Na BMFBovespa s\u00e3o negociadas as a\u00e7\u00f5es de quase 600 empresas de diferentes

Na bmfbovespa são negociadas as ações de quase 600

This preview shows page 5 - 8 out of 17 pages.

Na BM&FBovespa são negociadas as ações de quase 600 empresas de diferentes segmentos e setores da economia. Comprando ações você se torna sócio destas companhias e passa a partic- ipar dos seus resultados. Veja abaixo alguns exemplos de grandes empresas que possuem ações negociadas na BM&FBovespa. Bancos: Itaú, Banco do Brasil, Bradesco e Santander Petrobrás Vale Lojas Americanas Natura Brasil Foods Usiminas Gerdau
Image of page 5
5 eBook Como investir em ações? 1.2 Tipos de ações Ações Ordinárias – ON É o tipo de ação que concede o direito de voto nas assembleias da companhia ao seu detentor. Ou seja, se você for um investidor que possuir uma quantidade representativa das ações ordinárias, você poderá opinar nas estratégias definidas pelo conselho de administração da empresa. Codificação: As ações ordinárias negociadas na bolsa têm o código 3, como por exemplo: Petro- bras (PETR3), Itaú (ITUB3), Banco do Brasil (BBAS3). Todas as ações que tiverem o final 3 são ações ordinárias. Ações Preferenciais – PN Os investidores que possuem as ações preferenciais têm preferência no recebimento dos dividen- dos pagos pela empresa quando ela tem lucro. Codificação: As ações preferenciais têm os códigos 4, 5 e 6, como por exemplo: Petrobras (PETR4), Bradesco (BBDC4), Usiminas (USIM5), Eletrobras (ELET6). Todas as ações que tiverem o final 4 ou 5 são ações preferenciais. Observação: as ações PN são aquelas que, geralmente, têm maior liquidez. Units São ativos negociados de forma composta, ou seja, não se trata de uma ação especificamente e sim de um grupo de ações negociadas em conjunto através de um único código de Bolsa. As ações Units tem o código 11. EMPRESA KLABIN KLBN11 COMPOSIÇÃO 1 AÇÃO ON 4 AÇÕES PN SUL AMÉRICA SULA11 COMPOSIÇÃO 1 AÇÃO ON 2 AÇÕES PN BANCO SANTANDER SANB11 COMPOSIÇÃO 1 AÇÃO ON 1 AÇÃO PN Exemplos:
Image of page 6
6 eBook Como investir em ações? O QUE É BOLSA DE VALORES? 2 A bolsa de valores é o mercado organizado onde se negociam ações de sociedades de capital aberto (públicas ou privadas) e outros valores mobiliários, tais como as opções. No cenário econômico atual, no qual predominam o uso intensivo de tecnologia e a grande competição entre as empresas e a globalização, as empresas não podem depender única e exclusivamente dos recursos próprios para financiar sua expansão. Nesse sentido, uma alternativa disponível para as empresas se capitalizarem é a abertura de capital. Abrir capital significa tornar-se uma companhia autorizada pela CVM a realizar emissões públi- cas, como debêntures, ações e bônus de subscrição. A empresa em fase de crescimento neces- sita de recursos para financiar seus projetos de expansão. A abertura de capital representa uma excepcional redução de risco para a empresa. Também, diferentemente de empréstimos, não exige rendimento definido: o retorno dos investidores depende do desempenho da empresa.
Image of page 7
Image of page 8

You've reached the end of your free preview.

Want to read all 17 pages?

  • Spring '18
  • GB
  • Dividendo, Petrobras, Lucro, Preço, Investimento

  • Left Quote Icon

    Student Picture

  • Left Quote Icon

    Student Picture

  • Left Quote Icon

    Student Picture