Alguns s\u00f3lidos passam diretamente do estado s\u00f3lido ao estado gasoso sem

Alguns sólidos passam diretamente do estado sólido

This preview shows page 80 - 83 out of 127 pages.

Alguns sólidos passam diretamente do estado sólido ao estado gasoso sem primeiro se liquefazer. Este fenômeno é chamado de sublimação. A temperatura na qual a sublimação ocorre é chamada de ponto de sublimação. Conforme um líquido é aquecido, a pressão de vapor do líquido aumenta até o ponto onde ela se iguala à pressão aplicada (normalmente a pressão atmosférica). Neste ponto observa-se a ebulição do líquido. O ponto de ebulição normal é medido a 760 mm Hg. Em uma pressão mais baixa, a pressão de vapor necessária para ocorrer a ebulição também será mais baixa, e o líquido entrará em ebulição a uma temperatura menor. Em outras palavras, o ponto de ebulição(p.e.), figura 2 (b), de um líquido pode ser definido como a temperatura na qual a pressão do vapor do líquido é igual à pressão externa na superfície do líquido. O ponto de ebulição (a uma determinada pressão) é uma propriedade característica de um líquido puro, da mesma maneira que o ponto de fusão é uma propriedade característica de um sólido cristalino puro. Entretanto, ao se determinar um ponto de ebulição a pressão deve sempre ser registrada, ao contrário das determinações de pontos de fusão.
Laboratório de Química QUI126 2019 78 Figura 2: Esquema para determinação do (a) ponto de fusão e (b) ponto de ebulição PARTE PRÁTICA Procedimento 1: Determinação da densidade de um SÓLIDO a)Pesar as duas amostras de madeira, disponíveis em sua bancada. b)Calcular o volume das amostras, a partir da expressão matemática adequada ao formato da amostra. c)Preencher a tabela abaixo a partir das medidas realizadas. Amostra Massa (g) Volume (cm3) 1 2 Realize os cálculos necessários para o preenchimento da tabela a seguir.Amostra m + V m X V m / V V / m 1 2 d)Após, adicionar um pedaço de madeira em um cuba com água destilada. Observar. Materiais: 02 pedaços de madeira (mesmo tipo) 01 régua 01 balança digital 01 cuba (a) (b) O item “d” deve ser realizado pelo professor
Laboratório de Química QUI126 2019 79 Procedimento 2: Determinação da densidade de LÍQUIDOS a)Em um béquer de 100 mL, adicionar aproximadamente 80 mL de água destilada. b)Com o auxílio de um termômetro, medir a temperatura da água (T= ºC). c)Pesar cuidadosamente o picnômetro (com seu tubo capilar) seco e vazio (mP). d)Encher completamente o picnômetro com a água destilada do béquer. Tampar o picnômetro de maneira que o excesso de água escorra pelo capilar. Verificar se bolhas de ar não ficaram aprisionadas no interior do picnômetro. Se isso ocorrer, remova-as e preencha-o novamente. Enxugar com papel toalha as paredes externas do picnômetro. e)Pesar o picnômetro cheio com água (m1 picnômetro + água). Depois descartar a água na pia.

  • Left Quote Icon

    Student Picture

  • Left Quote Icon

    Student Picture

  • Left Quote Icon

    Student Picture