Um miserável um miserável não deixar nem mesmo um

Info icon This preview shows pages 436–438. Sign up to view the full content.

Um miserável, um miserável. Não deixar nem mesmo um centavo para mim — isso é uma atitude cristã? O Dhondt tem razão, infelizmente. As guerras nunca são curadas, apenas entram em remissão por alguns anos. O Fim é o que desejamos, e por isso, infelizmente, creio que é bem o que vai acontecer conosco. Pronto. Pode musicar isso. Tímpanos, címbalos e um milhão de trompetes, se você quiser me fazer um favor. Pagar o velho sacana com minha música. É de matar. Saudações, R. F. — w — ZEDELGHEM 29-X-1931 Sixsmith, Eva. Porque o nome dela é sinônimo de tentação: o que chegará mais perto do âmago do homem? Porque a alma dela aflora aos olhos. Porque sonho que entro pé ante pé, passando pelas dobras de veludo, no quarto dela, abro a porta, cantarolo uma melodia bem baixinho — bem baixinho, ela põe os pés nus sobre os meus, o ouvido colado no meu coração, e dançamos uma valsa como se fôssemos duas marionetes. Depois desse beijo, ela diz: “ Vous embrassex comme um poisson rouge! ” e, em espelhos enluarados, nos apaixonamos por nossa juventude e beleza. Porque durante toda a minha vida mulheres sofisticadas e idiotas resolveram me compreender , me curar , mas Eva sabe que sou terra incógnita e me explora sem pressa, tal como você fez. Porque ela é esguia como um menino. Porque ela cheira a amêndoa, a grama tenra. Porque se eu sorrio quando ela
Image of page 436

Info icon This preview has intentionally blurred sections. Sign up to view the full version.

fala de sua ambição de se tornar egiptóloga ela me chuta a canela por debaixo da mesa. Porque ela me faz pensar em outra coisa que não eu mesmo. Porque mesmo quando séria ela brilha. Porque prefere guias de viagens a Sir Walter Scott, Billy Mayerl a Mozart, e seria incapaz de distinguir um fá menor de um frade menor. Porque eu , e só eu , vejo o sorriso dela uma fração de segundo antes de ele chegar-lhe ao rosto. Porque o imperador Robert não é um homem bom — o que há de melhor nele é dominado pela música que compõe e que não é jamais executada —, mas ela me dirige aquele sorriso mais raro assim mesmo. Porque ficamos a ouvir bacuraus. Porque o riso dela esguicha por um furo no alto da cabeça e se espalha por toda a manhã. Porque um homem como eu não tem nada a ver com essa substância denominada “beleza”, e no entanto lá está ela, nestas câmaras à prova de som do meu coração. Saudações, R. F. — w — LE ROYAL HÔTEL, BRUGES 6-XI-1931 Sixsmith, Divórcio. Coisa muito complicada, mas o divórcio entre Ayrs e mim foi resolvido em apenas um dia. Ainda ontem de manhã estávamos trabalhando no segundo movimento do canto do cisne dele. Ayrs anunciou um novo procedimento para as nossas sessões de composição. “Frobisher, hoje eu queria que você inventasse uns temas para meu movimento Severo . Alguma coisa que lembre a véspera de uma guerra, em mi menor. Quando você encontrar algo que me pareça interessante, começo a desenvolver o potencial do tema. Entendeu?” Entender, entendi, sim. Gostar, não gostei, não, nem um pouco. Os artigos científicos podem ser escritos a quatro mãos, e um compositor pode trabalhar com um virtuose para explorar os limites do tocável — como fizeram Elgar e W.
Image of page 437
Image of page 438
This is the end of the preview. Sign up to access the rest of the document.
  • Spring '09
  • SteveWard

{[ snackBarMessage ]}

What students are saying

  • Left Quote Icon

    As a current student on this bumpy collegiate pathway, I stumbled upon Course Hero, where I can find study resources for nearly all my courses, get online help from tutors 24/7, and even share my old projects, papers, and lecture notes with other students.

    Student Picture

    Kiran Temple University Fox School of Business ‘17, Course Hero Intern

  • Left Quote Icon

    I cannot even describe how much Course Hero helped me this summer. It’s truly become something I can always rely on and help me. In the end, I was not only able to survive summer classes, but I was able to thrive thanks to Course Hero.

    Student Picture

    Dana University of Pennsylvania ‘17, Course Hero Intern

  • Left Quote Icon

    The ability to access any university’s resources through Course Hero proved invaluable in my case. I was behind on Tulane coursework and actually used UCLA’s materials to help me move forward and get everything together on time.

    Student Picture

    Jill Tulane University ‘16, Course Hero Intern