Os braços fazem um movimento des cendente para a

This preview shows page 35 - 37 out of 65 pages.

Os braços fazem um movimento des- cendente para a frente e para baixo. Material / Observações: É necessário um colchão alto ou coloca- do a uma altura suficiente (±80cm). 2. Super salto Objetivo: Controlar o equilíbrio durante o voo. Descrição: Com 6 a 8 passos de corrida, saltar a partir de uma caixa com ±10cm de altura, de forma a aumentar o tempo de voo. Critérios de êxito: Fixa a posição final da chamada e re- cupera a perna de chamada apenas na fase descendente da trajetória, esten- dendo e rodando os braços de cima da cabeça para a frente e para baixo, controlando o equilíbrio. Material / Observações: Caixa c/ ±10cm de altura e pelo menos com ±60x60cm de lado. Receção na caixa de areia. No nível avançado, sem descorar os aspectos fundamentais na ligação corrida-impulsão, acrescentase agora a aprendizagem da queda e a marcação da corrida de balanço. 4. Salto em Comprimento Objetivo: Aperfeiçoamento do movimento com- pleto, utilizando uma corrida de balan- ço marcada. Descrição: Saltar com 12 a 14 passos de corrida, com início a pé fixo e chamada na tábua de salto (ou linha com 20cm de largura). 3. Marcar a corrida de balanço Objetivo: Aprendizagem do ritmo progressivo da corrida. Ser capaz de repetir a mesma cor- rida de forma consistente e precisa. Descrição: Iniciar a corrida com o pé de chamada à frente, a partir de um local pré-deter- minado; Correr de forma progressivamente ace- lerada e equilibrada. Um observador (colega) marca o local do 6º ou 7º apoio do pé de chamada (12/14 passos). Critérios de êxito: Consegue reproduzir a corrida com o mesmo número de passos e de forma consistente. Acelera progressivamente aumentando a cadência no final. Material / Observações: Trabalho em pares. Depois da corrida regularizada, os alu- nos medem a distância da corrida em pés e transferem-na para o corredor de saltos (medindo da tábua de chamada para trás). Critérios de êxito: Acelera, aumentando a cadência no final e impulsionando na tábua de chamada. Realiza o salto de acordo com os objeti- vos deste nível de aprendizagem. Material / Observações: Limitação da corrida ao nº de passos recomendado. Receção na caixa de areia. Salto em Comprimento, com Técnica de salto na passada e c/ 12-14 passos de corrida de balanço
Image of page 35
SALTAR SALTAR 70 71 FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE ATLETISMO FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE ATLETISMO TRIPLO SALTO Referências Programáticas: Nível Avançado: Salta em triplo salto com corrida de balanço de seis a dez pas- sadas e impulsão na tábua de chamada. Realiza corretamente o encadeamento dos apoios - 1.º salto em pé coxinho, 2.º salto para o outro pé e o último com a técnica de passada, com queda a dois pés na caixa de saltos. REGULAMENTO ESPECÍFICO: Tem características idênticas às do salto em comprimento, mas a distância entre a tábua de chamada e a caixa de saltos é su- perior (em competições internacionais, entre 11 e 13 metros, para mulheres e homens, respetivamente); O triplo salto consiste num salto ao “pé-coxinho” (“hop”), um passo saltado (“step”) e um salto (“jump”), realizados por esta ordem; O triplo salto é um conteúdo que surge no nível avançado. O
Image of page 36
Image of page 37

You've reached the end of your free preview.

Want to read all 65 pages?

  • Fall '19
  • Pedagogía, aprendizagem, jogos olímpicos, CONHECIMENTO

What students are saying

  • Left Quote Icon

    As a current student on this bumpy collegiate pathway, I stumbled upon Course Hero, where I can find study resources for nearly all my courses, get online help from tutors 24/7, and even share my old projects, papers, and lecture notes with other students.

    Student Picture

    Kiran Temple University Fox School of Business ‘17, Course Hero Intern

  • Left Quote Icon

    I cannot even describe how much Course Hero helped me this summer. It’s truly become something I can always rely on and help me. In the end, I was not only able to survive summer classes, but I was able to thrive thanks to Course Hero.

    Student Picture

    Dana University of Pennsylvania ‘17, Course Hero Intern

  • Left Quote Icon

    The ability to access any university’s resources through Course Hero proved invaluable in my case. I was behind on Tulane coursework and actually used UCLA’s materials to help me move forward and get everything together on time.

    Student Picture

    Jill Tulane University ‘16, Course Hero Intern

Stuck? We have tutors online 24/7 who can help you get unstuck.
A+ icon
Ask Expert Tutors You can ask You can ask You can ask (will expire )
Answers in as fast as 15 minutes
A+ icon
Ask Expert Tutors