Course Hero Logo

Manifestamente pelo conteúdo se alguém sonha com um

Course Hero uses AI to attempt to automatically extract content from documents to surface to you and others so you can study better, e.g., in search results, to enrich docs, and more. This preview shows page 79 - 81 out of 182 pages.

manifestamente pelo conteúdo. Se alguém sonha com um leão, ainterpretação correta somente pode estar orientada para o leão, i. é, seráessencialmente umaampliaçãodessa imagem. Tomar outra coisa seria umaconcepção inadequada e errada, pois a imagem do "leão" constitui por si sóuma concepção inequívoca e suficientemente positiva. Quando Freud afirmaque o sonho significa coisa diversa da que apresenta, o que faz é "criar umapolêmica" entre essa sua concepção e a concepção que o sonho tem de sipróprio como fenômeno natural e espontâneo; por isso essa polêmica éinválida. A interpretação responsável do ponto de vista científico, i. é, a quese movimenta ao longo da linha da imagem a ser interpretada, não fica sendoapenas uma tautologia, mas amplia o sentido para formar uma concepçãomais geral (ampliação). Mesmo uma concepção matemática do psíquico,caso isso fosse possível, não poderia ser outra coisa do que uma ampliaçãodo seu sentido, expressa algebricamente. A psicofísica de FECHNER é nesteponto um exemplo do oposto, i. é, não passa de uma acrobacia em quealguém tenta saltar por cima da própria cabeça.Neste ponto decisivo a psicologia se encontra situada além da ciêncianatural. Partilha com ela o mesmo método da observação e da averiguaçãoempírica dos fatos. Falta-lhe, porém, o tal ponto reclamado por Arquimedes,situado no exterior, e por isso também a possibilidade de medição objetiva.Quanto a isso, a psicologia está em desvantagem indiscutível perante aciência natural. Em situação análoga se encontra, no momento, apenas afísica atômica, em cujos domínios o processo a observar é modificado pelaobservação. Como a física deve referir suas medições aos objetos, vê-seforçada a fazer distinção entre os meios de observação e o observador11,pelo que as categorias de tempo, espaço e causalidade se tornam relativas.11. Agradeço esta formulação à gentileza do sr. prof. Markus Fierz.Este encontro singular entre a física atômica e a psicologia constitui umavantagem inapreciável para a psicologia, por fornecer-nos ao menos umaleve esperança da possibilidade de existir para ela o tal ponto de apoioreclamado por Arquimedes. O mundo atômico microscópico apresentatraços, cuja afinidade em relação ao psíquico chamou a atenção dos própriosfísicos.12Daí decorre, como parece, ao menos a insinuação de que sejapossível a "reconstrução" do processo psíquico em outro meio, i. é, namicrofísica da matéria. No entanto, mesmo atualmente, ninguém poderia,nem de longe sequer, indicar o aspecto de tal reconstrução. Evidentementeessa reconstrução somente poderá ser efetuada pela própria natureza, outalvez se possa mesmo supor que isso já está acontecendo continuamente, domesmo modo pelo qual a psique percebe o mundo físico. A situação atual da
psicologia em relação à ciência natural não é completamente desesperadora,mesmo que ainda se ache fora do alcance do conhecimento atual como já foidito.

Upload your study docs or become a

Course Hero member to access this document

Upload your study docs or become a

Course Hero member to access this document

End of preview. Want to read all 182 pages?

Upload your study docs or become a

Course Hero member to access this document

Term
Fall
Professor
N/A
Tags
Adulto, Medo, Crian a, Pensamento, She A History of Adventure,

Newly uploaded documents

Show More

  • Left Quote Icon

    Student Picture

  • Left Quote Icon

    Student Picture

  • Left Quote Icon

    Student Picture