Conclui se que nesse caso o ensaio de poço de

Info icon This preview shows pages 419–422. Sign up to view the full content.

Conclui-se que nesse caso, o ensaio de poço de pequeno diâmetro, poço a trado, supe- restimou a taxa de infiltração do poço de grande diâmetro.
Image of page 419

Info icon This preview has intentionally blurred sections. Sign up to view the full version.

Tópicos sobre infiltração: teoria e prática aplicadas a solos tropicais 390 Figura 11. Taxa de infiltração do perfil de solo para o poço a trado (poço pequeno) e poço de grande diâmetro (LEãO CARVALHO et al .(2011). 5.4.1 Ensaio de infiltrômetro de anéis concêntricos O ensaio de infiltrômetro de anéis concêntricos tem sido constantemente utilizado na área agrícola e no manejo do solo. A superfície irregular de um solo pode apresentar depres- sões, macroporosidade provocada pelas raízes das plantas e pelo movimento do ar, vapor d’água e água no solo. A Figura 12 mostra o desenho manuscrito de Horton (1933), analisan- do o movimento do ar e da água no solo, relacionado com as características da superfície do solo e a presença de canais ou pedotubos (macroporos). Figura 12. Comportamento da água e ar em presença de um macroporo (manuscrito de HORTON, 1933 apud BEVEN, 2004). O ensaio de infiltração por infiltrômetro de anéis concêntricos é bastante utilizado na avaliação da infiltrabilidade para a determinação da parcela de infiltração do balanço hídrico de um local e de bacias de infiltração. Ele pode ainda ser utilizado na determinação da taxa de infiltração na base de poços e trincheiras e em camadas de apoio de colchões e pavimentos drenantes. Os principais fatores que modificam a capacidade de infiltração da superfície do solo são: a) a cobertura do solo, que poderá favorecer a infiltração da água no solo;
Image of page 420
Poços como estruturas de infiltração 391 b) alguns tipos de vegetação que possuem um sistema radicular, que melhor favorece a absorção da água através das raízes ao produzirem macroporos; c) o manejo dos solos, que tende a melhorar a capacidade de infiltração do solo. No entanto, se esse manejo for inadequado ou se a camada de cobertura vegetal for reti- rada sem que se faça a sua reposição quase que imediata, a capacidade de infiltração pode piorar. Por um lado, a superfície exposta do solo fica sujeita ao fenômeno do encrustamento, resultante do impacto de gotas de chuva ou ressecamento, dificultan- do a infiltração; por outro, alguns insumos e defensivos agrícolas podem reagir com o solo, defloculando-o e facilitando o processo de encrustamento. Em estruturas ou sistemas de controle das águas pluviais na fonte, tais como poços, valas, colchões ou trincheiras, pode-se determinar a condutividade hidráulica do solo saturado utili- zando infiltrômetros de anéis concêntricos cravados na superfície do terreno. O ensaio consiste em cravar dois tubos rígidos com dimensões mais usuais de 30,0 cm de diâmetro, anel interno e de 60,0 cm, anel externo, ambos com altura de 30,0 cm. Para o ensaio, os anéis são cravados concentricamente pelo menos 10,0 cm no solo. A carga hidráulica é então mantida constante por meio do abastecimento de água nos anéis. O teste deve ser feito para diferentes cargas hidráulicas. As leituras são feitas de acordo com a redução da carga hidráulica em relação ao
Image of page 421

Info icon This preview has intentionally blurred sections. Sign up to view the full version.

Image of page 422
This is the end of the preview. Sign up to access the rest of the document.

{[ snackBarMessage ]}

What students are saying

  • Left Quote Icon

    As a current student on this bumpy collegiate pathway, I stumbled upon Course Hero, where I can find study resources for nearly all my courses, get online help from tutors 24/7, and even share my old projects, papers, and lecture notes with other students.

    Student Picture

    Kiran Temple University Fox School of Business ‘17, Course Hero Intern

  • Left Quote Icon

    I cannot even describe how much Course Hero helped me this summer. It’s truly become something I can always rely on and help me. In the end, I was not only able to survive summer classes, but I was able to thrive thanks to Course Hero.

    Student Picture

    Dana University of Pennsylvania ‘17, Course Hero Intern

  • Left Quote Icon

    The ability to access any university’s resources through Course Hero proved invaluable in my case. I was behind on Tulane coursework and actually used UCLA’s materials to help me move forward and get everything together on time.

    Student Picture

    Jill Tulane University ‘16, Course Hero Intern