Crommelynck disse que hendrick me levaria de carro

Info icon This preview shows pages 64–66. Sign up to view the full content.

muito apertado, a sra. Crommelynck disse que Hendrick me levaria de carro até a cidade para assinar os documentos lá. Ayrs reclamou de perder um dia de trabalho, mas ele só está feliz quando reclama de alguma coisa. Eu e Hendrick partimos nesta manhã orvalhada pelas mesmas estradas que percorri de bicicleta vindo de Bruges meio verão atrás. Eu trajava um paletó elegante de Ayrs — boa parte de seu vestuário está migrando para meu guarda- roupa, pois as poucas peças que salvei das garras do Imperial estão começando a ficar gastas. A bicicleta Enfield foi amarrada ao para-choque traseiro para que eu cumprisse minha promessa de devolvê-la ao bom policial. Quanto ao nosso butim, embrulhei os livros em papel pautado, que, como todos em Zedelghem sabem, eu sempre levo comigo, e pus o pacote discretamente dentro de uma sacola encardida da qual me apropriei. Hendrick baixou o teto do Cowley, de modo que o vento não permitia muita conversa. Sujeito taciturno, como tem que ser um homem da sua condição social. Estranho, mas devo admitir que desde que comecei a prestar serviços à sra. Crommelynck sinto-me mais tenso perto do criado do marido que do próprio marido. (Jocasta continua a frequentar meu quarto, a cada três ou quatro noites, se bem que nunca quando Eva está em casa, o que é muito sensato. Seja como for, não se deve comer todos os bombons da caixa ao mesmo tempo.) Meu mal-estar decorre da probabilidade de que Hendrick esteja sabendo. É claro que todos nos vangloriamos de nossa esperteza, mas não há segredos para aqueles que trocam os lençóis. Não estou muito preocupado. Não faço exigências descabidas aos criados, e Hendrick não é bobo e sabe que deve apostar suas fichas na patroa rabugenta que ainda tem muitos anos de vida pela frente, e não num velho inválido como Ayrs. É difícil adivinhar seus gostos. Ele
Image of page 64

Info icon This preview has intentionally blurred sections. Sign up to view the full version.

daria um excelente crupiê. Hendrick me deixou em frente ao prédio da prefeitura, desamarrou a Enfield e deixou-me, saindo para resolver uma série de coisas e visitar, disse ele, uma tia-avó doente. De bicicleta atravessei multidões de turistas, escolares e cidadãos, e só me perdi umas poucas vezes. Na delegacia, o inspetor-músico recebeu-me com fanfarras, e mandou comprar café e pastéis. Ficou satisfeitíssimo ao saber que meu trabalho com Ayrs está dando tão certo. Quando saí de lá, já eram dez, hora do meu encontro. Não me apressei. É bom deixar esses comerciantes esperar um pouco. Jansch estava escorando a parede do bar do Le Royal, e saudou-me assim: “Aha, só vendo para crer, o Homem Invisível de volta, atendendo aos pedidos do público!”. Juro, Sixsmith, que esse unha de fome verruguento está cada vez mais repulsivo sempre que o vejo. Terá ele um retrato mágico de si próprio guardado no sótão, que vai ficando mais bonito a cada ano? Não consegui entender por que tanta satisfação ao me ver. Olhei à minha volta para ver se no saguão do hotel havia algum credor informado de meu paradeiro — se alguém me olhasse esquisito, eu sairia em disparada. Jansch leu meus pensamentos. “Tão
Image of page 65
Image of page 66
This is the end of the preview. Sign up to access the rest of the document.
  • Spring '09
  • SteveWard

{[ snackBarMessage ]}

What students are saying

  • Left Quote Icon

    As a current student on this bumpy collegiate pathway, I stumbled upon Course Hero, where I can find study resources for nearly all my courses, get online help from tutors 24/7, and even share my old projects, papers, and lecture notes with other students.

    Student Picture

    Kiran Temple University Fox School of Business ‘17, Course Hero Intern

  • Left Quote Icon

    I cannot even describe how much Course Hero helped me this summer. It’s truly become something I can always rely on and help me. In the end, I was not only able to survive summer classes, but I was able to thrive thanks to Course Hero.

    Student Picture

    Dana University of Pennsylvania ‘17, Course Hero Intern

  • Left Quote Icon

    The ability to access any university’s resources through Course Hero proved invaluable in my case. I was behind on Tulane coursework and actually used UCLA’s materials to help me move forward and get everything together on time.

    Student Picture

    Jill Tulane University ‘16, Course Hero Intern