Variação de umidade ao longo do perfil dos poços

Info icon This preview shows pages 102–104. Sign up to view the full content.

variação de umidade ao longo do perfil dos poços estudados encontra-se no final da esta- ção chuvosa (abril) na faixa de transição dos domínios, é possível inferir que, nesse período, ocorre maior variação de sucção ao longo do perfil, com possível influência no processo de infiltração. Cabe lembrar que sucções elevadas, apesar de favorecerem a ampliação da taxa de infiltração na fase inicial, podem em seguida, colocar a fase ar contínua sob pressão positiva e ter esta mesma infiltração bloqueada. b) Variação sazonal da taxa de infiltração A avaliação da taxa de infiltração superficial do terreno, utilizando anéis de cilindros concêntricos, foi realizada nas profundidades de 0,1, 0,2 e 0,3 m, durante a campanha de campo realizada em agosto-setembro de 2010. A capacidade de infiltração indicada para os pontos estudados apontou para a tendência de aumento com a profundidade (Tabela 11). Para a profundidade de 0,1 m, os locais que apresentaram valores acima de 30 mm/h são considerados como de alta capacidade de infiltração, e aqueles inferiores a 5 mm/h indicam capacidade muito baixas, segundo Reichardt (1990). Os valores apresentados para as áreas indicadas com alta capacidade de infiltração podem ser atribuídos tanto ao método utilizado, em que a coluna de água tende a ampliar a infiltração , quanto ao histórico de uso e ocupação da área marcada por baixa antropização. Tabela 11. Capacidade de infiltração (mm/h) obtida pelo Infiltrômetro de cilindros concêntri- cos em agosto-setembro de 2010: regiões norte e sul de Goiânia/GO (LUIZ, 2012). Região norte Prof. (m) Poço 1 Poço 2 Poço 3 Poço 4 Poço 5 Poço 6 0,1 67 195 86 373 60 66 0,2 161 195 180 175 70 30 0,3 239 215 155 398 129 53 Região sul Prof. (m) Poço 7.1 Poço 8 Poço 9 Poço 10 0,1 106 0,5 43 10 0,2 120 154 116 30 0,3 227 121 128 30 Especificamente o Poço 2 encontra-se inserido em área com presença expressiva de mi- crofauna (cupins e formigas), do que é possível inferir a possibilidade de tubificações intervi- rem no processo de infiltração. Quanto ao poço 4, a alta capacidade de infiltração apresentada pode ser justificada pelo fato de que a área não apresenta histórico de ocupação intensiva; atualmente, encontra-se em processo de regeneração da cobertura vegetal. Em relação ao Poço 8, a baixa capacidade de infiltração indicada na camada de 0,1 m de profundidade aponta para o selamento dessa camada. O referido poço encontra-se em área com histórico de trânsito de máquinas para a retirada da cobertura natural e para esta- cionamento de ônibus escolar. Especificamente em relação aos resultados apresentados para o local onde se insere o Poço 10, observa-se que em todas as profundidades os valores são
Image of page 102

Info icon This preview has intentionally blurred sections. Sign up to view the full version.

A influência do clima na infiltrabilidade do solo 69 inferiores a 30 mm/h. O referido poço encontra-se inserido em área em que a cobertura do solo é pastagem.
Image of page 103
Image of page 104
This is the end of the preview. Sign up to access the rest of the document.

{[ snackBarMessage ]}

What students are saying

  • Left Quote Icon

    As a current student on this bumpy collegiate pathway, I stumbled upon Course Hero, where I can find study resources for nearly all my courses, get online help from tutors 24/7, and even share my old projects, papers, and lecture notes with other students.

    Student Picture

    Kiran Temple University Fox School of Business ‘17, Course Hero Intern

  • Left Quote Icon

    I cannot even describe how much Course Hero helped me this summer. It’s truly become something I can always rely on and help me. In the end, I was not only able to survive summer classes, but I was able to thrive thanks to Course Hero.

    Student Picture

    Dana University of Pennsylvania ‘17, Course Hero Intern

  • Left Quote Icon

    The ability to access any university’s resources through Course Hero proved invaluable in my case. I was behind on Tulane coursework and actually used UCLA’s materials to help me move forward and get everything together on time.

    Student Picture

    Jill Tulane University ‘16, Course Hero Intern