E uma vez criados os atributos em classes ou em

This preview shows page 145 - 148 out of 213 pages.

e) Uma vez criados os atributos em classes ou em entidades, não é possívelalterar o conteúdo armazenado, isto é, assim que o atributo for criado,recebe um valor e não pode mais ser alterado.
3.Um exemplo prático da utilização de UML em um diagrama de entidade-relacionamentos é a aplicação da generalização e especialização, quenada mais é do que usar o conceito de herança no modelo lógico dobanco de dados.Assinale a alternativa correta que mostra os tipos de generalização eespecialização.
U3 - Abordagem entidade-relacionamento36Olá, seja bem-vindo!Nesta seção vamos utilizar ferramentas para auxiliar no processode modelagem de dados. Você conhecerá a ferramenta CASE,cujo principal objetivo é a criação do modelo gráfico do diagramaentidade-relacionamentos. Além disso, com as informações vistasnesta seção, você deverá terminar o processo de modelagem dobanco de dados do salão de beleza da Dona Áurea. Vamos relembraro que já foi realizado?O salão de beleza precisa de um banco de dados para o controlede clientes, funcionários, serviços realizados, fornecedores eagendamento de horários. Encontramos as tabelas Cliente, Serviço,Funcionário, Agenda, Atendimento, Fornecedores e Produtos. Nosegundo momento, aplicamos os recursos de herança nos tipos deCliente e classificamos os clientes em VIP, Casual e Mensal.A dona Áurea deseja manter um histórico de atendimento deseus clientes. Isso permitirá que ela analise o perfil de seus clientes,determine os serviços mais procurados no salão e verifique osfuncionários mais requisitados. Para isso, precisaremos resolver asseguintes situações:Como manter um histórico dos atendimentos de cada cliente?Qual ferramenta CASE poderemos utilizar para criar odiagrama de entidade-relacionamentos?O dicionário de dados é algo extenso e trabalhoso. Existealguma forma de tornar esse processo automático?Você precisará criar o DER desta modelagem usando umaferramenta CASE e, para cumprir esse objetivo, nesta seçãoserão apresentadas algumas ferramentas CASEs que poderãoser utilizadas.Bom trabalho!Seção 3.3Diálogo abertoFerramentas CASE’s de modelagem do diagramade entidade-relacionamento (DER)
U3 - Abordagem entidade-relacionamento37Não pode faltarNa maioria dos projetos de banco de dados para softwares de médioe grande porte, vários analistas e programadores acabam trabalhandono projeto inteiro ou em parte dele. Projetar e modelar banco de dadosrequer disciplina. É necessário estabelecer padrões de desenvolvimento,isto é, estabelecer regras para que todos os envolvidos modelem damesma forma, e é nessa hora que entra em cena a ferramenta CASE.CASEs (Computer Aided Software Engeneeringou, emportuguês, Engenharia de Software Auxiliada por Computador) sãoferramentas que apresentam uma série de serviços que auxiliamno desenvolvimento de software e podem minimizar o tempo dedesenvolvimento do software modelado.

Upload your study docs or become a

Course Hero member to access this document

Upload your study docs or become a

Course Hero member to access this document

End of preview. Want to read all 213 pages?

Upload your study docs or become a

Course Hero member to access this document

Term
Winter
Professor
ERIQUE SIQUEIRA
Tags
Apostila, Livro, Modelo relacional, Banco de Dados, CI NCIA DA COMPUTA O, informa o, CONHECIMENTO, Modelagem de dados, Caderno

  • Left Quote Icon

    Student Picture

  • Left Quote Icon

    Student Picture

  • Left Quote Icon

    Student Picture