Não são as suas belas mãozinhas que vão ter que

Info icon This preview shows pages 62–64. Sign up to view the full content.

View Full Document Right Arrow Icon
“Não seja pau, Jocasta! Não são as suas belas mãozinhas que vão ter que lavar o pano”. O adultério é um dueto difícil de executar, Sixsmith — tal como no bridge, quem não se livra de um parceiro desajeitado acaba metido numa enrascada terrível. Sentimento de culpa? Nenhum. Sensação de triunfo de corneador? Não exatamente. Ainda estou meio irritado com Ayrs. Uma noite dessas, os Dhondt vieram jantar e a sra. D. pediu um pouco de música de piano para ajudar a descer a comida, e assim toquei o “Anjo de Mons”, que compus naquelas férias que passei com você nas ilhas Scilly dois verões atrás, porém não assumi a autoria, dizendo que era obra de “um amigo”. Tenho trabalhado nessa peça. É melhor, mais fluida, mais sutil do que aqueles pastiches açucarados de Schubert que V. A. compunha quando ele estava na faixa dos vinte anos. J. e os Dhondt gostaram tanto que insistiram para que eu fizesse bis. Ainda estava no sexto compasso quando V. A. exerceu um poder de veto até então desconhecido. “Eu aconselharia seu amigo a estudar bem os antigos antes de se meter com os modernos.” Parece um conselho razoavelmente inócuo? Só que ele pronunciou “amigo” num semitom preciso que indicava perfeita consciência da verdadeira identidade de meu amigo. Quem sabe ele próprio não usou do mesmo estratagema, quando foi visitar Grieg em Oslo? “Sem dominar completamente o contraponto e a harmonia”, pontificou V. A., “esse sujeito nunca vai ser mais do que um camelô de bijuterias vagabundas. Pode dizer a seu amigo que fui eu quem afirmou isso.” Fiquei fervendo de raiva em silêncio. V. A. mandou J. pôr no gramofone uma gravação de uma composição dele, o “Quinteto de sopros siroco”. Ela obedeceu àquele valentão truculento. Para me consolar, fiquei relembrando como era o corpo de J. por baixo daquele vestido de verão de crepe da China, e a avidez com que ela se deita na minha cama. Muito bem, vou tripudiar sobre os chifres do meu patrão. Bem feito. Um presunçoso velho e doente continua a ser um presunçoso. Augustowski mandou um telegrama enigmático depois do concerto em Cracóvia. Traduzo do francês: PRIMEIRO TODTENVOGEL CONFUNDIU PT SEGUNDO CONCERTO PUGILATO PT TERCEIRO CONSAGRAÇÃO PT QUARTO ASSUNTO DO MOMENTO PT. Ficamos sem saber o que pensar até que chegaram recortes de jornais, logo depois do telegrama, com a tradução de Augustowski no verso de um programa do concerto. Pois bem, o nosso “Todtenvogel” virou uma cause célèbre ! Pelo visto, a crítica interpretou a nossa desintegração dos temas wagnerianos como um ataque frontal à República da
Image of page 62

Info iconThis preview has intentionally blurred sections. Sign up to view the full version.

View Full Document Right Arrow Icon
Alemanha. Um grupo de parlamentares nacionalistas obrigou as autoridades do festival a marcar um quinto concerto. O teatro, pensando na bilheteria, cedeu com prazer. O embaixador alemão registrou uma queixa oficial, e assim o sexto concerto teve ingressos vendidos em vinte e quatro horas. O efeito de tudo isso é aumentar a cotação de Ayrs em todas as bolsas musicais do mundo, menos na
Image of page 63
Image of page 64
This is the end of the preview. Sign up to access the rest of the document.

{[ snackBarMessage ]}

What students are saying

  • Left Quote Icon

    As a current student on this bumpy collegiate pathway, I stumbled upon Course Hero, where I can find study resources for nearly all my courses, get online help from tutors 24/7, and even share my old projects, papers, and lecture notes with other students.

    Student Picture

    Kiran Temple University Fox School of Business ‘17, Course Hero Intern

  • Left Quote Icon

    I cannot even describe how much Course Hero helped me this summer. It’s truly become something I can always rely on and help me. In the end, I was not only able to survive summer classes, but I was able to thrive thanks to Course Hero.

    Student Picture

    Dana University of Pennsylvania ‘17, Course Hero Intern

  • Left Quote Icon

    The ability to access any university’s resources through Course Hero proved invaluable in my case. I was behind on Tulane coursework and actually used UCLA’s materials to help me move forward and get everything together on time.

    Student Picture

    Jill Tulane University ‘16, Course Hero Intern