Dades dos solos naturais estão associadas ao nível

Info icon This preview shows pages 271–274. Sign up to view the full content.

dades dos solos naturais estão associadas ao nível de precipitação e à evaporação antecedente e, portanto, à estação climática. A Figura 5 apresenta a distribuição das precipitações no pe- ríodo de realização dessas cinco etapas de ensaio. A precipitação acumulada mensamente de setembro a novembro, foi, respectivamente, de 49 mm, 297 mm e 202 mm, totalizando 548 mm no período. Figura 5. Distribuição das precipitações ao longo do período de realização dos ensaios.
Image of page 271

Info icon This preview has intentionally blurred sections. Sign up to view the full version.

Avanço da frente de infiltração em solos profundamente intemperizados não saturados 241 A Figura 6 ilustra, com os resultados obtidos na primeira etapa, os perfis de umidade obtidos antes e após as cinco etapas de ensaio de infiltração. Os resultados permitiram veri- ficar, observando-se os perfis de umidade mais distantes do furo de infiltração (RESTREPO, 2010), que até a terceira etapa de ensaio as precipitações ocorridas não haviam afetado o perfil de umidade. Verificou-se, ainda, que na quarta etapa apenas o ponto mais superficial do perfil apresentou aumento de umidade em relação ao início da série de ensaios. Já para a quinta e última etapas do ensaio realizadas em 15 de novembro de 2009, todo o perfil de solo havia sofrido aumento de umidade devido às precipitações pluviométricas (Figura 7). Verificou-se, ainda, que apenas para a distância de 0,5 m do ponto de ensaio a umidade do perfil de solo sofreu influência perceptível da infiltração, como ilustra a Figuras 6. Figura 6. Perfis de umidade obtidos para a 1ª Etapa de ensaio. Figura 7. Perfis de umidade obtidos para a 5ª Etapa de ensaio.
Image of page 272
Tópicos sobre infiltração: teoria e prática aplicadas a solos tropicais 242 As avaliações do comportamento da umidade do solo frente à infiltração são importan- tes, pois as condições iniciais de umidade do solo afetam a infiltrabilidade, como se verá mais adiante. Então, para uma visão mais geral das variações de umidade, recorreu-se à geoestatís- tica como ferramenta auxiliar, visto que ela permite estabelecer um modelo de semivariogra- ma que melhor descreve a variabilidade espacial dos dados usando processo de interpolação. É importante que o modelo ajustado represente a tendência da semivariância em relação à distância, sendo a krigagem o método de interpolação adotado (JOHANN et al ., 2004). Para aplicação desse método de interpolação foi utilizado o programa Surfer 8 ( Golden Software Inc ). O Surfer é um programa de mapeamento georreferenciado de superfície em 3D (tridimensional) e de contorno, desenvolvido pela Golden Software , que cria ou importa arquivos para que sejam internamente processados. Por se tratar de espacialização de dados, os arquivos originais do Surfer são do tipo tabelas em formato Excel ou equivalente, possuin- do sempre três colunas de variáveis, XYZ. Convencionalmente, as duas primeiras colunas, X e Y, referem-se sempre às coordenadas da posição geográfica e a terceira à variável profun- didade Z, alvo da espacialização. Esses arquivos são importados e visualizados inicialmente
Image of page 273

Info icon This preview has intentionally blurred sections. Sign up to view the full version.

Image of page 274
This is the end of the preview. Sign up to access the rest of the document.

{[ snackBarMessage ]}

What students are saying

  • Left Quote Icon

    As a current student on this bumpy collegiate pathway, I stumbled upon Course Hero, where I can find study resources for nearly all my courses, get online help from tutors 24/7, and even share my old projects, papers, and lecture notes with other students.

    Student Picture

    Kiran Temple University Fox School of Business ‘17, Course Hero Intern

  • Left Quote Icon

    I cannot even describe how much Course Hero helped me this summer. It’s truly become something I can always rely on and help me. In the end, I was not only able to survive summer classes, but I was able to thrive thanks to Course Hero.

    Student Picture

    Dana University of Pennsylvania ‘17, Course Hero Intern

  • Left Quote Icon

    The ability to access any university’s resources through Course Hero proved invaluable in my case. I was behind on Tulane coursework and actually used UCLA’s materials to help me move forward and get everything together on time.

    Student Picture

    Jill Tulane University ‘16, Course Hero Intern