{[ promptMessage ]}

Bookmark it

{[ promptMessage ]}

Técnicas de Redação

Linguagem natural é aquela cujos termos são

Info icon This preview shows pages 4–6. Sign up to view the full content.

View Full Document Right Arrow Icon
Linguagem natural é aquela cujos termos são compreendidos e empregados pelas pessoas de cultura média no seu trato diário. É uma linguagem igualmente distante da gíria vulgar e do rebuscamento cristalizado das fórmulas vazias e inúteis “dos tempos de antanho”, que a maioria dos leitores nem sequer mais entende. Aula 5 Aprendendo a fazer parágrafos Após a definição da idéia, o parágrafo é o ponto de partida para uma boa redação. Não se faz um bom texto sem um bom parágrafo para sustentar as idéias principais e secundárias. Luiz Carlos Figueiredo afirma que construir parágrafos é organizar e desenvolver idéias, umas ligadas às outras. Organizar e desenvolver idéias é difícil; por isso, requer um método que facilite o trabalho do escritor. Uma boa redação é dividida em idéias relacionadas entre si ajustadas a uma idéia central que norteia todo o pensamento do texto. Em uma livraria, encontramos um local todo dividido em áreas de interesse. Em um supermercado, há diversas divisões. Em uma escola, há espaço reservado para a diretoria, para os alunos, etc. Mesmo em nossa vida, temos horário para trabalho, descanso, alimentação. Também um bom texto necessita ter idéias bem divididas em parágrafos independentes entre si. Até a Idade Média, os textos eram escritos sem pontuação ou parágrafos. Imagine a confusão. A dificuldade na compreensão dos textos conduziu os autores a organizarem parágrafos para melhor apresentar as idéias desejadas. 4
Image of page 4

Info icon This preview has intentionally blurred sections. Sign up to view the full version.

View Full Document Right Arrow Icon
Aula 6 O Parágrafo Os parágrafos são as paredes de palavras que mantêm toda a casa textual erguida. Eles se relacionam dinâmica e progressivamente. O parágrafo seguinte sempre estará aprimorando o anterior, cada qual com sua idéia central ao redor da qual circulam tijolos secundários. Podemos defini-lo como um grupo de períodos relacionados uns com os outros e governados por uma idéia central, formando uma seqüência unida, coerente e consistente de idéias associadas entre si. Um bom parágrafo deve possuir dois princípios: – todas as idéias devem estar organizadas e concentradas ao redor de uma idéia central para formar um raciocínio; – cada parágrafo apresenta o raciocínio geral, com uma idéia principal e introdutória; o segundo parágrafo relaciona-se com o primeiro, o terceiro relaciona-se com o segundo, numa cadeia de raciocínios. O último fecha o ciclo e constitui a conclusão. O entrelaçamento de um parágrafo com outros, ou a ligação de um raciocínio com outro, dá coesão ao texto. No livro A Redação pelo Parágrafo , publicado pela UnB, encontramos alguns exemplos de parágrafos. Ex. 1: Ao cuidar do gado, o peão monta e governa os cavalos sem maltratá-los . O modo de tratar o cavalo parece rude, mas o vaqueiro jamais é cruel. Ele sabe como o animal foi domado, conhece as qualidades e defeitos do animal, sabe onde, quando e quanto exigir do cavalo. O vaqueiro aprendeu que paciência e muitos exercícios são os principais meios para se obter sucesso na lida com os cavalos, e que não se pode exigir mais do que é preciso.”
Image of page 5
Image of page 6
This is the end of the preview. Sign up to access the rest of the document.

{[ snackBarMessage ]}

What students are saying

  • Left Quote Icon

    As a current student on this bumpy collegiate pathway, I stumbled upon Course Hero, where I can find study resources for nearly all my courses, get online help from tutors 24/7, and even share my old projects, papers, and lecture notes with other students.

    Student Picture

    Kiran Temple University Fox School of Business ‘17, Course Hero Intern

  • Left Quote Icon

    I cannot even describe how much Course Hero helped me this summer. It’s truly become something I can always rely on and help me. In the end, I was not only able to survive summer classes, but I was able to thrive thanks to Course Hero.

    Student Picture

    Dana University of Pennsylvania ‘17, Course Hero Intern

  • Left Quote Icon

    The ability to access any university’s resources through Course Hero proved invaluable in my case. I was behind on Tulane coursework and actually used UCLA’s materials to help me move forward and get everything together on time.

    Student Picture

    Jill Tulane University ‘16, Course Hero Intern