B redução da biodiversidade autores verificaram

Info icon This preview shows pages 241–243. Sign up to view the full content.

b) Redução da biodiversidade Autores verificaram, para algumas fitofisionomias do bioma Cerrado, que eventos de queima resultam em diminuição na diversidade das comunidades vegetais (DURIGAN et al. , 1994; EITEN e SAMBUICHI, 1996; MOREIRA, 2000; SATO, 2003; SANTIAGO et al. , 2005; PARCA, 2007; LOPES et al. , 2009; OLIVEIRA, 2010). Para Hoffmann e Moreira (2002), a redução na diversidade vegetal deve-se à eliminação de espécies pouco resistentes ao fogo. c) Modificação no ambiente edáfico É muito importante conhecer-se o efeito do fogo sobre o solo para que se possa entender melhor a resposta do ecossistema à modificação causada pelo fogo (KATO, 2001). Sabe-se que o fogo provoca, de forma direta e indireta, diversas modificações de natureza física, biológica e, sobretudo, química. Para SPERA et al ., (2000) muitos autores condenam o uso do fogo como método de manejo de solo, atribuindo-lhe possíveis ações degradantes e esterilizantes. Levando-se em conta que a queimada pode levar a morte de indivíduos e eliminação total da serrapilheira, fica evidente que o fogo diminui a proteção da superfície do solo, além de apresentar evidências na diminuição do teor de matéria orgânica do solo (KATO, 2001). Solos desnudos recebem impacto direto das gotas de chuva, o que causa a quebra dos agrega- dos da superfície e ocasiona a obstrução dos poros. Isso resulta em compactação, selamento da superfície, além de ampliação no escoamento superficial (KATO, 2001; KATO e HARIDA- SAN, 2002). Os agregados têm grande importância por influenciar diretamente a estrutura do solo, que, por sua vez, influenciará a infiltração da água. Tem-se, ainda, que o solo desnudo fica submetido, com maior intensidade, aos efeitos de umedecimento e secagem, mecanismo auxiliar no processo de compactação, reduzindo ainda mais a capacidade de infiltração do
Image of page 241

Info icon This preview has intentionally blurred sections. Sign up to view the full version.

Queimadas, práticas agrícolas, recuperação de áreas degradadas e a infiltração no Cerrado 211 solo e ampliando o escoamento superficial desencadeador de processos erosivos de grande relevância. Alguns trabalhos trazem evidências de que o fogo afeta a infiltração de água no solo (MALLIK et al. ,1984; MARTINEZ-FERNANDEZ e DIAS-PEREIRA 1994; LEITE, 1996; KATO, 2001). De acordo com alguns estudos realizados, a queima promove a formação de crosta superficial e a redução da porosidade, as quais reduzem a infiltração da água no solo (HERNANI et al ., 1987). Água que não se infiltra nem evapora escoa superficialmente, o que leva ao aparecimento de erosões, alagamentos e inundações, além de não abastecer o lençol freático e causar alteração do ciclo das águas, que acabam propiciando longos períodos de seca (CAMAPUM DE CARVALHO e LELIS, 2010). Para esses autores, é clara a existência de uma íntima relação entre práticas antrópicas, inundações e secas.
Image of page 242
Image of page 243
This is the end of the preview. Sign up to access the rest of the document.

{[ snackBarMessage ]}

What students are saying

  • Left Quote Icon

    As a current student on this bumpy collegiate pathway, I stumbled upon Course Hero, where I can find study resources for nearly all my courses, get online help from tutors 24/7, and even share my old projects, papers, and lecture notes with other students.

    Student Picture

    Kiran Temple University Fox School of Business ‘17, Course Hero Intern

  • Left Quote Icon

    I cannot even describe how much Course Hero helped me this summer. It’s truly become something I can always rely on and help me. In the end, I was not only able to survive summer classes, but I was able to thrive thanks to Course Hero.

    Student Picture

    Dana University of Pennsylvania ‘17, Course Hero Intern

  • Left Quote Icon

    The ability to access any university’s resources through Course Hero proved invaluable in my case. I was behind on Tulane coursework and actually used UCLA’s materials to help me move forward and get everything together on time.

    Student Picture

    Jill Tulane University ‘16, Course Hero Intern