Modificações tanto em escala espacial quanto em

Info icon This preview shows pages 179–181. Sign up to view the full content.

modificações tanto em escala espacial quanto em função da profundidade de localização do aquífero. Dentre os parâmetros utilizados para avaliação da qualidade das águas subterrâneas, encontram-se a avaliação do pH, da temperatura, da condutividade elétrica e do potencial de oxirredução, a concentração de oxigênio dissolvido, a alcalinidade, bem como medidas da concentração de carbono total, nitrato e amônia. Porém, os limites para cada parâmetro avaliado responderá às interações água-solo e aos processos biogeoquímicos encontrados em cada região. Da mesma forma, as atividades antropogênicas influenciam diretamente essa qualidade. O impacto na qualidade das águas subterrâneas pode vir devido não só à exploração abusiva dos aquíferos para obtenção de água, como também à contaminação por meio da disposição de poluentes no solo circundante que acabam por atingir as águas subterrâneas. Tanto conta- minantes químicos quanto micro-organismos patogênicos podem alterar a qualidade da água dos aquíferos, dependendo do grau de mobilidade e da capacidade de infiltração. Dentre as barreiras para manutenção da qualidade da água dos aquíferos, encontram- -se a capacidade de diluição dos poluentes, a adsorção e atração dos poluentes às partículas do solo, bem como a capacidade degradadora das populações microbianas. Porém, quando a capacidade de imobilização ou atenuação dos contaminantes encontra-se ultrapassada, esses atingem os aquíferos, deteriorando sua qualidade da água. 2.5 Efeito das ações antrópicas na qualidade da água As ações antrópicas afetam, de maneira geral, todas as propriedades relacionadas à quali- dade da água. Isso se deve tanto à presença de cidades na bacia de drenagem de um determina- do corpo de água, quanto a atividades produtivas como a agricultura, a pecuária e a indústria. No grupo das propriedades físicas, o lançamento de águas residuárias industriais ou o uso de ambientes aquáticos como ambiente de troca de calor afetam significativamente a temperatura da massa de água. Despejos industriais e domésticos podem conter compostos
Image of page 179

Info icon This preview has intentionally blurred sections. Sign up to view the full version.

Tópicos sobre infiltração: teoria e prática aplicadas a solos tropicais 148 tensoativos (detergentes) que afetam significativamente a tensão superficial da água. O lança- mento de despejos e mesmo o lançamento de águas pluviais modificam significativamente a cor e a turbidez do corpo d’água. No caso das propriedades químicas, o lançamento de águas residuais ou o escoamen- to em áreas agrícolas é fator de grande impacto. Vale ressaltar a ampliação da presença dos macronutrientes (nitrogênio e fósforo) e do aumento das concentrações de matéria orgânica, nesse caso avaliada pelo exame da demanda bioquímica de oxigênio (DBO).
Image of page 180
Image of page 181
This is the end of the preview. Sign up to access the rest of the document.

{[ snackBarMessage ]}

What students are saying

  • Left Quote Icon

    As a current student on this bumpy collegiate pathway, I stumbled upon Course Hero, where I can find study resources for nearly all my courses, get online help from tutors 24/7, and even share my old projects, papers, and lecture notes with other students.

    Student Picture

    Kiran Temple University Fox School of Business ‘17, Course Hero Intern

  • Left Quote Icon

    I cannot even describe how much Course Hero helped me this summer. It’s truly become something I can always rely on and help me. In the end, I was not only able to survive summer classes, but I was able to thrive thanks to Course Hero.

    Student Picture

    Dana University of Pennsylvania ‘17, Course Hero Intern

  • Left Quote Icon

    The ability to access any university’s resources through Course Hero proved invaluable in my case. I was behind on Tulane coursework and actually used UCLA’s materials to help me move forward and get everything together on time.

    Student Picture

    Jill Tulane University ‘16, Course Hero Intern