Note que se houver um erro na formulação o

  • No School
  • AA 1
  • 220

This preview shows page 112 - 115 out of 220 pages.

produzida de cada eixo pelos seus respectivos lucros unitários. Note que se houver um erro na formulação, o resultado calculado não será a solução ótima. Fonte: elaborada pelo autor. Figura 3.12 | Quadro de preenchimento dos parâmetros do Solver Uma vez montada a planilha, acionamos a ferramenta solver, e se abrirá o quadro visto na Figura 3.12. Assimile O solver é uma ferramenta muito útil no estudo da Pesquisa Operacio- nal. Entretanto, lembre-se de que as planilhas somente facilitam os cálculos e evitam os erros que podem ser cometidos devido à repetitividade desses cálculos. É necessário que você entenda que o mais importante é ter um sólido conhecimento na construção de modelos, pois a construção correta dos modelos garantirá que os cálculos feitos pela planilha levarão à solução ótima do problema. Portanto, estude até assimilar como formular corretamente os parâmetros que alimentarão o solver.
Image of page 112
U3 - Software de otimização: uso do solver do Excel 111 Fonte: elaborada pelo autor. Figura 3.13 | Quadro de adição das restrições No espaço Definir Objetivo deve ser selecionada a célula com a fórmula da função objetivo. No nosso exemplo, a célula da função objetivo é G10. Basta selecionar a célula com o mouse . Selecionamos a opção Max (maximizar) no espaço Para: por se tratar de um problema de maximização do resultado. As células variáveis são colocadas na caixa “Alterando Células Variáveis” que no nosso exemplo são as células B11, C11 e D11. Com o mouse , clique com o botão esquerdo em B11 e arraste nas três células. Por se tratar de um problema de programação linear, selecione a opção LP Simplex (Programação Linear Simplex) como método de solução. As restrições são inseridas clicando o botão Adicionar, que abrirá a caixa conforme a Figura 3.13. Na caixa esquerda são colocadas as células da Quantidade Utilizada; na caixa direita as células com a Disponibilidade dos recursos; e no centro o símbolo referente à inequação que depende das condições do problema analisado. Exemplificando Podemos perceber que a ferramenta solver do MS Excel é muito útil e versátil na resolução de problemas de Pesquisa Operacional. Essa versatilidade está no fato de podermos “misturar” as condições impostas pelo problema sem muitas preocupações. Um exemplo da facilidade que o solver nos proporciona está no fato de podermos resolver problemas com as diversas condições impostas pelas restrições sem a necessidade de adaptações na hora de construir os modelos. Condições do tipo “menor ou igual”, “maior ou igual”, “igual a” podem estar no mesmo modelo sem nenhum problema.
Image of page 113
U3 - Software de otimização: uso do solver do Excel 112 Exemplo: Maximizar + x y 3 Sujeito a: 5 3 10 7 4 34 4 13 154 0;_ 0 + = + x y x y x y x y O modelo na planilha fica conforme a Figura 3.14, os parâmetros do Solver conforme a Figura 3.15 e a solução ótima conforme Figura 3.16.
Image of page 114
Image of page 115

You've reached the end of your free preview.

Want to read all 220 pages?

  • Fall '19
  • São Paulo, Segunda Guerra Mundial, aprendizagem, CONHECIMENTO

What students are saying

  • Left Quote Icon

    As a current student on this bumpy collegiate pathway, I stumbled upon Course Hero, where I can find study resources for nearly all my courses, get online help from tutors 24/7, and even share my old projects, papers, and lecture notes with other students.

    Student Picture

    Kiran Temple University Fox School of Business ‘17, Course Hero Intern

  • Left Quote Icon

    I cannot even describe how much Course Hero helped me this summer. It’s truly become something I can always rely on and help me. In the end, I was not only able to survive summer classes, but I was able to thrive thanks to Course Hero.

    Student Picture

    Dana University of Pennsylvania ‘17, Course Hero Intern

  • Left Quote Icon

    The ability to access any university’s resources through Course Hero proved invaluable in my case. I was behind on Tulane coursework and actually used UCLA’s materials to help me move forward and get everything together on time.

    Student Picture

    Jill Tulane University ‘16, Course Hero Intern

Stuck? We have tutors online 24/7 who can help you get unstuck.
A+ icon
Ask Expert Tutors You can ask You can ask ( soon) You can ask (will expire )
Answers in as fast as 15 minutes
A+ icon
Ask Expert Tutors