Puxa energic as coxas com extensão das pernas corpo

This preview shows page 39 - 41 out of 65 pages.

com a elevação ativa dos ombros e braços. “Puxa” energicamente as coxas com extensão das pernas (corpo em “L”) na fase des- cendente do voo, para receção de costas no colchão com braços afastados lateralmente. REGULAMENTO ESPECÍFICO: A zona do salto em altura integra um espaço livre para a corri- da, uma fasquia suportada por postes e um colchão de queda; A chamada tem de ser realizada a um só pé; A fasquia sobe de uma forma previamente determinada; Cada concorrente poderá decidir a que altura inicia o seu con- curso, bem como optar por saltar ou prescindir das tentativas às diferentes alturas; Para cada altura o concorrente dispõe de 3 ensaios, sendo excluí- do do concurso quando falha 3 vezes seguidas a sua tentativa de salto; Cada concorrente será creditado com o melhor dos seus saltos; O salto é considerado nulo quando o concorrente derruba a fasquia.
Image of page 39
SALTAR SALTAR 78 79 FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE ATLETISMO FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE ATLETISMO Determinantes técnicas Corrida: 1. A corrida é constituída por uma primeira parte em linha reta e uma segunda parte em curva, que se mantém até a chamada (em forma de “J”); 2. Deve ser precisa, conduzindo a um local de chamada bem definido; (Fig. 4) 3. É progressivamente acelerada, aumentando o ritmo no final; 4. A postura é erguida, com o corpo alinhado durante cada apoio, especialmente durante a curva, em que todo o corpo se inclina (em bloco) para o interior da curva; (Fig. 1) 5. No final da corrida, preparando a chamada, deve antecipar-se o avanço do pé de chamada para a frente do corpo; 6. A corrida terá entre 5 e 10 passos, de acordo com a capacida- de técnica e condicional do saltador; Chamada: 7. A chamada realiza-se perto do 1º poste, no final da curva; (Fig. 4) 8. O saltador começa a chamada com o corpo alinhado e inclina- do para o interior da curva e os ombros atrasados em relação às ancas; (Fig.4) 9. Colocar o pé de chamada apoiado com toda a planta, de forma rápida e activa, no alinhamento da corrida em curva, obliquamente à fasquia; (Fig. 4) 10. Realizar um movimento de extensão muito ativa de todas as articulações da perna de chamada (anca, joelho e pé), enquanto a coxa da perna livre avança rapidamente até a ho- rizontal, com o joelho apontado ligeiramente para o interior da curva; (Fig. 5) 11. Os braços atuam de forma rápida, com uma micro-pausa no final da chamada – a sua ação pode ser com um braço condu- tor do movimento ou com uma ação simultânea, elevando-se até à altura da cabeça. (Fig. 5) Fase Aérea, Suspensão, Transposição da Fasquia: 12. O corpo (dirigido pela cabeça) sobe após a chamada, rodan- do, simultaneamente, em torno de 3 eixos (transversal, longi- tudinal e ântero-posterior); (Fig. 6) 13. À medida que as diferentes partes do corpo ultrapassam a altura da fasquia, vão-na contornando em sequência descen- dente: (Fig. 6, 7, 8 e 9) primeiro a mão e o braço condutor (se for essa a opção); depois a cabeça; depois os ombros e o tronco; depois as ancas; e, finalmente, as pernas e os pés; 14. Quando o corpo atinge o apogeu da parábola de salto, sobre a fasquia, as ancas devem estar mais altas que os ombros, formando um arco com o corpo; (Fig. 7)
Image of page 40
Image of page 41

You've reached the end of your free preview.

Want to read all 65 pages?

  • Fall '19
  • Pedagogía, aprendizagem, jogos olímpicos, CONHECIMENTO

What students are saying

  • Left Quote Icon

    As a current student on this bumpy collegiate pathway, I stumbled upon Course Hero, where I can find study resources for nearly all my courses, get online help from tutors 24/7, and even share my old projects, papers, and lecture notes with other students.

    Student Picture

    Kiran Temple University Fox School of Business ‘17, Course Hero Intern

  • Left Quote Icon

    I cannot even describe how much Course Hero helped me this summer. It’s truly become something I can always rely on and help me. In the end, I was not only able to survive summer classes, but I was able to thrive thanks to Course Hero.

    Student Picture

    Dana University of Pennsylvania ‘17, Course Hero Intern

  • Left Quote Icon

    The ability to access any university’s resources through Course Hero proved invaluable in my case. I was behind on Tulane coursework and actually used UCLA’s materials to help me move forward and get everything together on time.

    Student Picture

    Jill Tulane University ‘16, Course Hero Intern

Stuck? We have tutors online 24/7 who can help you get unstuck.
A+ icon
Ask Expert Tutors You can ask You can ask You can ask (will expire )
Answers in as fast as 15 minutes
A+ icon
Ask Expert Tutors