Se seul é a esposa fiel de um membro da diretoria

Info icon This preview shows pages 323–325. Sign up to view the full content.

puros-sangues fossem capazes de imaginar. “Se Seul é a esposa fiel de um membro da Diretoria”, disse Hae-Joo, “Pusan é a amante dele, que não usa calcinha.” As ruas eram cada vez mais estreitas; um vento encanado derrubava garrafas e latas; vultos encapuzados passavam por nós apressados. Hae-Joo tomou meu braço e me fez entrar por uma porta escusa e subir um túnel mal iluminado até
Image of page 323

Info icon This preview has intentionally blurred sections. Sign up to view the full version.

que chegamos a uma entrada protegida por uma grade levadiça; numa janela lateral lia-se MANSÕES KUKJE. Hae-Joo apertou uma campainha. Cachorros latiram; a persiana abriu-se e dois cães-dentes-de-sabre idênticos apareceram a babar na vidraça, o que me fez dar um salto. Uma mulher barbada empurrou-os para o lado e ficou a olhar para nós; seu rosto manifestou reconhecimento quando viu Hae-Joo. “Nun-Hel Han!”, ela exclamou. “Já faz quase doze meses! O que não admira, se for para acreditar em metade dos boatos sobre suas brigas! Como estavam as Filipinas?” O sotaque de Hae-Joo era tão rascante que cheguei a olhar para o lado para confirmar que era mesmo ele que me acompanhava. “Afundando, sra. Lim, afundando a olhos vistos.” Num tom apenas parcialmente de brincadeira, perguntou se ela avia sublocado o quarto dele. “Ah, minha casa é confiável!” Ela fingiu-se de ofendida, consultando um livro-razão, porém avisou-o de que precisaria de mais uma descarga de dólares se a próxima viagem dele fosse tão demorada quanto a anterior. A grade subiu e a mulher olhou para mim: “Olhe aqui, Nun-Hel, se sua fofura ficar por mais de uma semana, os apartamentos de solteiros são cobrados como se fossem de casal. Regras da casa. Se você gosta ou não gosta não é problema meu”. O marinheiro Nun-Hel Han disse que eu só ficaria por uma ou duas noites. “Uma em cada porto”, disse a senhoria, maliciosa. “Quer dizer que essa velha istória é verdadeira mesmo?” Ela era da União? Não. As senhorias dessas espeluncas são capazes de judasar a própria mãe por um dólar, e judasando um membro da União podem ganhar muito mais do que isso. Mas elas não gostam de perguntas, explicou-me Hae-Joo, e são ótimas para servir de camuflagem. Na escada em caracol ressoavam ruídos de 3-Ds; finalmente eu estava me acostumando a usar escadas. No nono andar, percorremos um corredor que cheirava a absinto. Hae-Joo pegou na dobradiça da porta um palito de dente que fora colocado ali em segredo, observando que a gerência daquele lugar avia sucumbido a um terrível ataque de onestidade. No quarto avia um colchão azedo, uma quitinete limpa, um armário cheio de roupas para climas variados, uma kodak dijiada de prostitutas brancas montadas em Nun-Hel Han e dois companheiros, suvenires das Doze Conurbs e de portos menos importantes e, é claro, uma kodak emoldurada do Amado Chefe. Um marlboro sujo de batom equilibrava-se sobre uma lata de cerveja. A janela estava fechada, com a persiana baixada.
Image of page 324
Image of page 325
This is the end of the preview. Sign up to access the rest of the document.
  • Spring '09
  • SteveWard

{[ snackBarMessage ]}

What students are saying

  • Left Quote Icon

    As a current student on this bumpy collegiate pathway, I stumbled upon Course Hero, where I can find study resources for nearly all my courses, get online help from tutors 24/7, and even share my old projects, papers, and lecture notes with other students.

    Student Picture

    Kiran Temple University Fox School of Business ‘17, Course Hero Intern

  • Left Quote Icon

    I cannot even describe how much Course Hero helped me this summer. It’s truly become something I can always rely on and help me. In the end, I was not only able to survive summer classes, but I was able to thrive thanks to Course Hero.

    Student Picture

    Dana University of Pennsylvania ‘17, Course Hero Intern

  • Left Quote Icon

    The ability to access any university’s resources through Course Hero proved invaluable in my case. I was behind on Tulane coursework and actually used UCLA’s materials to help me move forward and get everything together on time.

    Student Picture

    Jill Tulane University ‘16, Course Hero Intern