riar de 445 C a 455 C a velocidade de reação é muito rápida no ínicio formando

Riar de 445 c a 455 c a velocidade de reação é

This preview shows page 7 - 9 out of 11 pages.

riar de 445 °C a 455 °C ; a velocidade de reação é muito rápida no ínicio, formando-se a maior parte da camada. Em seguida a reação passa a ser mais lenta e a espessura não aumenta muito, mesmo permanecendo imersa por lon- go tempo. 4 – Tempo : como a temperatura, o tempo de imersão é um dos fatores que influenciam na formação da camada de zinco na peça. Quanto maior o tempo de imersão, maior será a cama- da. Além disso, existe o tempo inerente à imer- são, que consiste na velocidade do equipamen- to que desce e sobe os materiais no banho de zinco. Geralmente esta velocidade varia de 6 a 8 metros por minuto na imersão e 0,8 metros na remoção. 5 – Composição do Banho: os principais ele- mentos adicionados ao banho de zinco, e que na prática se mostram verdadeiramente rele- vantes na formação da camada são: o Alumínio e o Níquel. O Alumínio já utilizado a mais tem- po, se mostra eficiente na redução da aplicação da camada quando adicionado em quantidade acerca de 0,005% do total da massa do banho de zinco. As grandes vantagens proporcionadas pela adição do alumínio são: a redução na velo- cidade de oxidação do banho, a redução de per- das de calor e ainda um acabamento diferen- ciado na peça em relação à aparência. O Níquel por sua vez foi descoberto mais recentemente e só então foi constatado que em adições perto dos 0,05% do total da massa do banho, ele se mostra determinante na formação da camada de zinco; porém como o níquel age inibindo e retardando o efeito catalisador que o silício, presente no metal base, causa na formação da liga Fe-Zn durante o processo, o níquel só terá relevante importância na formação da camada em aços de maior teor de silício, que são os cha- mados aços reativos. 5.1 – No processo de zincagem por imersão a quente dois resíduos aparecem e podem conta- minar o banho: - Borra: massa pastosa constituída de Fe-Zn (5,0 % + 95,0 %) - Cinza ou Escória: formada basicamente por óxido de zinco na superfície do banho. 6 – A espessura do revestimento varia de acordo com vários fatores, ou seja: - Aço: composição química e a espessura do metal; - Composição do banho de zinco: Zn, Al, Pb, Ni, etc; - Temperatura: em torno de 450 ° C; - Tempo de imersão: características específicas da peça. 6.1 As várias tonalidades de cor cinza, brilho ou ausência do brilho não tem qualquer efeito sobre a eficácia do revestimento. 12 13 Foto VI 2 Foto VI 1 2.1.1 – Silício: Vemos nesta foto VI 2 mais um exemplo onde o metal base é rico na concentração de silício, ocasionando assim as manchas centrais que observamos nas peças.
Image of page 7
Manual de Zincagem por Imersão a Quente Manual de Zincagem por Imersão a Quente 2.1.2 –Concentração de Metais: Na foto VI 3 podemos observar que em uma mesma peça pode haver ocorrência de elevadas concentrações de diferentes tipos de metais. Por exemplo, do lado esquerdo podemos constatar mais uma vez a presença do silício enquanto que do lado direito aparece elevada concentração de carbono. Foto VI 3 2.1.3 –Concentração de Carbono: A foto VI 4 mostra mais detalhada- mente o aspecto da peça da foto anterior do lado em que existe uma maior concentração de carbono.
Image of page 8
Image of page 9

You've reached the end of your free preview.

Want to read all 11 pages?

  • Fall '19
  • Ferro, alumínio, Zinco

What students are saying

  • Left Quote Icon

    As a current student on this bumpy collegiate pathway, I stumbled upon Course Hero, where I can find study resources for nearly all my courses, get online help from tutors 24/7, and even share my old projects, papers, and lecture notes with other students.

    Student Picture

    Kiran Temple University Fox School of Business ‘17, Course Hero Intern

  • Left Quote Icon

    I cannot even describe how much Course Hero helped me this summer. It’s truly become something I can always rely on and help me. In the end, I was not only able to survive summer classes, but I was able to thrive thanks to Course Hero.

    Student Picture

    Dana University of Pennsylvania ‘17, Course Hero Intern

  • Left Quote Icon

    The ability to access any university’s resources through Course Hero proved invaluable in my case. I was behind on Tulane coursework and actually used UCLA’s materials to help me move forward and get everything together on time.

    Student Picture

    Jill Tulane University ‘16, Course Hero Intern

Stuck? We have tutors online 24/7 who can help you get unstuck.
A+ icon
Ask Expert Tutors You can ask You can ask You can ask (will expire )
Answers in as fast as 15 minutes
A+ icon
Ask Expert Tutors