Vamos ver um exemplo do dia a dia para você

  • No School
  • AA 1
  • 220

This preview shows page 27 - 29 out of 220 pages.

Vamos ver um exemplo do dia a dia para você compreender melhor? Imagine que um membro da sua família esteja em dúvida com relação à compra de um carro e buscou a sua ajuda para decidir se deve comprar um veículo ou não e qual modelo escolher. Então, nesse caso, o problema é decidir pela compra de um modelo específico. A primeira coisa que você deveria fazer é conversar com a pessoa que será responsável pela compra, aquele que tomará a decisão, e sondar o pensamento dele com relação ao propósito da aquisição. Talvez o objetivo seja gastar pouco dinheiro com combustível, ou seja, ter um carro econômico, ou pode ser que o propósito seja ter um veículo robusto para viajar, entre outras possibilidades. Uma vez que você sondou o decisor e conseguiu definir o problema em questão, você começará a coletar as informações necessárias para o processo de tomada de decisão. Essa é uma tarefa bem delicada, pois às informações necessárias nem sempre são fáceis de serem obtidas; às vezes elas podem nem existir ou podem depender de pessoas ou processos a que você não tem acesso. Por isso, vale a pena lembrar do que foi dito na seção anterior, isto é, lembre-se de que nós trabalhamos com modelos porque eles são uma representação simplificada da realidade. Muitas vezes não é possível saber todos os dados, além de que não são todas as informações que serão relevantes para o nosso problema e que devem ser obtidas. Voltando ao nosso exemplo, fica evidente que você precisa coletar todas as informações necessárias para a modelagem e a tomada de decisão, além das informações como as restrições e possíveis alternativas. Alguns dados que você poderia levantar junto ao seu familiar seriam a restrição de quanto gastar na aquisição, a distância mensal percorrida, o preço do combustível, o valor do seguro, entre outros que você julgar relevantes. Pesquise mais Prezado aluno, vamos nos aprofundar um pouco mais sobre a definição e a coleta de dados em pesquisa operacional?
Image of page 27
U1 - Modelagem na tomada de decisão 26 E como já falamos sobre modelos e já sabemos que a PO é a ferramenta ou o ramo da ciência, que busca desenvolver modelos para ajudar as organizações e os indivíduos em seus processos decisórios, quais são os principais tipos de modelos de que nós dispomos? Nós temos os modelos icônicos, que também podem ser chamados de concretos, modelos analógicos e modelos simbólicos, também chamados de abstratos. Os modelos icônicos são aqueles que são construídos por meio de fatos da realidade, tal como o mapa da cidade de São Paulo, com a divisão dos bairros, apresentado na Figura 1.2. Vale a pena ler a Seção 2.1, Definição de um Problema, do livro Introdução à pesquisa operacional de André Longaray, na qual o autor apresenta uma abordagem detalhada da definição, como perceber e identificar um problema e utilizar algumas ferramentas para tanto, como o Diagrama de Ishikawa.
Image of page 28
Image of page 29

You've reached the end of your free preview.

Want to read all 220 pages?

  • Fall '19
  • São Paulo, Segunda Guerra Mundial, aprendizagem, CONHECIMENTO

What students are saying

  • Left Quote Icon

    As a current student on this bumpy collegiate pathway, I stumbled upon Course Hero, where I can find study resources for nearly all my courses, get online help from tutors 24/7, and even share my old projects, papers, and lecture notes with other students.

    Student Picture

    Kiran Temple University Fox School of Business ‘17, Course Hero Intern

  • Left Quote Icon

    I cannot even describe how much Course Hero helped me this summer. It’s truly become something I can always rely on and help me. In the end, I was not only able to survive summer classes, but I was able to thrive thanks to Course Hero.

    Student Picture

    Dana University of Pennsylvania ‘17, Course Hero Intern

  • Left Quote Icon

    The ability to access any university’s resources through Course Hero proved invaluable in my case. I was behind on Tulane coursework and actually used UCLA’s materials to help me move forward and get everything together on time.

    Student Picture

    Jill Tulane University ‘16, Course Hero Intern

Stuck? We have tutors online 24/7 who can help you get unstuck.
A+ icon
Ask Expert Tutors You can ask You can ask ( soon) You can ask (will expire )
Answers in as fast as 15 minutes
A+ icon
Ask Expert Tutors