Fator de relevo ls e dos fatores de manejo do solo c

Info icon This preview shows pages 623–625. Sign up to view the full content.

fator de relevo (LS) e dos fatores de manejo do solo (C) e de práticas conservacionistas (P), em formato de imagem. 4. Resultados obtidos e conclusões 4.1 Modelos numéricos do terreno (MNT) da área de estudo Foram produzidos dois modelos numéricos de terreno (MNT): o obtido com a base cartográfica digital em escala 1:2000, que abrange cerca de 20% da área de estudo, e o obtido com o SRTM, que abrange completamente a área de estudo. A Figura 3 apresenta a hipsometria do MNT da base cartográfica digital. Nela, as áreas nas cores azul, creme e verde são as que foram ocupadas pelo reservatório da UHE Corumbá IV após o seu alagamento, nas altitudes entre 798 e 846 metros. Figura 3. Hipsometria do MNT obtida com a base cartográfica digital. 4.2 Mapa de zonas homólogas Foram digitalizadas as zonas homólogas para a área de estudo, com base em técnicas de fotointerpretação a partir da imagem de curvatura, da hipsometria, da declividade do MNT e da integração em três dimensões entre o MNT e a imagem Quick-Bird. A Tabela 5 apresenta as áreas das classes de zonas homólogas na área de estudo, com intensa variação em seu relevo, cujas declividades servem para escoamento natural dos sedimentos desprendidos e trans- portados por ação das chuvas, das zonas homólogas de maior altitude, as zonas homólogas “platôs” (entre 1100 a 990 metros), para as de menores altitudes, as zonas homólogas “fundo do vale”, com influência na capacidade de infiltração de seus solos.
Image of page 623

Info icon This preview has intentionally blurred sections. Sign up to view the full version.

Tópicos sobre infiltração: teoria e prática aplicadas a solos tropicais 594 Tabela 5. Áreas das zonas homólogas determinadas para a área de estudo. Zona Homóloga Área Total (km 2 ) Fundo de Vale 43,76 Vertente 43,90 Escarpa 28,18 Escarpa Arrasada 10,38 Platô 55,86 A zona homóloga denominada “platô” foi a que apresentou a maior área, indicando um relevo relativamente plano nas altas altitudes. Essas áreas, por serem planas, favorecem a in- filtração, sendo, no entanto, necessário que se avalie que os insumos agrícolas carreados pelo fluxo não são suscetíveis, por um lado, de contaminarem as águas subterrâneas, e por outro, instabilizarem as vertentes. Esses aspectos não foram avaliados neste estudo, mas merecem mais atenção. O número elevado de escapas e vertentes apontam para uma área de relevo intensamente acidentada, cuja remoção da cobertura vegetal reduz a infiltração do solo, devido aos solos transportados em processos de erosão laminares. A Figura 4 apresenta os mapas obtidos para as zonas homólogas da área de estudo e os mapas de geomorfologia e pedologia da área de estudo que foram reclassificados a partir do mapa de zonas homólogas. Figura 4. Mapas de zonas homólogas e mapas de geomorfologia e pedologia reclassificados.
Image of page 624
Image of page 625
This is the end of the preview. Sign up to access the rest of the document.

{[ snackBarMessage ]}

What students are saying

  • Left Quote Icon

    As a current student on this bumpy collegiate pathway, I stumbled upon Course Hero, where I can find study resources for nearly all my courses, get online help from tutors 24/7, and even share my old projects, papers, and lecture notes with other students.

    Student Picture

    Kiran Temple University Fox School of Business ‘17, Course Hero Intern

  • Left Quote Icon

    I cannot even describe how much Course Hero helped me this summer. It’s truly become something I can always rely on and help me. In the end, I was not only able to survive summer classes, but I was able to thrive thanks to Course Hero.

    Student Picture

    Dana University of Pennsylvania ‘17, Course Hero Intern

  • Left Quote Icon

    The ability to access any university’s resources through Course Hero proved invaluable in my case. I was behind on Tulane coursework and actually used UCLA’s materials to help me move forward and get everything together on time.

    Student Picture

    Jill Tulane University ‘16, Course Hero Intern