se de circuitos el\u00e9tricos e culminando com as Leis de Kirchhoff que s\u00e3o de

Se de circuitos elétricos e culminando com as leis

This preview shows page 9 - 12 out of 39 pages.

se de circuitos elétricos e culminando com as Leis de Kirchhoff, que são de grande valia e aplicação nas várias divisões da Eletricidade. O resistor (ou a resistência elétrica) é um dos componentes elétricos, que possui grande aplicabilidade no cotidiano de nossas vidas como, por exemplo, os aquecedores elétricos em geral que utilizamos em casa, tais como: chuveiro elétrico, ferro elétrico, frigideiras que funcionam a base de resistência elétrica. Nas diferentes situações de aprendizagens você irá constatar tais situações. Na Lição 6 – Serão abordados outros eficientes métodos que ajudarão na análise de circuitos elétricos em geral e garantidamente simplificarão nossos cálculos e obtenção dos resultados esperados. A Lição 7 – Irá apresentar a você outra parte da Eletricidade que associa os fenômenos elétricos aos fenômenos magnéticos, ou seja, o eletromagnetismo, que ajudará ampliar seu processo de ensi- no-aprendizagem na análise de circuitos elétricos e sua correlação com o nosso dia a dia. A Lição 8 – Irá alertar e orientar você sobre os riscos naturais da Eletricidade, sua prevenção e cuidados, principalmente com relação aos riscos elétricos, em especial, o choque elétrico. Nossa expectativa é que este Livro de Eletricidade Básica cumpra seu papel influenciando sig- nificativamente em seu processo de ensino-aprendizagem. Obviamente, sem a pretensão e ciente de que os assuntos aqui abordados não se esgotam jamais, requerendo de você a constante busca da ampliação e o aperfeiçoamento de seus conhecimentos, por meio de outras fontes bibliográficas. Bons estudos e mãos a obra! Carlos Wesley da Mota Bastos
Image of page 9
9 Eletricidade Básica Objetivos Ao finalizar esta lição, você deverá ser capaz de: • Conhecer o histórico da eletricidade e todos os avanços obtidos ao longo do tempo; • Reconhecer uma carga elétrica e os processos de eletrização de corpos; • Classificar os materiais elétricos em isolantes, semicondutores e condutores. Antes de iniciarmos o estudo proposto, é fundamental sabermos a divisão da eletricidade, que basicamente ocorre em três partes: Eletrostática: Parte da eletricidade que estuda as cargas elétricas em repouso, ou seja, estáticas ou em equilíbrio. Eletrodinâmica: Parte da eletricidade que estuda as cargas elétricas em movimento, ou seja, dinâmica. Eletromagnetismo: Parte da eletricidade que estuda a associação entre os fenômenos elétri- cos e magnéticos. Com essa divisão, você irá perceber o quanto será mais fácil entender a eletricidade de forma sistemática, sequencial e lógica. 1.1 Histórico da eletricidade E aí, está preparado para conhecer um pouco da história da eletricidade? Então, vamos começar? 1. INTRODUÇÃO À ELETRICIDADE Reprodução proibida. Copyright © NT Editora. Todos os direitos reservados.
Image of page 10
10 NT Editora A eletricidade é um dos grandes legados deixados por grandes cientistas do passado e você perceberá que se trata de uma das maiores riquezas de nosso tempo atual, pela sua grande aplicabili- dade e necessidade em tudo aquilo que formos fazer.
Image of page 11
Image of page 12

You've reached the end of your free preview.

Want to read all 39 pages?

  • Spring '19
  • Antonello
  • Test, The American, Resistor, eletrônica, campo elétrico, modelo atômico

What students are saying

  • Left Quote Icon

    As a current student on this bumpy collegiate pathway, I stumbled upon Course Hero, where I can find study resources for nearly all my courses, get online help from tutors 24/7, and even share my old projects, papers, and lecture notes with other students.

    Student Picture

    Kiran Temple University Fox School of Business ‘17, Course Hero Intern

  • Left Quote Icon

    I cannot even describe how much Course Hero helped me this summer. It’s truly become something I can always rely on and help me. In the end, I was not only able to survive summer classes, but I was able to thrive thanks to Course Hero.

    Student Picture

    Dana University of Pennsylvania ‘17, Course Hero Intern

  • Left Quote Icon

    The ability to access any university’s resources through Course Hero proved invaluable in my case. I was behind on Tulane coursework and actually used UCLA’s materials to help me move forward and get everything together on time.

    Student Picture

    Jill Tulane University ‘16, Course Hero Intern

Stuck? We have tutors online 24/7 who can help you get unstuck.
A+ icon
Ask Expert Tutors You can ask You can ask You can ask (will expire )
Answers in as fast as 15 minutes
A+ icon
Ask Expert Tutors