Uma tubulação disposta no interior da trincheira

Info icon This preview shows pages 425–427. Sign up to view the full content.

Uma tubulação disposta no interior da trincheira interligou os poços de infiltração e fez a adução dos fluxos. Essa tubulação pode ser perfurada com broca de diâmetro 10 mm em 2/3 de seção do tubo com a finalidade de conduzir os fluxos e favorecer a infiltração no percurso do fluxo. Destaca-se que tubos já perfurados destinados a drenagem encontram-se disponí- veis no mercado e podem ser utilizados. Para revestimento dos poços de infiltração, podem ser utilizadas manilhas em concreto armado perfuradas, ou alvenaria em tijolos maciços ou furados assentados em crivo, ou ainda pneus usados perfurados e assentados de forma a per- mitir a saída da água para infiltrar-se no solo. O tipo de revestimento dos poços depende do empreendimento, da disponibilidade de materiais e de especificidades da obra, como a carga sobre o local. Assim, em empreendimento que exige maior rapidez na execução de um grande número de poços, podem-se utilizar manilhas de concreto e pneus usados. Para os casos onde a superfície está sujeita a algum tipo de carregamento, como circulação de veículos ou outros tipos de carregamento, os revestimentos como pneus usados, que são compressíveis, podem ser trabalhados para se tornarem mais rígidos. Em qualquer uma das situações, o poço é re- vestido com manta de geotêxtil na interface solo-revestimento. Manilhas em concreto armado pré-moldado e pneus usados perfurados ou outro re- vestimento são utilizados para dar estabilidade ao perfil de solo nas paredes do poço. Cui- dados especiais são adotados no uso de pneus como revestimento, perfurando-os para evitar
Image of page 425

Info icon This preview has intentionally blurred sections. Sign up to view the full version.

Tópicos sobre infiltração: teoria e prática aplicadas a solos tropicais 396 acumular água e possibilitar a proliferação de vetores. Para melhorar as condições de fluxo, promove-se o afastamento vertical entre eles por meio da inclusão de pedaços dos próprios pneus. A seguir, são apresentados os processos utilizados para a escavação dos poços e trin- cheiras. Os poços podem ser escavados utilizando uma perfuratriz apropriada para produzir o diâmetro projetado. A escavação das trincheiras pode ser feita utilizando uma retroescava- deira, e o acabamento entre a junção poço trincheira é feita por escavação manual (Figuras 15a, b, c, d). (a) (b) (c) (d) Figura 15. a) Perfuratriz; b) vista de um poço escavado; c) escavação de trincheira com o uso da retro- escavadeira, d) trincheira e poços escavados (LEãO CARVALHO et al. , 2011). A Figura 16 mostra o processo de revestimento de poços e trincheiras com manta de geotêxtil (a) e revestimento dos poços com tubos de concreto perfurado (b e c). (a) (b) (c) Figura 16. Escavação manual das trincheiras e configuração final dos poços e trincheiras. Processo utili- zado para descer as manilhas nos poços e configuração final de um poço revestido (LEãO CARVALHO et al ., 2011).
Image of page 426
Image of page 427
This is the end of the preview. Sign up to access the rest of the document.

{[ snackBarMessage ]}

What students are saying

  • Left Quote Icon

    As a current student on this bumpy collegiate pathway, I stumbled upon Course Hero, where I can find study resources for nearly all my courses, get online help from tutors 24/7, and even share my old projects, papers, and lecture notes with other students.

    Student Picture

    Kiran Temple University Fox School of Business ‘17, Course Hero Intern

  • Left Quote Icon

    I cannot even describe how much Course Hero helped me this summer. It’s truly become something I can always rely on and help me. In the end, I was not only able to survive summer classes, but I was able to thrive thanks to Course Hero.

    Student Picture

    Dana University of Pennsylvania ‘17, Course Hero Intern

  • Left Quote Icon

    The ability to access any university’s resources through Course Hero proved invaluable in my case. I was behind on Tulane coursework and actually used UCLA’s materials to help me move forward and get everything together on time.

    Student Picture

    Jill Tulane University ‘16, Course Hero Intern