À mesa do jantar sentou se a meu lado a sra

Info icon This preview shows pages 464–466. Sign up to view the full content.

View Full Document Right Arrow Icon
À mesa do jantar, sentou-se a meu lado a sra. Derbyshire, viúva de sessenta e muitos anos, dura e amarga como bolotas verdes. “Confesso não gostar de americanos”, disse-me ela. “Eles mataram meu querido tio Samuel, coronel na artilharia de Sua Majestade, na guerra de 1812.” Dei-lhe minhas condolências
Image of page 464

Info icon This preview has intentionally blurred sections. Sign up to view the full version.

View Full Document Right Arrow Icon
(embora não fossem pedidas), mas acrescentei que, muito embora meu querido pai tivesse sido morto por ingleses no mesmo conflito, alguns de meus melhores amigos eram britânicos. O doutor riu, alto demais, e exclamou: “Bravo, Ewing!”. A sra. Horrox assumiu o leme da conversação antes que fôssemos dar em abrolhos. “Seus empregadores devem ter muita confiança nos seus talentos, sr. Ewing, para lhe confiar uma tarefa que torna necessária uma viagem tão longa e árdua.” Respondi que minha antiguidade como tabelião era suficiente para que me investissem daquele cargo, porém não o suficiente para que eu pudesse me recusar a aceitá-lo. Sorrisos de anuência recompensaram minha humildade. Depois que o pregador Horrox deu graças diante das terrinas de sopa de tartaruga e invocou a bênção divina para a nova parceria comercial com o capitão Molyneux, ele pronunciou um sermão sobre um assunto muito popular, enquanto comíamos. “Sempre sustentei firmemente que Deus, no nosso mundo civilizador, manifesta-se não nos milagres da era bíblica, e sim no Progresso. É o Progresso que conduz a Humanidade na ascensão que leva à Divindade. Não se trata da escada de Jacó, e sim da ‘Escada da Civilização’, por assim dizer. Nessa escada, a raça que ocupa a posição mais alta de todas é a anglo-saxônica. Os latinos estão um ou dous degraus abaixo. Mais abaixo ainda estão os asiáticos — uma raça muito trabalhadeira, ninguém há de negar, porém desprovida da nossa bravura ariana. Dizem os sinólogos que outrora eles aspiravam à grandeza, mas onde está o Shakespeare amarelo, hein? Ou o Leonardo de olhos puxados? Um argumento não respondido. Mais abaixo, temos o negro. Os de boa índole podem ser treinados a trabalhar de modo lucrativo, mas o rebelde é o diabo em forma de gente! Também o índio americano é capaz de executar tarefas úteis nos barrios da Califórnia, não é, sr. Ewing?” Respondi que sim. “Agora, nosso polinésio. Quem vem conhecer o Taiti, o Havaí ou mesmo Bethlehem há de concordar que os ilhéus do Pacífico, se bem instruídos, podem aprender o ABC, as quatro operações e a fé, desse modo ascendendo a um degrau superior ao dos negros, e tornando-se rivais dos asiáticos em industriosidade.” Henry interrompeu com a observação de que os maoris haviam ascendido até o DEF do mercantilismo, da diplomacia e do colonialismo. “Um argumento a meu favor. Por fim, na posição mais baixa de todas, estão aquelas ‘raças irrecuperáveis’, os aborígines da Austrália, os índios da Patagônia, vários povos africanos etc., apenas um degrau acima dos primatas superiores e tão resistentes ao Progresso que, tal como os mastodontes e mamutes, creio que
Image of page 465
Image of page 466
This is the end of the preview. Sign up to access the rest of the document.

{[ snackBarMessage ]}

What students are saying

  • Left Quote Icon

    As a current student on this bumpy collegiate pathway, I stumbled upon Course Hero, where I can find study resources for nearly all my courses, get online help from tutors 24/7, and even share my old projects, papers, and lecture notes with other students.

    Student Picture

    Kiran Temple University Fox School of Business ‘17, Course Hero Intern

  • Left Quote Icon

    I cannot even describe how much Course Hero helped me this summer. It’s truly become something I can always rely on and help me. In the end, I was not only able to survive summer classes, but I was able to thrive thanks to Course Hero.

    Student Picture

    Dana University of Pennsylvania ‘17, Course Hero Intern

  • Left Quote Icon

    The ability to access any university’s resources through Course Hero proved invaluable in my case. I was behind on Tulane coursework and actually used UCLA’s materials to help me move forward and get everything together on time.

    Student Picture

    Jill Tulane University ‘16, Course Hero Intern