Apostila - Projetos em Engenharia.pdf

This preview shows page 77 - 81 out of 91 pages.

levantamento são realizadas tarefas. Para cada tarefa, são gerados documentos que servirão de base para a execução do projeto planejado. Uma das bases de projeto em engenharia está relacionado à engenharia de produto. No caso de planejamento de produto, deve-se levar em consideração o grau de originalidade do produto. Isso caracterizará o projeto a ser desenvolvido, que pode ser:Projeto inovador: o projeto é baseado em novos conhecimentos científicos ou com base em uma recombinação de soluções familiares.Projeto adaptativo: o princípio da solução do problema é preservado e o projeto gera uma adaptação da solução a novas condições.Projeto alternativo: baseado em sistemas modulares, pode caracterizar variação de tamanho ou arranjo de componentes para uma nova reconfiguração.O planejamento do produto é realizado a partir do conhecimento sobre a empresa, o mercado e o cenário ou situação que precisa ser resolvida (ou onde o produto será inserido).
Projetos em Engenharia78O procedimento de planejamento do produto possui como etapas (PAHL et al., 2005, p. 52):Análise da situação: Identificação da fase do ciclo de vidaElaboração da matriz produto-mercadoIdentificação da competênciaCaptação de informações sobre a tecnologiaAvaliação de desenvolvimentos futurosFormulação de estratégias de busca: gera como resultado a proposta para o campo de procura. É realizada a partir de:Identificação de oportunidades estratégicasIdentificação de demandas e tendênciasAdequação aos objetivos da empresaDeterminação dos campos de procuraBusca de ideias para o produto: Trabalho nos campos de procuraEstruturas de funçõesEstruturas de trabalhoEstruturas de construçãoEstruturas de sistemasSeleção de ideias de produto: é realizada através de tomadas de decisão a partir de critérios de seleção e avaliação.
Projetos em Engenharia79Definição de produtos: gera como resultado a proposta de produto. É realizada a partir de:Especificação de ideias selecionadasDefinição dos requisitos de produtoEsclarecimento e especificação:gera como resultado a lista de requisitos para o de-senvolvimento do projeto. É realizada a partir da:Complementação de requisitos externosAcréscimo de requisitos internosEstruturação dos requisitosA maior parte dos projetos de engenharia é apoiada por programas de computadores: “Uma grande variedade de sistemas de programas e programas específicos está disponível como ferramentas de projeto ou para a execução de tarefas específicas.” (PAHL et al., 2005, p. 383).Os programas mais utilizados realizam tarefas como:Cálculos de peças, subconjuntos ou produtosOtimização de produtos, componentes e processosSimulação de movimentosSimulação de processos de trabalhosDesenhos de estruturasApoio a desenhos industriaisConstrução e alteração de modelos geométricosDisponibilização de informações
Projetos em Engenharia80Os softwaressão caracterizados emApoio informatizado permanente para tratamento de dados e realização de protótipos.

  • Left Quote Icon

    Student Picture

  • Left Quote Icon

    Student Picture

  • Left Quote Icon

    Student Picture