Trabalho_Final_Rafaella.docx

Além disso outra questão importante também neste

This preview shows page 3 - 5 out of 12 pages.

Além disso, outra questão importante também neste contexto é o currículo do ensino médio e sua renovação. Isso porque, segundo Couto (2017), foi um currículo montado a partir das referências clássicas da geografia, mas que precisa ser renovado. Isto é, baseado nas ideias clássicas de constituição da ciência Geográfica, ele apresenta uma nova sugestão de currículo escolar, utilizando o discurso clássico como instrumento de análise e construção. Dado isto, o objetivo do presente trabalho é discutir sobre o ensino médio e suas conexões com o ensino geográfico, apontando os principais desafios bem como soluções. Sendo assim, no texto serão discutidos a histórica dualidade estrutural do ensino médio; a sua democratização e implicações na escola; e por fim, a geografia e o currículo neste contexto. 2. O Ensino Médio 2.1 A histórica dualidade estrutural Segundo Krawczyk (2011) a inclusão do ensino médio na educação básica demonstra o reconhecimento da importância política e social que ele possui. Todavia, ele representa apenas os três ou quatro últimos anos da educação básica, o que faz com que haja dificuldades no momento de definir políticas para essa etapa. Assim, de acordo com a mesma, ultimamente tem-se discutido sobre a perda da identidade, quando na verdade o ensino médio nunca teve uma identidade muito clara. Isso porque, de acordo com Kuenzer (2000) desde os primórdios sabe-se que o ensino médio foi constituído a partir de uma ambiguidade de um nível de ensino, isto é, que ao mesmo tempo tinha de preparar para do trabalho e também para a continuidade dos estudos. Por este motivo, há essa grande dificuldade, ou seja, de formular uma concepção de Ensino Médio que articule essas duas dimensões: mundo do trabalho e continuidade dos estudos. A autora faz um discussão acerca do surgimento destas duas categorias. Assim, ela sinaliza que isso surgiu a partir da formação de trabalhadores no país. Isto é, ela contextualiza com o período do taylorismo/fordismo onde a força de trabalho da sociedade delimitava-se a partir da divisão entre capital e trabalho (taylorismo- fordismo) onde havia uma ruptura entre as atividades de planejamento e supervisão por um lado, e de execução por outro. Assim, isto influenciou a trajetória educacional onde
Image of page 3

Subscribe to view the full document.

a formação ocorreu a partir dos que iriam desempenhar as funções intelectuais ou instrumentais. Dessa maneira, essa pedagogia funcionava da seguinte maneira: os conteúdos eram fragmentados e organizavam-se em sequencias rígidas, onde meta era a uniformidade de respostas para procedimentos padronizados, distinguindo os tempos de aprender teoricamente e de repetir processos práticos; o que permitia um rigoroso controle externo sobre o aluno. Nesse sentido, isto cria uma nova classe de profissionais qualificados, a par de um grupo de trabalhadores precariamente educados.
Image of page 4
Image of page 5
  • Fall '19
  • The Land, Pedagogía, aprendizagem, Aluno, CONHECIMENTO, Pensamento

What students are saying

  • Left Quote Icon

    As a current student on this bumpy collegiate pathway, I stumbled upon Course Hero, where I can find study resources for nearly all my courses, get online help from tutors 24/7, and even share my old projects, papers, and lecture notes with other students.

    Student Picture

    Kiran Temple University Fox School of Business ‘17, Course Hero Intern

  • Left Quote Icon

    I cannot even describe how much Course Hero helped me this summer. It’s truly become something I can always rely on and help me. In the end, I was not only able to survive summer classes, but I was able to thrive thanks to Course Hero.

    Student Picture

    Dana University of Pennsylvania ‘17, Course Hero Intern

  • Left Quote Icon

    The ability to access any university’s resources through Course Hero proved invaluable in my case. I was behind on Tulane coursework and actually used UCLA’s materials to help me move forward and get everything together on time.

    Student Picture

    Jill Tulane University ‘16, Course Hero Intern