved invaluable in my case. I was behind on Tulane coursework and actually used UCLA’s materials to help me move forward and get everything together on time.

    Student Picture

    Jill Tulane University ‘16, Course Hero Intern