Essa \u00e9 a segunda forma dos acionistas ganharem dinheiro E o que causa essa

Essa é a segunda forma dos acionistas ganharem

This preview shows page 7 - 10 out of 20 pages.

anos. Essa é a segunda forma dos acionistas ganharem dinheiro. E o que causa essa valorização? Vamos voltar ao básico para entender. As ações representam negócios, empreendimentos, e sociedades que geram e distribuem riqueza para os seus acionistas. Portanto, se essas companhias geram cada vez mais lucros, é natural que os investidores reconheçam esse crescimento e aceitem pagar um preço maior pela empresa. Por exemplo, se tivermos duas companhias exatamente iguais, exceto que uma lucra o dobro da outra, então a empresa que lucra mais deveria valer o dobro. De forma oposta, se a companhia apresentar lucros cada vez menores, então o preço da ação também deveria diminuir de acordo. Mas essa lógica funciona na prática? Sim. Existem diversos estudos que comprovam essa relação entre crescimento da geração de caixa e valorização da ação. A própria empresa do gráfico acima é um exemplo disso. Só que há um detalhe: Isso só é válido no longo prazo. O que é longo prazo? Estamos falando de anos. 3, 5, 10 ,20. Ou mesmo mais do que isso. Warren Buffet, o maior investidor de todos os tempos, por exemplo, diz que o seu período preferido para ficar com uma ação é para sempre.
Image of page 7
eBook Gratuito: Como começar a investir na Bolsa de Valores | Suno Research Ações no curto prazo - Um jogo de azar Por outro lado, em períodos mais curtos, como meses, semanas e dias, tudo pode acontecer com o preço da ação. Subir, cair, andar de lado, dar pirueta, mortal, etc... Veja este gráfico para entender: Esse é o mesmo gráfico do exemplo acima, mas agora mostra somente as cotações do último mês. Perceba como mudou o padrão dos preços. Ao olhar períodos de anos, você verá uma curva suave, que segue o lucro da empresa. Já no curto prazo, a figura é completamente aleatória. E ainda que existam pessoas que defendam enriquecer através de operações no curto prazo, acreditamos que ganhar dinheiro de forma consistente em períodos tão curtos é algo tão incerto quanto apostar na roleta de um cassino. Não acreditamos nessa estratégia e nem conhecemos pessoas que tenham enriquecido dessa maneira. Aluguel Enquanto o investidor permanecer com seus papéis, ele poderá disponibilizá- los para aluguel. Esse é um procedimento sem risco, e o investidor continua recebendo os dividendos normalmente. Mas na prática, esse tipo de remuneração é desprezível em comparação aos dividendos e à valorização da ação.
Image of page 8
eBook Gratuito: Como começar a investir na Bolsa de Valores | Suno Research E agora que você já sabe como ganhar dinheiro com ações, vamos ver o caso do Luiz Barsi, grande mentor e investidor brasileiro. Luiz Barsi - o Rei dos dividendos A ideia do Luiz Barsi quando começou a investir nunca foi de virar bilionário (apesar de ter conseguido), mas sim, construir uma carteira previdenciária, como ele costuma dizer. O que é a carteira previdenciária ? É uma carteira de ações que proporciona uma renda de dividendos para aposentadoria.
Image of page 9
Image of page 10

You've reached the end of your free preview.

Want to read all 20 pages?

  • Fall '15
  • Dividendo, Bolsa de valores, Lucro, Preço, Investimento, Corretora de valores

  • Left Quote Icon

    Student Picture

  • Left Quote Icon

    Student Picture

  • Left Quote Icon

    Student Picture