Esses parâmetros de desempenho foram consi derados

Info icon This preview shows pages 437–439. Sign up to view the full content.

50%, 70% e 85% do volume de água do poço. Esses parâmetros de desempenho foram consi- derados nas análises numéricas e na análise de sensibilidade. 3.3 Variabilidade das propriedades do solo Um dos solos representativos do que ocorre na região da cidade de Goiânia foi escolhido para as análises de sensibilidade aqui apresentadas. Esse solo apresenta, relativamente, alta porosidade e permeabilidade e é altamente intemperizado. A Tabela 2 apresenta as proprieda- des utilizadas na análise de sensibilidade e os respectivos coeficientes de variação. Os valores médios foram determinados com base em ensaios de laboratório. Foi adotada a equação bi- modal da curva característica proposta por Gitirana Jr. e Fredlund (2004). Os coeficientes de variação foram baseados na incerteza típica dessas propriedades do solo e em valores sugeridos por Gitirana Jr. (2005). Ao contrário do solo saturado, estudos que envolvem variabilidade de parâmetros do solo não saturado são pouco encontrados na literatura. Gitirana Jr. (2005) definiu os coeficientes de variabilidade das propriedades apre- sentadas na Tabela 2 por meio de uma análise estatística extensa de propriedades típicas de solos não saturados. Os registros foram agrupados de acordo com as características texturais que definiram populações distintas. A análise de sensibilidade utilizando medidas estatísticas das propriedades do solo per- mite definir de forma mais rigorosa a sensibilidade do desempenho dos poços às variabilida- des dessas propriedades. Análises paramétricas utilizando variabilidade não representativa podem resultar em análises de pouco valor. Para facilitar a representação estatística de variáveis cuja distribuição se aproxima de log- normal, os valores do coeficiente de variação e das propriedades médias foram apresentados em logaritmo natural. A indicação da normalidade ou lognormalidade dessas propriedades é apresentada por Gitirana Jr. (2005). Para utilização do coeficiente de variação, a propriedade deve ser convertida para logaritmo natural. O coeficiente de variação e as propriedades médias adotadas para as análises compõem modelos de análise para a variabilidade de cada uma das propriedades envolvidas. São nove variações de combinações de parâmetros do solo para cada configuração geométrica. Existem quatro configurações analisadas, quais sejam: Poço Grande com NA Raso, Poço Grande com NA Profundo, Poço Pequeno com NA Raso e Poço Pequeno com NA Profundo. Cada uma das situações foi analisada, totalizando 36 análises. 3.3.1 Curva característica solo-água O conjunto de variações adotadas neste estudo se encontra resumido na Tabela 3, em que cada linha corresponde a uma análise de infiltração. Os parâmetros da curva caracterís- tica adotados para as análises do solo foram aqueles correspondentes ao solo de 3,0 m, tendo
Image of page 437

Info icon This preview has intentionally blurred sections. Sign up to view the full version.

Tópicos sobre infiltração: teoria e prática aplicadas a solos tropicais 408 sido escolhidos por se tratar de um solo com perfil uniforme e ainda por ter sido, nessa pro- fundidade, a realização do ensaio de condutividade hidráulica do solo não saturado.
Image of page 438
Image of page 439
This is the end of the preview. Sign up to access the rest of the document.

{[ snackBarMessage ]}

What students are saying

  • Left Quote Icon

    As a current student on this bumpy collegiate pathway, I stumbled upon Course Hero, where I can find study resources for nearly all my courses, get online help from tutors 24/7, and even share my old projects, papers, and lecture notes with other students.

    Student Picture

    Kiran Temple University Fox School of Business ‘17, Course Hero Intern

  • Left Quote Icon

    I cannot even describe how much Course Hero helped me this summer. It’s truly become something I can always rely on and help me. In the end, I was not only able to survive summer classes, but I was able to thrive thanks to Course Hero.

    Student Picture

    Dana University of Pennsylvania ‘17, Course Hero Intern

  • Left Quote Icon

    The ability to access any university’s resources through Course Hero proved invaluable in my case. I was behind on Tulane coursework and actually used UCLA’s materials to help me move forward and get everything together on time.

    Student Picture

    Jill Tulane University ‘16, Course Hero Intern